O brincar e a brincadeira: relato de uma experiência na rede pública de ensino de Pau dos Ferros
O presente trabalho relata as experiências vivenciadas a partir das observações e das práticas realizadas no Ensino Fundamental da rede municipal de ensino da cidade de Pau dos Ferros-RN, na qual atuando como assistente de alfabetização do 1º ano do Ensino Fundamental pelo Programa Mais Alfabetizaçã...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43784 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-43784 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-437842021-10-11T21:10:41Z O brincar e a brincadeira: relato de uma experiência na rede pública de ensino de Pau dos Ferros Leite, Francisca Freitas de Queiroz Araújo, Thiago Matias de Sousa Medeiros, Blenda Carine Dantas de Cavalcante, Carmem Plácida Sousa Relato de experiência Brincadeira Ludicidade Ensino aprendizagem O presente trabalho relata as experiências vivenciadas a partir das observações e das práticas realizadas no Ensino Fundamental da rede municipal de ensino da cidade de Pau dos Ferros-RN, na qual atuando como assistente de alfabetização do 1º ano do Ensino Fundamental pelo Programa Mais Alfabetização, tive a oportunidade de observar, assistir e desenvolver a prática do brincar como importante aliada no processo de ensino aprendizagem. Traz como objetivos: Descobrir quais as brincadeiras que as crianças mais gostam; inserir em sala de aula jogos e brincadeiras lúdicas; identificar como as brincadeiras enquanto recurso pedagógico está sendo realizadas em sala de aula; A abordagem teórica teve como principais autores Vygotsky (2003), Paulo Freire (1991, 1996), Araújo (2008), Wajskop (1997), Rojas (2007) e Kishimoto (2002), que discutem a brincadeira de forma contextualizada em suas dimensões. O percurso metodológico baseou-se na observação participativa durante 8 meses através do programa Mais Alfabetização. Junto com a professora regente, identificamos a necessidade e importância de trabalharmos com brincadeiras nas atividades, momentos que possibilitaram às crianças desenvolverem a capacidade de interação, de atenção, imitação, ajudando na nossa relação com elas, proporcionando confiança, alegria, desenvolvimento e conhecimento. Concluo, portanto, reafirmando a importância do brincar como ferramenta que contribui diretamente não somente na prática pedagógica, mas também para facilitar a aprendizagem de forma mais prazerosa no qual o aluno consegue se desenvolver com mais autonomia e livre da rigorosidade dos métodos tradicionais de ensino. 2021-10-11T21:10:39Z 2021-10-11T21:10:39Z 2021-09-10 bachelorThesis LEITE, Francisca Freitas de Queiroz. O brincar e a brincadeira: relato de uma experiência na rede pública de ensino de Pau dos Ferros. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a Distância) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Marcelino Vieira, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43784 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia a Distância Centro de Educação |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Relato de experiência Brincadeira Ludicidade Ensino aprendizagem |
spellingShingle |
Relato de experiência Brincadeira Ludicidade Ensino aprendizagem Leite, Francisca Freitas de Queiroz O brincar e a brincadeira: relato de uma experiência na rede pública de ensino de Pau dos Ferros |
description |
O presente trabalho relata as experiências vivenciadas a partir das observações e das práticas realizadas no Ensino Fundamental da rede municipal de ensino da cidade de Pau dos Ferros-RN, na qual atuando como assistente de alfabetização do 1º ano do Ensino Fundamental pelo Programa Mais Alfabetização, tive a oportunidade de observar, assistir e desenvolver a prática do brincar como importante aliada no processo de ensino aprendizagem. Traz como objetivos: Descobrir quais as brincadeiras que as crianças mais gostam; inserir em sala de aula jogos e brincadeiras lúdicas; identificar como as brincadeiras enquanto recurso pedagógico está sendo realizadas em sala de aula; A abordagem teórica teve como principais autores Vygotsky (2003), Paulo Freire (1991, 1996), Araújo (2008), Wajskop (1997), Rojas (2007) e Kishimoto (2002), que discutem a brincadeira de forma contextualizada em suas dimensões. O percurso metodológico baseou-se na observação participativa durante 8 meses através do programa Mais Alfabetização. Junto com a professora regente, identificamos a necessidade e importância de trabalharmos com brincadeiras nas atividades, momentos que possibilitaram às crianças desenvolverem a capacidade de interação, de atenção, imitação, ajudando na nossa relação com elas, proporcionando confiança, alegria, desenvolvimento e conhecimento. Concluo, portanto, reafirmando a importância do brincar como ferramenta que contribui diretamente não somente na prática pedagógica, mas também para facilitar a aprendizagem de forma mais prazerosa no qual o aluno consegue se desenvolver com mais autonomia e livre da rigorosidade dos métodos tradicionais de ensino. |
author2 |
Araújo, Thiago Matias de Sousa |
author_facet |
Araújo, Thiago Matias de Sousa Leite, Francisca Freitas de Queiroz |
format |
bachelorThesis |
author |
Leite, Francisca Freitas de Queiroz |
author_sort |
Leite, Francisca Freitas de Queiroz |
title |
O brincar e a brincadeira: relato de uma experiência na rede pública de ensino de Pau dos Ferros |
title_short |
O brincar e a brincadeira: relato de uma experiência na rede pública de ensino de Pau dos Ferros |
title_full |
O brincar e a brincadeira: relato de uma experiência na rede pública de ensino de Pau dos Ferros |
title_fullStr |
O brincar e a brincadeira: relato de uma experiência na rede pública de ensino de Pau dos Ferros |
title_full_unstemmed |
O brincar e a brincadeira: relato de uma experiência na rede pública de ensino de Pau dos Ferros |
title_sort |
o brincar e a brincadeira: relato de uma experiência na rede pública de ensino de pau dos ferros |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2021 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43784 |
work_keys_str_mv |
AT leitefranciscafreitasdequeiroz obrincareabrincadeirarelatodeumaexperiencianaredepublicadeensinodepaudosferros |
_version_ |
1773961557157347328 |