O ESTUDO DE MÁXIMOS E MÍNIMOS SEM O USO DO CÁLCULO: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO

Máximos e mínimos de funções, que é pouco abordado no ensino médio, é um conteúdo de suma importância no aprimoramento do conhecimento matemático dos alunos e professores do Ensino Médio, tendo em vista sua vasta utilização na resolução de problemas em diversas áreas da matemática. Desse modo, apres...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Arivonaldo Bezerra da
Outros Autores: Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos
Formato: postGraduateThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43804
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-43804
record_format dspace
spelling ri-123456789-438042022-09-29T16:12:55Z O ESTUDO DE MÁXIMOS E MÍNIMOS SEM O USO DO CÁLCULO: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO THE STUDY OF MAXIMA AND MINIMA WITHOUT THE USE OF CALCULUS: AN APPROACH TO HIGH SCHOOL Silva, Arivonaldo Bezerra da Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos Diniz, Iesus Carvalho Santos, Odilon Júlio dos Máximos e Mínimos, Forma Canônica, Desigualdade entre as Médias, Desigualdade de Cauchy-Schwarz. Maxima and Minima, Canonical Form, Inequality of Arithmetic and Geometric Means, Cauchy-Schwarz Inequality. Máximos e mínimos de funções, que é pouco abordado no ensino médio, é um conteúdo de suma importância no aprimoramento do conhecimento matemático dos alunos e professores do Ensino Médio, tendo em vista sua vasta utilização na resolução de problemas em diversas áreas da matemática. Desse modo, apresentamos nesse trabalho um estudo de forma elementar, de máximos e mínimos de funções, sem usar as ferramentas do Cálculo Diferencial, de modo que a leitura seja acessível a alunos e professores do Ensino Médio, com inúmeras questões resolvidas que esperamos servir para estimular a criação e solução de outros problemas envolvendo esses conceitos. Para isso, fizemos pesquisas bibliográficas em livros, dissertações e outros arquivos da internet. O trabalho possui um único capítulo, intitulado Técnicas para a Determinação de Máximos e Mínimos sem o Uso do Cálculo, dividido em três seções: Função Quadrática; Desigualdade entre as Médias Aritmética e Geométrica (MA-MG); e Desigualdade de Cauchy-Schwarz. Assim, acreditamos que o trabalho contribuirá de maneira muito significativa para o ensino de matemática no Ensino Médio, uma vez que aborda um conteúdo muito pouco explorado nesse nível de ensino. Além disso, pela quantidade de problemas que pode atacar, esperamos que esse assunto seja inserido cada vez mais na disciplina de matemática do Ensino Médio. 2016-08-24T19:43:53Z 2021-10-13T12:09:40Z 2016-08-24T19:43:53Z 2021-10-13T12:09:40Z 2016-07-23 postGraduateThesis 2015201528 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43804 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Máximos e Mínimos, Forma Canônica, Desigualdade entre as Médias, Desigualdade de Cauchy-Schwarz.
Maxima and Minima, Canonical Form, Inequality of Arithmetic and Geometric Means, Cauchy-Schwarz Inequality.
spellingShingle Máximos e Mínimos, Forma Canônica, Desigualdade entre as Médias, Desigualdade de Cauchy-Schwarz.
Maxima and Minima, Canonical Form, Inequality of Arithmetic and Geometric Means, Cauchy-Schwarz Inequality.
Silva, Arivonaldo Bezerra da
O ESTUDO DE MÁXIMOS E MÍNIMOS SEM O USO DO CÁLCULO: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO
description Máximos e mínimos de funções, que é pouco abordado no ensino médio, é um conteúdo de suma importância no aprimoramento do conhecimento matemático dos alunos e professores do Ensino Médio, tendo em vista sua vasta utilização na resolução de problemas em diversas áreas da matemática. Desse modo, apresentamos nesse trabalho um estudo de forma elementar, de máximos e mínimos de funções, sem usar as ferramentas do Cálculo Diferencial, de modo que a leitura seja acessível a alunos e professores do Ensino Médio, com inúmeras questões resolvidas que esperamos servir para estimular a criação e solução de outros problemas envolvendo esses conceitos. Para isso, fizemos pesquisas bibliográficas em livros, dissertações e outros arquivos da internet. O trabalho possui um único capítulo, intitulado Técnicas para a Determinação de Máximos e Mínimos sem o Uso do Cálculo, dividido em três seções: Função Quadrática; Desigualdade entre as Médias Aritmética e Geométrica (MA-MG); e Desigualdade de Cauchy-Schwarz. Assim, acreditamos que o trabalho contribuirá de maneira muito significativa para o ensino de matemática no Ensino Médio, uma vez que aborda um conteúdo muito pouco explorado nesse nível de ensino. Além disso, pela quantidade de problemas que pode atacar, esperamos que esse assunto seja inserido cada vez mais na disciplina de matemática do Ensino Médio.
author2 Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos
author_facet Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos
Silva, Arivonaldo Bezerra da
format postGraduateThesis
author Silva, Arivonaldo Bezerra da
author_sort Silva, Arivonaldo Bezerra da
title O ESTUDO DE MÁXIMOS E MÍNIMOS SEM O USO DO CÁLCULO: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO
title_short O ESTUDO DE MÁXIMOS E MÍNIMOS SEM O USO DO CÁLCULO: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO
title_full O ESTUDO DE MÁXIMOS E MÍNIMOS SEM O USO DO CÁLCULO: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO
title_fullStr O ESTUDO DE MÁXIMOS E MÍNIMOS SEM O USO DO CÁLCULO: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed O ESTUDO DE MÁXIMOS E MÍNIMOS SEM O USO DO CÁLCULO: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO
title_sort o estudo de máximos e mínimos sem o uso do cálculo: uma abordagem para o ensino médio
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43804
work_keys_str_mv AT silvaarivonaldobezerrada oestudodemaximoseminimossemousodocalculoumaabordagemparaoensinomedio
AT silvaarivonaldobezerrada thestudyofmaximaandminimawithouttheuseofcalculusanapproachtohighschool
_version_ 1773959840828227584