O ESTUDO DE MÁXIMOS E MÍNIMOS SEM O USO DO CÁLCULO: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO
Máximos e mínimos de funções, que é pouco abordado no ensino médio, é um conteúdo de suma importância no aprimoramento do conhecimento matemático dos alunos e professores do Ensino Médio, tendo em vista sua vasta utilização na resolução de problemas em diversas áreas da matemática. Desse modo, apres...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | postGraduateThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43804 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-43804 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-438042022-09-29T16:12:55Z O ESTUDO DE MÁXIMOS E MÍNIMOS SEM O USO DO CÁLCULO: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO THE STUDY OF MAXIMA AND MINIMA WITHOUT THE USE OF CALCULUS: AN APPROACH TO HIGH SCHOOL Silva, Arivonaldo Bezerra da Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos Diniz, Iesus Carvalho Santos, Odilon Júlio dos Máximos e Mínimos, Forma Canônica, Desigualdade entre as Médias, Desigualdade de Cauchy-Schwarz. Maxima and Minima, Canonical Form, Inequality of Arithmetic and Geometric Means, Cauchy-Schwarz Inequality. Máximos e mínimos de funções, que é pouco abordado no ensino médio, é um conteúdo de suma importância no aprimoramento do conhecimento matemático dos alunos e professores do Ensino Médio, tendo em vista sua vasta utilização na resolução de problemas em diversas áreas da matemática. Desse modo, apresentamos nesse trabalho um estudo de forma elementar, de máximos e mínimos de funções, sem usar as ferramentas do Cálculo Diferencial, de modo que a leitura seja acessível a alunos e professores do Ensino Médio, com inúmeras questões resolvidas que esperamos servir para estimular a criação e solução de outros problemas envolvendo esses conceitos. Para isso, fizemos pesquisas bibliográficas em livros, dissertações e outros arquivos da internet. O trabalho possui um único capítulo, intitulado Técnicas para a Determinação de Máximos e Mínimos sem o Uso do Cálculo, dividido em três seções: Função Quadrática; Desigualdade entre as Médias Aritmética e Geométrica (MA-MG); e Desigualdade de Cauchy-Schwarz. Assim, acreditamos que o trabalho contribuirá de maneira muito significativa para o ensino de matemática no Ensino Médio, uma vez que aborda um conteúdo muito pouco explorado nesse nível de ensino. Além disso, pela quantidade de problemas que pode atacar, esperamos que esse assunto seja inserido cada vez mais na disciplina de matemática do Ensino Médio. 2016-08-24T19:43:53Z 2021-10-13T12:09:40Z 2016-08-24T19:43:53Z 2021-10-13T12:09:40Z 2016-07-23 postGraduateThesis 2015201528 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43804 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Máximos e Mínimos, Forma Canônica, Desigualdade entre as Médias, Desigualdade de Cauchy-Schwarz. Maxima and Minima, Canonical Form, Inequality of Arithmetic and Geometric Means, Cauchy-Schwarz Inequality. |
spellingShingle |
Máximos e Mínimos, Forma Canônica, Desigualdade entre as Médias, Desigualdade de Cauchy-Schwarz. Maxima and Minima, Canonical Form, Inequality of Arithmetic and Geometric Means, Cauchy-Schwarz Inequality. Silva, Arivonaldo Bezerra da O ESTUDO DE MÁXIMOS E MÍNIMOS SEM O USO DO CÁLCULO: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO |
description |
Máximos e mínimos de funções, que é pouco abordado no ensino médio, é um conteúdo de suma importância no aprimoramento do conhecimento matemático dos alunos e professores do Ensino Médio, tendo em vista sua vasta utilização na resolução de problemas em diversas áreas da matemática. Desse modo, apresentamos nesse trabalho um estudo de forma elementar, de máximos e mínimos de funções, sem usar as ferramentas do Cálculo Diferencial, de modo que a leitura seja acessível a alunos e professores do Ensino Médio, com inúmeras questões resolvidas que esperamos servir para estimular a criação e solução de outros problemas envolvendo esses conceitos. Para isso, fizemos pesquisas bibliográficas em livros, dissertações e outros arquivos da internet. O trabalho possui um único capítulo, intitulado Técnicas para a Determinação de Máximos e Mínimos sem o Uso do Cálculo, dividido em três seções: Função Quadrática; Desigualdade entre as Médias Aritmética e Geométrica (MA-MG); e Desigualdade de Cauchy-Schwarz. Assim, acreditamos que o trabalho contribuirá de maneira muito significativa para o ensino de matemática no Ensino Médio, uma vez que aborda um conteúdo muito pouco explorado nesse nível de ensino. Além disso, pela quantidade de problemas que pode atacar, esperamos que esse assunto seja inserido cada vez mais na disciplina de matemática do Ensino Médio. |
author2 |
Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos |
author_facet |
Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos Silva, Arivonaldo Bezerra da |
format |
postGraduateThesis |
author |
Silva, Arivonaldo Bezerra da |
author_sort |
Silva, Arivonaldo Bezerra da |
title |
O ESTUDO DE MÁXIMOS E MÍNIMOS SEM O USO DO CÁLCULO: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO |
title_short |
O ESTUDO DE MÁXIMOS E MÍNIMOS SEM O USO DO CÁLCULO: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO |
title_full |
O ESTUDO DE MÁXIMOS E MÍNIMOS SEM O USO DO CÁLCULO: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
O ESTUDO DE MÁXIMOS E MÍNIMOS SEM O USO DO CÁLCULO: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
O ESTUDO DE MÁXIMOS E MÍNIMOS SEM O USO DO CÁLCULO: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO |
title_sort |
o estudo de máximos e mínimos sem o uso do cálculo: uma abordagem para o ensino médio |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2016 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43804 |
work_keys_str_mv |
AT silvaarivonaldobezerrada oestudodemaximoseminimossemousodocalculoumaabordagemparaoensinomedio AT silvaarivonaldobezerrada thestudyofmaximaandminimawithouttheuseofcalculusanapproachtohighschool |
_version_ |
1773959840828227584 |