Corpo, dislexia e psicomotricidade: uma análise de conteúdo da Revista Iberoamericana de Psicomotricidade y Tecnicas Corporales
O presente estudo trata-se de uma análise de conteúdo sobre o corpo, psicomotricidade e dislexia na Revista Iberoamericana de Psicomotricidad y técnicas corporales. Assim, o objetivo deste estudo foi mapear na revista em questão o que se apresenta sobre corpo, psicomotricidade e dislexia, pontuandoq...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | postGraduateThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44122 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-44122 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-441222023-02-14T16:42:01Z Corpo, dislexia e psicomotricidade: uma análise de conteúdo da Revista Iberoamericana de Psicomotricidade y Tecnicas Corporales Viegas, Luciene Lopes Xavier Domingos Júnior, Moaldecir Freire Domingos Júnior, Moaldecir Freire Dias, Maria Aparecida Corpo Dislexia Psicomotricidade CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA O presente estudo trata-se de uma análise de conteúdo sobre o corpo, psicomotricidade e dislexia na Revista Iberoamericana de Psicomotricidad y técnicas corporales. Assim, o objetivo deste estudo foi mapear na revista em questão o que se apresenta sobre corpo, psicomotricidade e dislexia, pontuandoquais pesquisas apresentam essa relação e identificando as compreensões cientificas e filosóficas sobre dislexia, corpo e psicomotricidade. A metodologia desde trabalho foi uma análise de conteúdo realizada apartir de uma análise dosartigos publicados entre os anos 2000 e 2017,na Revista Iberoamericana de Psicomotricidade y técnicas corporales. A Revista Iberoamericana teve 43 revistas publicadas, entre os anos de 2000 e 2017, cada revista tem uma média de 5 a 10 artigos publicados. Com a efetuação da análise das publicações foram encontrados 9 artigos sobre nossa temática. Como considerações finais, notamosque os artigos analisados não possuem a dislexia como tema principal, e sim associado a outros assuntos. A grafomotricidade surge como tema principal de alguns artigos e dentro deles a dislexia se faz presente mais de uma forma mais sucinta e discreta. É plausível na revista que os artigos publicados mostram uma relação entre a psicomotricidade e a aprendizagem da linguagem, mais deixa deixando uma lacuna para um estudo mais aprofundado sobre tratamento específico para a dislexia como também que relacione psicomotricidade e dislexia e uma reflexão sobre o corpo. 2018-09-11T15:45:47Z 2021-10-13T12:35:06Z 2018-09-11T15:45:47Z 2021-10-13T12:35:06Z 2018-08 postGraduateThesis 20172001221 VIEGAS,Luciene Lopes Xavier. Corpo, dislexia e psicomotricidade: uma análise de conteúdo da Revista Iberoamericana de Psicomotricidade y tecnicas Corporales. 2018. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicomotricidade Clínica e Escolar) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Natal, RN, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44122 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Especialização em Psicomotricidade Clínica e Escolar |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Corpo Dislexia Psicomotricidade CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
spellingShingle |
Corpo Dislexia Psicomotricidade CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Viegas, Luciene Lopes Xavier Corpo, dislexia e psicomotricidade: uma análise de conteúdo da Revista Iberoamericana de Psicomotricidade y Tecnicas Corporales |
description |
O presente estudo trata-se de uma análise de conteúdo sobre o corpo, psicomotricidade e dislexia na Revista Iberoamericana de Psicomotricidad y técnicas corporales. Assim, o objetivo deste estudo foi mapear na revista em questão o que se apresenta sobre corpo, psicomotricidade e dislexia, pontuandoquais pesquisas apresentam essa relação e identificando as compreensões cientificas e filosóficas sobre dislexia, corpo e psicomotricidade. A metodologia desde trabalho foi uma análise de conteúdo realizada apartir de uma análise dosartigos publicados entre os anos 2000 e 2017,na Revista Iberoamericana de Psicomotricidade y técnicas corporales. A Revista Iberoamericana teve 43 revistas publicadas, entre os anos de 2000 e 2017, cada revista tem uma média de 5 a 10 artigos publicados. Com a efetuação da análise das publicações foram encontrados 9 artigos sobre nossa temática. Como considerações finais, notamosque os artigos analisados não possuem a dislexia como tema principal, e sim associado a outros assuntos. A grafomotricidade surge como tema principal de alguns artigos e dentro deles a dislexia se faz presente mais de uma forma mais sucinta e discreta. É plausível na revista que os artigos publicados mostram uma relação entre a psicomotricidade e a aprendizagem da linguagem, mais deixa deixando uma lacuna para um estudo mais aprofundado sobre tratamento específico para a dislexia como também que relacione psicomotricidade e dislexia e uma reflexão sobre o corpo. |
author2 |
Domingos Júnior, Moaldecir Freire |
author_facet |
Domingos Júnior, Moaldecir Freire Viegas, Luciene Lopes Xavier |
format |
postGraduateThesis |
author |
Viegas, Luciene Lopes Xavier |
author_sort |
Viegas, Luciene Lopes Xavier |
title |
Corpo, dislexia e psicomotricidade: uma análise de conteúdo da Revista Iberoamericana de Psicomotricidade y Tecnicas Corporales |
title_short |
Corpo, dislexia e psicomotricidade: uma análise de conteúdo da Revista Iberoamericana de Psicomotricidade y Tecnicas Corporales |
title_full |
Corpo, dislexia e psicomotricidade: uma análise de conteúdo da Revista Iberoamericana de Psicomotricidade y Tecnicas Corporales |
title_fullStr |
Corpo, dislexia e psicomotricidade: uma análise de conteúdo da Revista Iberoamericana de Psicomotricidade y Tecnicas Corporales |
title_full_unstemmed |
Corpo, dislexia e psicomotricidade: uma análise de conteúdo da Revista Iberoamericana de Psicomotricidade y Tecnicas Corporales |
title_sort |
corpo, dislexia e psicomotricidade: uma análise de conteúdo da revista iberoamericana de psicomotricidade y tecnicas corporales |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2018 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44122 |
work_keys_str_mv |
AT viegaslucienelopesxavier corpodislexiaepsicomotricidadeumaanalisedeconteudodarevistaiberoamericanadepsicomotricidadeytecnicascorporales |
_version_ |
1773959520560611328 |