Corpo, dislexia e psicomotricidade: uma análise de conteúdo da Revista Iberoamericana de Psicomotricidade y Tecnicas Corporales

O presente estudo trata-se de uma análise de conteúdo sobre o corpo, psicomotricidade e dislexia na Revista Iberoamericana de Psicomotricidad y técnicas corporales. Assim, o objetivo deste estudo foi mapear na revista em questão o que se apresenta sobre corpo, psicomotricidade e dislexia, pontuandoq...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Viegas, Luciene Lopes Xavier
Outros Autores: Domingos Júnior, Moaldecir Freire
Formato: postGraduateThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44122
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Descrição
Resumo:O presente estudo trata-se de uma análise de conteúdo sobre o corpo, psicomotricidade e dislexia na Revista Iberoamericana de Psicomotricidad y técnicas corporales. Assim, o objetivo deste estudo foi mapear na revista em questão o que se apresenta sobre corpo, psicomotricidade e dislexia, pontuandoquais pesquisas apresentam essa relação e identificando as compreensões cientificas e filosóficas sobre dislexia, corpo e psicomotricidade. A metodologia desde trabalho foi uma análise de conteúdo realizada apartir de uma análise dosartigos publicados entre os anos 2000 e 2017,na Revista Iberoamericana de Psicomotricidade y técnicas corporales. A Revista Iberoamericana teve 43 revistas publicadas, entre os anos de 2000 e 2017, cada revista tem uma média de 5 a 10 artigos publicados. Com a efetuação da análise das publicações foram encontrados 9 artigos sobre nossa temática. Como considerações finais, notamosque os artigos analisados não possuem a dislexia como tema principal, e sim associado a outros assuntos. A grafomotricidade surge como tema principal de alguns artigos e dentro deles a dislexia se faz presente mais de uma forma mais sucinta e discreta. É plausível na revista que os artigos publicados mostram uma relação entre a psicomotricidade e a aprendizagem da linguagem, mais deixa deixando uma lacuna para um estudo mais aprofundado sobre tratamento específico para a dislexia como também que relacione psicomotricidade e dislexia e uma reflexão sobre o corpo.