O brincar e a brincadeira: relato de uma experiência na rede pública de ensino de Pau dos Ferros

O presente trabalho relata as experiências vivenciadas a partir das observações e das práticas realizadas no Ensino Fundamental da rede municipal de ensino da cidade de Pau dos Ferros-RN, na qual atuando como assistente de alfabetização do 1º ano do Ensino Fundamental pelo Programa Mais Alfabetizaçã...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Leite, Francisca Freitas de Queiroz
Outros Autores: Araújo, Thiago Matias de Sousa
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43784
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-43784
record_format dspace
spelling ri-123456789-437842021-10-11T21:10:41Z O brincar e a brincadeira: relato de uma experiência na rede pública de ensino de Pau dos Ferros Leite, Francisca Freitas de Queiroz Araújo, Thiago Matias de Sousa Medeiros, Blenda Carine Dantas de Cavalcante, Carmem Plácida Sousa Relato de experiência Brincadeira Ludicidade Ensino aprendizagem O presente trabalho relata as experiências vivenciadas a partir das observações e das práticas realizadas no Ensino Fundamental da rede municipal de ensino da cidade de Pau dos Ferros-RN, na qual atuando como assistente de alfabetização do 1º ano do Ensino Fundamental pelo Programa Mais Alfabetização, tive a oportunidade de observar, assistir e desenvolver a prática do brincar como importante aliada no processo de ensino aprendizagem. Traz como objetivos: Descobrir quais as brincadeiras que as crianças mais gostam; inserir em sala de aula jogos e brincadeiras lúdicas; identificar como as brincadeiras enquanto recurso pedagógico está sendo realizadas em sala de aula; A abordagem teórica teve como principais autores Vygotsky (2003), Paulo Freire (1991, 1996), Araújo (2008), Wajskop (1997), Rojas (2007) e Kishimoto (2002), que discutem a brincadeira de forma contextualizada em suas dimensões. O percurso metodológico baseou-se na observação participativa durante 8 meses através do programa Mais Alfabetização. Junto com a professora regente, identificamos a necessidade e importância de trabalharmos com brincadeiras nas atividades, momentos que possibilitaram às crianças desenvolverem a capacidade de interação, de atenção, imitação, ajudando na nossa relação com elas, proporcionando confiança, alegria, desenvolvimento e conhecimento. Concluo, portanto, reafirmando a importância do brincar como ferramenta que contribui diretamente não somente na prática pedagógica, mas também para facilitar a aprendizagem de forma mais prazerosa no qual o aluno consegue se desenvolver com mais autonomia e livre da rigorosidade dos métodos tradicionais de ensino. 2021-10-11T21:10:39Z 2021-10-11T21:10:39Z 2021-09-10 bachelorThesis LEITE, Francisca Freitas de Queiroz. O brincar e a brincadeira: relato de uma experiência na rede pública de ensino de Pau dos Ferros. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a Distância) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Marcelino Vieira, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43784 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia a Distância Centro de Educação
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Relato de experiência
Brincadeira
Ludicidade
Ensino aprendizagem
spellingShingle Relato de experiência
Brincadeira
Ludicidade
Ensino aprendizagem
Leite, Francisca Freitas de Queiroz
O brincar e a brincadeira: relato de uma experiência na rede pública de ensino de Pau dos Ferros
description O presente trabalho relata as experiências vivenciadas a partir das observações e das práticas realizadas no Ensino Fundamental da rede municipal de ensino da cidade de Pau dos Ferros-RN, na qual atuando como assistente de alfabetização do 1º ano do Ensino Fundamental pelo Programa Mais Alfabetização, tive a oportunidade de observar, assistir e desenvolver a prática do brincar como importante aliada no processo de ensino aprendizagem. Traz como objetivos: Descobrir quais as brincadeiras que as crianças mais gostam; inserir em sala de aula jogos e brincadeiras lúdicas; identificar como as brincadeiras enquanto recurso pedagógico está sendo realizadas em sala de aula; A abordagem teórica teve como principais autores Vygotsky (2003), Paulo Freire (1991, 1996), Araújo (2008), Wajskop (1997), Rojas (2007) e Kishimoto (2002), que discutem a brincadeira de forma contextualizada em suas dimensões. O percurso metodológico baseou-se na observação participativa durante 8 meses através do programa Mais Alfabetização. Junto com a professora regente, identificamos a necessidade e importância de trabalharmos com brincadeiras nas atividades, momentos que possibilitaram às crianças desenvolverem a capacidade de interação, de atenção, imitação, ajudando na nossa relação com elas, proporcionando confiança, alegria, desenvolvimento e conhecimento. Concluo, portanto, reafirmando a importância do brincar como ferramenta que contribui diretamente não somente na prática pedagógica, mas também para facilitar a aprendizagem de forma mais prazerosa no qual o aluno consegue se desenvolver com mais autonomia e livre da rigorosidade dos métodos tradicionais de ensino.
author2 Araújo, Thiago Matias de Sousa
author_facet Araújo, Thiago Matias de Sousa
Leite, Francisca Freitas de Queiroz
format bachelorThesis
author Leite, Francisca Freitas de Queiroz
author_sort Leite, Francisca Freitas de Queiroz
title O brincar e a brincadeira: relato de uma experiência na rede pública de ensino de Pau dos Ferros
title_short O brincar e a brincadeira: relato de uma experiência na rede pública de ensino de Pau dos Ferros
title_full O brincar e a brincadeira: relato de uma experiência na rede pública de ensino de Pau dos Ferros
title_fullStr O brincar e a brincadeira: relato de uma experiência na rede pública de ensino de Pau dos Ferros
title_full_unstemmed O brincar e a brincadeira: relato de uma experiência na rede pública de ensino de Pau dos Ferros
title_sort o brincar e a brincadeira: relato de uma experiência na rede pública de ensino de pau dos ferros
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43784
work_keys_str_mv AT leitefranciscafreitasdequeiroz obrincareabrincadeirarelatodeumaexperiencianaredepublicadeensinodepaudosferros
_version_ 1773961557157347328