Corpos simuladores de parto educando Corpos: “conexões quase humanas”

O texto apresenta os resultados parciais de uma pesquisa maior de pós-doutoramento, iniciada em 2018, intitulada “Corpos educando Corpos: biotecnologias e modulações do self na formação médica”. Esta parte da pesquisa objetiva investigar, no campo dos Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia (ESCT) a...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Bastos, Raquel Littério de, Spadácio, Cristiane, Matsue, Regina Yoshie
Formato: conferenceProceeding
Idioma:pt_BR
Publicado em: UFSC
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43790
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Descrição
Resumo:O texto apresenta os resultados parciais de uma pesquisa maior de pós-doutoramento, iniciada em 2018, intitulada “Corpos educando Corpos: biotecnologias e modulações do self na formação médica”. Esta parte da pesquisa objetiva investigar, no campo dos Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia (ESCT) a estrutura tecnológica (technological frame) dos manequins de simulação realística de partos com cervix destinados ao treino das habilidades médicas da episiotomia enquanto artefato nos cursos de medicina. Especificamente, o texto aborda a interação de heterogêneos atores fundidos, dispostos em uma rede que sustenta e dá sustentação as práticas dos laboratórios de habilidades médicas nas universidades públicas e privadas, sob a perspectiva da antropologia simétrica, construindo essas tecnologias e compartilhando uma gramática entre humanos e não humanos, como resultado das negociações de interesses entre diversos e divergentes grupos sociais