Alienação Capitalista: As Relações de Consumo e a Alienação Social(Eixo Temático: Cultura e Sociedade – 2º Ano)
No cenário educacional brasileiro, a implementação da disciplina de Sociologia no ensino médio não foi algo fácil, devido a resistência política em reconhecê-la como disciplina “útil”. Diferentemente de outras disciplinas, a Sociologia tem um papel extremante importante na formação do indivíduo, poi...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | postGraduateThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43850 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | No cenário educacional brasileiro, a implementação da disciplina de Sociologia no ensino médio não foi algo fácil, devido a resistência política em reconhecê-la como disciplina “útil”. Diferentemente de outras disciplinas, a Sociologia tem um papel extremante importante na formação do indivíduo, pois visa modular o caráter do cidadão, através do questionamento ético e crítico da realidade. É neste cenário, em que cresce o individualismo, a competição desenfreada e a felicidade na posse, que acarreta na alienação social imposta pelo sistema capitalista Globalizado, em detrimento ao convívio social. A abordagem do Eixo temático ‘Consumo , Alienação e Cidadania” consegue aglutinar conteúdos que rompem com as barreiras da disciplina de sociologia, conseguindo expandir esta discussão para outras disciplinas. O eixo escolhido tem potencialidades para trabalhar estes quesitos e desenvolvimento da visão crítica social, e preparação para o cidadão para o exercício da cidadania de forma ativamente, buscando cada vez mais a melhoria da sociedade que se deseja. Buscou-se demonstrar ao longo do trabalho que o tema escolhido consegue se articular com as demais disciplinas, conseguindo transpor as barreiras da sala de aula de sociologia, expandido as discussões e elevando o conhecimento e o amadurecimento do conteúdo a outros patamares. |
---|