Desenvolvimento da comunicação e linguagem na criança com Transtorno do Espectro Autista - TEA

Quando falamos em autismo, a comunicação é o maior desafio em pessoas diagnosticadas com esse transtorno. Um aspecto característico a todos autistas é a dificuldade de socialização, dificuldade na maneira de se expressar e, principalmente, compreender as mensagens que lhes são direcionadas. Todas...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Coutinho, Felipe Teixeira
Outros Autores: Ribas, Márcio Romeu
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44108
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-44108
record_format dspace
spelling ri-123456789-441082023-02-09T16:18:16Z Desenvolvimento da comunicação e linguagem na criança com Transtorno do Espectro Autista - TEA Communication and language development in children with Autistic Spectrum Disorder - TEA Coutinho, Felipe Teixeira Ribas, Márcio Romeu Ribas, Márcio Romeu Coquerel, Patrick Ramon Stafin Autismo; Comunicação; Linguagem Autism; Communication; Language Quando falamos em autismo, a comunicação é o maior desafio em pessoas diagnosticadas com esse transtorno. Um aspecto característico a todos autistas é a dificuldade de socialização, dificuldade na maneira de se expressar e, principalmente, compreender as mensagens que lhes são direcionadas. Todas as pessoas que participam ativamente da vida de um autista, sejam elas, terapeutas, professores da escola, familiares, amigos, etc. Todos ao seu entorno, encontram muitas dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, até mesmo as atividades mais básicas e comuns do nosso cotidiano, como ir ao banheiro sozinho, utilizar o vaso sanitário, tomar banho, pentear o cabelo ou escovar os dentes. Por outro lado, estudos apontam para que os autistas tendem a serem mais sensíveis à linguagem visual do que à linguagem oral ou escrita. Quando fazemos associações de figuras, desenhos, com alguma situação do cotidiano, percebemos que a informação emitida é muitas vezes melhor assimilada. Devido a esses estudos, muitas terapias fazem o uso de abordagens educativas por meio de linguagem visual, utilizando figuras para que o autista possa se comunicar e expressar o que está querendo ou sentindo. Visto que as crianças que possuem essa patologia acabam sendo excluídas da sociedade pela sua dificuldade de interação e afetividade, verificou-se a importância da mudança nas práticas interativas com essas crianças, passando a considerar a criança com autismo como um sujeito que está imerso nas práticas sociais. 2019-02-25T18:11:27Z 2021-10-13T12:34:51Z 2019-02-25T18:11:27Z 2021-10-13T12:34:51Z 2018-07-20 bachelorThesis 20172001061 COUTINHO, Felipe Teixeira. Desenvolvimento da comunicação e linguagem na criança com Transtorno do Espectro Autista - TEA. 2018. 12f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Programa de Pós-Graduação em Psicomotricidade Clínica e Escolar, Departamento de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44108 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Especialização em Psicomotricidade Clínica e Escolar
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Autismo; Comunicação; Linguagem
Autism; Communication; Language
spellingShingle Autismo; Comunicação; Linguagem
Autism; Communication; Language
Coutinho, Felipe Teixeira
Desenvolvimento da comunicação e linguagem na criança com Transtorno do Espectro Autista - TEA
description Quando falamos em autismo, a comunicação é o maior desafio em pessoas diagnosticadas com esse transtorno. Um aspecto característico a todos autistas é a dificuldade de socialização, dificuldade na maneira de se expressar e, principalmente, compreender as mensagens que lhes são direcionadas. Todas as pessoas que participam ativamente da vida de um autista, sejam elas, terapeutas, professores da escola, familiares, amigos, etc. Todos ao seu entorno, encontram muitas dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, até mesmo as atividades mais básicas e comuns do nosso cotidiano, como ir ao banheiro sozinho, utilizar o vaso sanitário, tomar banho, pentear o cabelo ou escovar os dentes. Por outro lado, estudos apontam para que os autistas tendem a serem mais sensíveis à linguagem visual do que à linguagem oral ou escrita. Quando fazemos associações de figuras, desenhos, com alguma situação do cotidiano, percebemos que a informação emitida é muitas vezes melhor assimilada. Devido a esses estudos, muitas terapias fazem o uso de abordagens educativas por meio de linguagem visual, utilizando figuras para que o autista possa se comunicar e expressar o que está querendo ou sentindo. Visto que as crianças que possuem essa patologia acabam sendo excluídas da sociedade pela sua dificuldade de interação e afetividade, verificou-se a importância da mudança nas práticas interativas com essas crianças, passando a considerar a criança com autismo como um sujeito que está imerso nas práticas sociais.
author2 Ribas, Márcio Romeu
author_facet Ribas, Márcio Romeu
Coutinho, Felipe Teixeira
format bachelorThesis
author Coutinho, Felipe Teixeira
author_sort Coutinho, Felipe Teixeira
title Desenvolvimento da comunicação e linguagem na criança com Transtorno do Espectro Autista - TEA
title_short Desenvolvimento da comunicação e linguagem na criança com Transtorno do Espectro Autista - TEA
title_full Desenvolvimento da comunicação e linguagem na criança com Transtorno do Espectro Autista - TEA
title_fullStr Desenvolvimento da comunicação e linguagem na criança com Transtorno do Espectro Autista - TEA
title_full_unstemmed Desenvolvimento da comunicação e linguagem na criança com Transtorno do Espectro Autista - TEA
title_sort desenvolvimento da comunicação e linguagem na criança com transtorno do espectro autista - tea
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2019
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44108
work_keys_str_mv AT coutinhofelipeteixeira desenvolvimentodacomunicacaoelinguagemnacriancacomtranstornodoespectroautistatea
AT coutinhofelipeteixeira communicationandlanguagedevelopmentinchildrenwithautisticspectrumdisordertea
_version_ 1773962745353338880