Corpo, dislexia e psicomotricidade: uma análise de conteúdo da Revista Iberoamericana de Psicomotricidade y Tecnicas Corporales

O presente estudo trata-se de uma análise de conteúdo sobre o corpo, psicomotricidade e dislexia na Revista Iberoamericana de Psicomotricidad y técnicas corporales. Assim, o objetivo deste estudo foi mapear na revista em questão o que se apresenta sobre corpo, psicomotricidade e dislexia, pontuandoq...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Viegas, Luciene Lopes Xavier
Outros Autores: Domingos Júnior, Moaldecir Freire
Formato: postGraduateThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44122
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-44122
record_format dspace
spelling ri-123456789-441222023-02-14T16:42:01Z Corpo, dislexia e psicomotricidade: uma análise de conteúdo da Revista Iberoamericana de Psicomotricidade y Tecnicas Corporales Viegas, Luciene Lopes Xavier Domingos Júnior, Moaldecir Freire Domingos Júnior, Moaldecir Freire Dias, Maria Aparecida Corpo Dislexia Psicomotricidade CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA O presente estudo trata-se de uma análise de conteúdo sobre o corpo, psicomotricidade e dislexia na Revista Iberoamericana de Psicomotricidad y técnicas corporales. Assim, o objetivo deste estudo foi mapear na revista em questão o que se apresenta sobre corpo, psicomotricidade e dislexia, pontuandoquais pesquisas apresentam essa relação e identificando as compreensões cientificas e filosóficas sobre dislexia, corpo e psicomotricidade. A metodologia desde trabalho foi uma análise de conteúdo realizada apartir de uma análise dosartigos publicados entre os anos 2000 e 2017,na Revista Iberoamericana de Psicomotricidade y técnicas corporales. A Revista Iberoamericana teve 43 revistas publicadas, entre os anos de 2000 e 2017, cada revista tem uma média de 5 a 10 artigos publicados. Com a efetuação da análise das publicações foram encontrados 9 artigos sobre nossa temática. Como considerações finais, notamosque os artigos analisados não possuem a dislexia como tema principal, e sim associado a outros assuntos. A grafomotricidade surge como tema principal de alguns artigos e dentro deles a dislexia se faz presente mais de uma forma mais sucinta e discreta. É plausível na revista que os artigos publicados mostram uma relação entre a psicomotricidade e a aprendizagem da linguagem, mais deixa deixando uma lacuna para um estudo mais aprofundado sobre tratamento específico para a dislexia como também que relacione psicomotricidade e dislexia e uma reflexão sobre o corpo. 2018-09-11T15:45:47Z 2021-10-13T12:35:06Z 2018-09-11T15:45:47Z 2021-10-13T12:35:06Z 2018-08 postGraduateThesis 20172001221 VIEGAS,Luciene Lopes Xavier. Corpo, dislexia e psicomotricidade: uma análise de conteúdo da Revista Iberoamericana de Psicomotricidade y tecnicas Corporales. 2018. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicomotricidade Clínica e Escolar) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Natal, RN, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44122 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Especialização em Psicomotricidade Clínica e Escolar
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Corpo
Dislexia
Psicomotricidade
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
spellingShingle Corpo
Dislexia
Psicomotricidade
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Viegas, Luciene Lopes Xavier
Corpo, dislexia e psicomotricidade: uma análise de conteúdo da Revista Iberoamericana de Psicomotricidade y Tecnicas Corporales
description O presente estudo trata-se de uma análise de conteúdo sobre o corpo, psicomotricidade e dislexia na Revista Iberoamericana de Psicomotricidad y técnicas corporales. Assim, o objetivo deste estudo foi mapear na revista em questão o que se apresenta sobre corpo, psicomotricidade e dislexia, pontuandoquais pesquisas apresentam essa relação e identificando as compreensões cientificas e filosóficas sobre dislexia, corpo e psicomotricidade. A metodologia desde trabalho foi uma análise de conteúdo realizada apartir de uma análise dosartigos publicados entre os anos 2000 e 2017,na Revista Iberoamericana de Psicomotricidade y técnicas corporales. A Revista Iberoamericana teve 43 revistas publicadas, entre os anos de 2000 e 2017, cada revista tem uma média de 5 a 10 artigos publicados. Com a efetuação da análise das publicações foram encontrados 9 artigos sobre nossa temática. Como considerações finais, notamosque os artigos analisados não possuem a dislexia como tema principal, e sim associado a outros assuntos. A grafomotricidade surge como tema principal de alguns artigos e dentro deles a dislexia se faz presente mais de uma forma mais sucinta e discreta. É plausível na revista que os artigos publicados mostram uma relação entre a psicomotricidade e a aprendizagem da linguagem, mais deixa deixando uma lacuna para um estudo mais aprofundado sobre tratamento específico para a dislexia como também que relacione psicomotricidade e dislexia e uma reflexão sobre o corpo.
author2 Domingos Júnior, Moaldecir Freire
author_facet Domingos Júnior, Moaldecir Freire
Viegas, Luciene Lopes Xavier
format postGraduateThesis
author Viegas, Luciene Lopes Xavier
author_sort Viegas, Luciene Lopes Xavier
title Corpo, dislexia e psicomotricidade: uma análise de conteúdo da Revista Iberoamericana de Psicomotricidade y Tecnicas Corporales
title_short Corpo, dislexia e psicomotricidade: uma análise de conteúdo da Revista Iberoamericana de Psicomotricidade y Tecnicas Corporales
title_full Corpo, dislexia e psicomotricidade: uma análise de conteúdo da Revista Iberoamericana de Psicomotricidade y Tecnicas Corporales
title_fullStr Corpo, dislexia e psicomotricidade: uma análise de conteúdo da Revista Iberoamericana de Psicomotricidade y Tecnicas Corporales
title_full_unstemmed Corpo, dislexia e psicomotricidade: uma análise de conteúdo da Revista Iberoamericana de Psicomotricidade y Tecnicas Corporales
title_sort corpo, dislexia e psicomotricidade: uma análise de conteúdo da revista iberoamericana de psicomotricidade y tecnicas corporales
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2018
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44122
work_keys_str_mv AT viegaslucienelopesxavier corpodislexiaepsicomotricidadeumaanalisedeconteudodarevistaiberoamericanadepsicomotricidadeytecnicascorporales
_version_ 1773959520560611328