A contribuição da psicomotricidade no processo de leitura e escrita

Considerando que a alfabetização é uma fase de transição de nível escolar que envolve mudanças significativas no processo de ensino–aprendizagem dos alunos podendo causar sentimentos de ansiedade, medo, tristeza, responsabilidade e descobertas e “[...] para que as crianças possam ampliar seus con...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Santos, Rita de Cássia Silva
Outros Autores: Carvalho, Maria Rita Thompson Figueiredo de
Formato: postGraduateThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44121
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-44121
record_format dspace
spelling ri-123456789-441212023-02-09T16:00:11Z A contribuição da psicomotricidade no processo de leitura e escrita Santos, Rita de Cássia Silva Carvalho, Maria Rita Thompson Figueiredo de Carvalho, Maria Rita Thompson Figueiredo de Barros, Jonatas de França Coquerel, Patrick Ramon Stafin Psicomotricidade Escola Leitura Escrita Alfabetização Considerando que a alfabetização é uma fase de transição de nível escolar que envolve mudanças significativas no processo de ensino–aprendizagem dos alunos podendo causar sentimentos de ansiedade, medo, tristeza, responsabilidade e descobertas e “[...] para que as crianças possam ampliar seus conhecimentos e aprendizado, é necessário que os conteúdos estejam de acordo com seus interesses e necessidades [...]” (LEANDRO, 2016, p.56), a escolha do tema “A contribuição da Psicomotricidade no processo de leitura e escrita”, ora proposto nesta pesquisa, foi motivada pela observação das dificuldades de aprendizagem dessas duas habilidades linguísticas apresentadas por crianças em processo de alfabetização, aliada à busca de métodos de ensino que pudessem atender a essa demanda. Tais observações despertou o interesse de estudar o problema tendo como aparato teórico a Psicomotricidade, uma vez que esta ciência está diretamente relacionada ao desenvolvimento das potencialidades relacionais da criança utilizando-se da ação do brincar. 2019-02-25T18:35:47Z 2021-10-13T12:35:05Z 2019-02-25T18:35:47Z 2021-10-13T12:35:05Z 2018-07-28 postGraduateThesis 20172000977 SANTOS, Rita de Cássia Silva. A contribuição da Psicomotricidade no processo de leitura e escrita. 2018. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Programa de Pós-Graduação em Psicomotricidade Clínica e Escolar, Departamento de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44121 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Especialização em Psicomotricidade Clínica e Escolar
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Psicomotricidade
Escola
Leitura
Escrita
Alfabetização
spellingShingle Psicomotricidade
Escola
Leitura
Escrita
Alfabetização
Santos, Rita de Cássia Silva
A contribuição da psicomotricidade no processo de leitura e escrita
description Considerando que a alfabetização é uma fase de transição de nível escolar que envolve mudanças significativas no processo de ensino–aprendizagem dos alunos podendo causar sentimentos de ansiedade, medo, tristeza, responsabilidade e descobertas e “[...] para que as crianças possam ampliar seus conhecimentos e aprendizado, é necessário que os conteúdos estejam de acordo com seus interesses e necessidades [...]” (LEANDRO, 2016, p.56), a escolha do tema “A contribuição da Psicomotricidade no processo de leitura e escrita”, ora proposto nesta pesquisa, foi motivada pela observação das dificuldades de aprendizagem dessas duas habilidades linguísticas apresentadas por crianças em processo de alfabetização, aliada à busca de métodos de ensino que pudessem atender a essa demanda. Tais observações despertou o interesse de estudar o problema tendo como aparato teórico a Psicomotricidade, uma vez que esta ciência está diretamente relacionada ao desenvolvimento das potencialidades relacionais da criança utilizando-se da ação do brincar.
author2 Carvalho, Maria Rita Thompson Figueiredo de
author_facet Carvalho, Maria Rita Thompson Figueiredo de
Santos, Rita de Cássia Silva
format postGraduateThesis
author Santos, Rita de Cássia Silva
author_sort Santos, Rita de Cássia Silva
title A contribuição da psicomotricidade no processo de leitura e escrita
title_short A contribuição da psicomotricidade no processo de leitura e escrita
title_full A contribuição da psicomotricidade no processo de leitura e escrita
title_fullStr A contribuição da psicomotricidade no processo de leitura e escrita
title_full_unstemmed A contribuição da psicomotricidade no processo de leitura e escrita
title_sort contribuição da psicomotricidade no processo de leitura e escrita
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2019
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44121
work_keys_str_mv AT santosritadecassiasilva acontribuicaodapsicomotricidadenoprocessodeleituraeescrita
AT santosritadecassiasilva contribuicaodapsicomotricidadenoprocessodeleituraeescrita
_version_ 1773964024487084032