A gestão da qualidade e o redesenho do atendimento ao cliente usuário na secretaria municipal de saúde de Campo Redondo / RN

As administrações municipais, em um campo de visão geral, apresentam dificuldades na hora de gerir algumas mudanças condicionadas à efetividade de suas ações e melhorias direcionadas para o bem comum. Esta realidade se constata pelo fato de que os municípios, em alguns casos, não governam para os ci...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Santos, Tamara Nathália Teixeira Baracho dos
Outros Autores: Silva, Tadeu Fernando da
Formato: postGraduateThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44258
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spelling ri-123456789-442582023-01-02T20:51:38Z A gestão da qualidade e o redesenho do atendimento ao cliente usuário na secretaria municipal de saúde de Campo Redondo / RN Santos, Tamara Nathália Teixeira Baracho dos Silva, Tadeu Fernando da Gestão pública Gestão da qualidade Serviços públicos Qualidade no atendimento Planejamento As administrações municipais, em um campo de visão geral, apresentam dificuldades na hora de gerir algumas mudanças condicionadas à efetividade de suas ações e melhorias direcionadas para o bem comum. Esta realidade se constata pelo fato de que os municípios, em alguns casos, não governam para os cidadãos, não há o comprometimento dos servidores em prestar um serviço de qualidade, a desqualificação profissional afeta o desempenho das atividades, a cultura enraizada que não permite novos modelos de gestão e geralmente não apresentam uma política de gestão de pessoas eficiente para orientar e conduzir esses servidores a um serviço mais eficaz. Este projeto tem como principal objetivo, o de investigar como o uso das ferramentas de gestão da qualidade pode ser determinante para aprimorar os processos de trabalho no atendimento aos cidadãos na Secretaria Municipal de Saúde do Município de Campo Redondo/RN. O projeto se trata de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, com caracterização de projeto de intervenção, em que foi elaborada uma pesquisa bibliográfica para suporte ao trabalho e a posteriori a busca mais detalhada sobre a problemática com uma pesquisa de campo a partir de entrevista não estruturada e aplicação de um questionário com perguntas estruturadas. Uma discussão teórica foi elaborada com apreciação de autores nos temas correlatos a gestão da qualidade nos serviços, serviços públicos de saúde, atendimento, administração pública, gestão de pessoas e competências essenciais. Os elementos formadores do projeto, assim como, as informações alcançadas serviram de apoio para explorar o ambiente estudado e apontar soluções que estiverem de acordo com a realidade local, tendo em vista a importância dos serviços que são ofertados para população do município. É preciso acentuar que qualquer mudança no ambiente organizacional é desafiadora e requer comprometimento de todos os envolvidos, pois para que haja resultados positivos é necessário estabelecer metas e políticas de disseminação do conhecimento, reproduzindo aquilo que está sendo abstraído e sendo aplicado nas atividades diárias. 2018-04-18T20:04:24Z 2021-10-13T12:54:40Z 2018-04-18T20:04:24Z 2021-10-13T12:54:40Z 2017 postGraduateThesis 20162004749 SANTOS, Tamara Nathália Teixeira Baracho dos. A gestão da qualidade e o redesenho do atendimento ao cliente usuário na secretaria municipal de saúde de Campo Redondo RN. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Administração Pública), Departamento de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44258 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Especialização em administração pública
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