Perfil motor de criança entre 03 à 05 anos de idade
O estudo trata-se da análise do perfil motor de crianças de crianças entre 03 à 05 anos de idade, de uma escola da rede de ensino privada. Com objetivo de descrever o perfil motor verificando as idades motoras geral e específicas, identificando o nível de desenvolvimento motor e ao final traçar o pe...
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Formato: | postGraduateThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44104 |
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Resumo: | O estudo trata-se da análise do perfil motor de crianças de crianças entre 03 à 05 anos de idade, de uma escola da rede de ensino privada. Com objetivo de descrever o perfil motor verificando as idades motoras geral e específicas, identificando o nível de desenvolvimento motor e ao final traçar o perfil motor dessas crianças nessa faixa, tendo como base as avaliações da Escala de Desenvolvimento Motor proposta por Rosa Neto (2015). A análise será composta de 22 crianças que serão avaliadas com testes motores que permitem mostrar certas dificuldades particulares, de forma sistemáticas, e é composta pelos testes de Motricidade fina (óculo manual, Motricidade Global (Coordenação), Equilíbrio (postura corporal), Esquema corporal, organização espacial e temporal e lateralidade. As metodologias utilizadas serão a pesquisa básica, quantitativa e descritiva com utilização de método de avaliação motora em crianças de 03 a 05 anos para explicar fatos observados, compreensão de teorias fundamentadas, realizada no campo. E a partir dos resultados obtidos foi possível classificar o desenvolvimento motor da maioria das crianças como Normal médio de acordo com a EDM, o que significa que a escola apresentou um desenvolvimento normal, porém na idade motora de organização espacial (IM5) foi menor a idade cronológica com 13,1 meses de atraso, e quociente motor (QM5) na classificação motora foi inferior, identificando uma deficiência significativa na organização espacial, por ser uma habilidade ligada a percepção, posição do corpo no espaço e depende simultaneamente da estrutura corporal, da natureza do meio que nos rodeia e de suas características. |
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