A contribuição da psicomotricidade no processo de leitura e escrita
Considerando que a alfabetização é uma fase de transição de nível escolar que envolve mudanças significativas no processo de ensino–aprendizagem dos alunos podendo causar sentimentos de ansiedade, medo, tristeza, responsabilidade e descobertas e “[...] para que as crianças possam ampliar seus con...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | postGraduateThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44121 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-44121 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-441212023-02-09T16:00:11Z A contribuição da psicomotricidade no processo de leitura e escrita Santos, Rita de Cássia Silva Carvalho, Maria Rita Thompson Figueiredo de Carvalho, Maria Rita Thompson Figueiredo de Barros, Jonatas de França Coquerel, Patrick Ramon Stafin Psicomotricidade Escola Leitura Escrita Alfabetização Considerando que a alfabetização é uma fase de transição de nível escolar que envolve mudanças significativas no processo de ensino–aprendizagem dos alunos podendo causar sentimentos de ansiedade, medo, tristeza, responsabilidade e descobertas e “[...] para que as crianças possam ampliar seus conhecimentos e aprendizado, é necessário que os conteúdos estejam de acordo com seus interesses e necessidades [...]” (LEANDRO, 2016, p.56), a escolha do tema “A contribuição da Psicomotricidade no processo de leitura e escrita”, ora proposto nesta pesquisa, foi motivada pela observação das dificuldades de aprendizagem dessas duas habilidades linguísticas apresentadas por crianças em processo de alfabetização, aliada à busca de métodos de ensino que pudessem atender a essa demanda. Tais observações despertou o interesse de estudar o problema tendo como aparato teórico a Psicomotricidade, uma vez que esta ciência está diretamente relacionada ao desenvolvimento das potencialidades relacionais da criança utilizando-se da ação do brincar. 2019-02-25T18:35:47Z 2021-10-13T12:35:05Z 2019-02-25T18:35:47Z 2021-10-13T12:35:05Z 2018-07-28 postGraduateThesis 20172000977 SANTOS, Rita de Cássia Silva. A contribuição da Psicomotricidade no processo de leitura e escrita. 2018. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Programa de Pós-Graduação em Psicomotricidade Clínica e Escolar, Departamento de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44121 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Especialização em Psicomotricidade Clínica e Escolar |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Psicomotricidade Escola Leitura Escrita Alfabetização |
spellingShingle |
Psicomotricidade Escola Leitura Escrita Alfabetização Santos, Rita de Cássia Silva A contribuição da psicomotricidade no processo de leitura e escrita |
description |
Considerando que a alfabetização é uma fase de transição de nível escolar que envolve
mudanças significativas no processo de ensino–aprendizagem dos alunos podendo causar
sentimentos de ansiedade, medo, tristeza, responsabilidade e descobertas e “[...] para que as
crianças possam ampliar seus conhecimentos e aprendizado, é necessário que os conteúdos
estejam de acordo com seus interesses e necessidades [...]” (LEANDRO, 2016, p.56), a escolha
do tema “A contribuição da Psicomotricidade no processo de leitura e escrita”, ora proposto
nesta pesquisa, foi motivada pela observação das dificuldades de aprendizagem dessas duas
habilidades linguísticas apresentadas por crianças em processo de alfabetização, aliada à busca
de métodos de ensino que pudessem atender a essa demanda. Tais observações despertou o
interesse de estudar o problema tendo como aparato teórico a Psicomotricidade, uma vez que
esta ciência está diretamente relacionada ao desenvolvimento das potencialidades relacionais da
criança utilizando-se da ação do brincar. |
author2 |
Carvalho, Maria Rita Thompson Figueiredo de |
author_facet |
Carvalho, Maria Rita Thompson Figueiredo de Santos, Rita de Cássia Silva |
format |
postGraduateThesis |
author |
Santos, Rita de Cássia Silva |
author_sort |
Santos, Rita de Cássia Silva |
title |
A contribuição da psicomotricidade no processo de leitura e escrita |
title_short |
A contribuição da psicomotricidade no processo de leitura e escrita |
title_full |
A contribuição da psicomotricidade no processo de leitura e escrita |
title_fullStr |
A contribuição da psicomotricidade no processo de leitura e escrita |
title_full_unstemmed |
A contribuição da psicomotricidade no processo de leitura e escrita |
title_sort |
contribuição da psicomotricidade no processo de leitura e escrita |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2019 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44121 |
work_keys_str_mv |
AT santosritadecassiasilva acontribuicaodapsicomotricidadenoprocessodeleituraeescrita AT santosritadecassiasilva contribuicaodapsicomotricidadenoprocessodeleituraeescrita |
_version_ |
1773964024487084032 |