O ensino da cultura afro-brasileira nos anos iniciais: como o professor do 2º ano desenvolve a sua prática de sala de aula a partir da educação étnico-racial?
O presente trabalho, de natureza qualitativa, tem por finalidade propor uma discussão teórico/prática acerca do ensino da cultura afro-brasileira nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Cidade de Caicó/RN. Tendo por finalidade investigar como o professor do 2º Ano vem trabalhando da cultura afro...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | postGraduateThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44303 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | O presente trabalho, de natureza qualitativa, tem por finalidade propor uma discussão teórico/prática acerca do ensino da cultura afro-brasileira nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Cidade de Caicó/RN. Tendo por finalidade investigar como o professor do 2º Ano vem trabalhando da cultura afro-brasileira na sala de aula a partir da educação étnico-racial e como este vem combatendo a problemática do racismo no ambiente escolar. A construção deste trabalho deu-se a partir de observações e aplicação questionário para entrevista, além de pesquisa bibliográfica no campo de estudo da cultura afro-brasileira e nos estudos étnico-racial, como: GOMES (2016), MUNANGA (2005), FREIRE (1996) bem como, outros teóricos do campo da educação, essenciais ao desenvolvimento do estudo. Os resultados da pesquisa demonstram que o professor tentava desenvolver um trabalho educativo direcionado para uma educação étnico-racial e de combate ao racismo presente nas relações escolares estabelecidas entre os alunos, porém, observou-se que fatores externos à instituição escolar, também influenciavam no trabalho educativo do professor e no combate ao racismo. |
---|