Desenvolvimento da comunicação e linguagem na criança com Transtorno do Espectro Autista - TEA
Quando falamos em autismo, a comunicação é o maior desafio em pessoas diagnosticadas com esse transtorno. Um aspecto característico a todos autistas é a dificuldade de socialização, dificuldade na maneira de se expressar e, principalmente, compreender as mensagens que lhes são direcionadas. Todas...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44108 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-44108 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-441082023-02-09T16:18:16Z Desenvolvimento da comunicação e linguagem na criança com Transtorno do Espectro Autista - TEA Communication and language development in children with Autistic Spectrum Disorder - TEA Coutinho, Felipe Teixeira Ribas, Márcio Romeu Ribas, Márcio Romeu Coquerel, Patrick Ramon Stafin Autismo; Comunicação; Linguagem Autism; Communication; Language Quando falamos em autismo, a comunicação é o maior desafio em pessoas diagnosticadas com esse transtorno. Um aspecto característico a todos autistas é a dificuldade de socialização, dificuldade na maneira de se expressar e, principalmente, compreender as mensagens que lhes são direcionadas. Todas as pessoas que participam ativamente da vida de um autista, sejam elas, terapeutas, professores da escola, familiares, amigos, etc. Todos ao seu entorno, encontram muitas dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, até mesmo as atividades mais básicas e comuns do nosso cotidiano, como ir ao banheiro sozinho, utilizar o vaso sanitário, tomar banho, pentear o cabelo ou escovar os dentes. Por outro lado, estudos apontam para que os autistas tendem a serem mais sensíveis à linguagem visual do que à linguagem oral ou escrita. Quando fazemos associações de figuras, desenhos, com alguma situação do cotidiano, percebemos que a informação emitida é muitas vezes melhor assimilada. Devido a esses estudos, muitas terapias fazem o uso de abordagens educativas por meio de linguagem visual, utilizando figuras para que o autista possa se comunicar e expressar o que está querendo ou sentindo. Visto que as crianças que possuem essa patologia acabam sendo excluídas da sociedade pela sua dificuldade de interação e afetividade, verificou-se a importância da mudança nas práticas interativas com essas crianças, passando a considerar a criança com autismo como um sujeito que está imerso nas práticas sociais. 2019-02-25T18:11:27Z 2021-10-13T12:34:51Z 2019-02-25T18:11:27Z 2021-10-13T12:34:51Z 2018-07-20 bachelorThesis 20172001061 COUTINHO, Felipe Teixeira. Desenvolvimento da comunicação e linguagem na criança com Transtorno do Espectro Autista - TEA. 2018. 12f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Programa de Pós-Graduação em Psicomotricidade Clínica e Escolar, Departamento de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44108 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Especialização em Psicomotricidade Clínica e Escolar |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Autismo; Comunicação; Linguagem Autism; Communication; Language |
spellingShingle |
Autismo; Comunicação; Linguagem Autism; Communication; Language Coutinho, Felipe Teixeira Desenvolvimento da comunicação e linguagem na criança com Transtorno do Espectro Autista - TEA |
description |
Quando falamos em autismo, a comunicação é o maior desafio em pessoas diagnosticadas com esse transtorno. Um aspecto característico a todos autistas é a dificuldade de socialização, dificuldade na maneira de se expressar e, principalmente, compreender as mensagens que lhes são direcionadas.
Todas as pessoas que participam ativamente da vida de um autista, sejam elas, terapeutas, professores da escola, familiares, amigos, etc. Todos ao seu entorno, encontram muitas dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, até mesmo as atividades mais básicas e comuns do nosso cotidiano, como ir ao banheiro sozinho, utilizar o vaso sanitário, tomar banho, pentear o cabelo ou escovar os dentes. Por outro lado, estudos apontam para que os autistas tendem a serem mais sensíveis à linguagem visual do que à linguagem oral ou escrita. Quando fazemos associações de figuras, desenhos, com alguma situação do cotidiano, percebemos que a informação emitida é muitas vezes melhor assimilada.
Devido a esses estudos, muitas terapias fazem o uso de abordagens educativas por meio de linguagem visual, utilizando figuras para que o autista possa se comunicar e expressar o que está querendo ou sentindo. Visto que as crianças que possuem essa patologia acabam sendo excluídas da sociedade pela sua dificuldade de interação e afetividade, verificou-se a importância da mudança nas práticas interativas com essas crianças, passando a considerar a criança com autismo como um sujeito que está imerso nas práticas sociais. |
author2 |
Ribas, Márcio Romeu |
author_facet |
Ribas, Márcio Romeu Coutinho, Felipe Teixeira |
format |
bachelorThesis |
author |
Coutinho, Felipe Teixeira |
author_sort |
Coutinho, Felipe Teixeira |
title |
Desenvolvimento da comunicação e linguagem na criança com Transtorno do Espectro Autista - TEA |
title_short |
Desenvolvimento da comunicação e linguagem na criança com Transtorno do Espectro Autista - TEA |
title_full |
Desenvolvimento da comunicação e linguagem na criança com Transtorno do Espectro Autista - TEA |
title_fullStr |
Desenvolvimento da comunicação e linguagem na criança com Transtorno do Espectro Autista - TEA |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento da comunicação e linguagem na criança com Transtorno do Espectro Autista - TEA |
title_sort |
desenvolvimento da comunicação e linguagem na criança com transtorno do espectro autista - tea |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2019 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44108 |
work_keys_str_mv |
AT coutinhofelipeteixeira desenvolvimentodacomunicacaoelinguagemnacriancacomtranstornodoespectroautistatea AT coutinhofelipeteixeira communicationandlanguagedevelopmentinchildrenwithautisticspectrumdisordertea |
_version_ |
1773962745353338880 |