O brincar e a brincadeira: relato de uma experiência na rede pública de ensino de Pau dos Ferros
O presente trabalho relata as experiências vivenciadas a partir das observações e das práticas realizadas no Ensino Fundamental da rede municipal de ensino da cidade de Pau dos Ferros-RN, na qual atuando como assistente de alfabetização do 1º ano do Ensino Fundamental pelo Programa Mais Alfabetizaçã...
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Autor principal: | |
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Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43784 |
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Resumo: | O presente trabalho relata as experiências vivenciadas a partir das observações e das práticas realizadas no Ensino Fundamental da rede municipal de ensino da cidade de Pau dos Ferros-RN, na qual atuando como assistente de alfabetização do 1º ano do Ensino Fundamental pelo Programa Mais Alfabetização, tive a oportunidade de observar, assistir e desenvolver a prática do brincar como importante aliada no processo de ensino aprendizagem. Traz como objetivos: Descobrir quais as brincadeiras que as crianças mais gostam; inserir em sala de aula jogos e brincadeiras lúdicas; identificar como as brincadeiras enquanto recurso pedagógico está sendo realizadas em sala de aula; A abordagem teórica teve como principais autores Vygotsky (2003), Paulo Freire (1991, 1996), Araújo (2008), Wajskop (1997), Rojas (2007) e Kishimoto (2002), que discutem a brincadeira de forma contextualizada em suas dimensões. O percurso metodológico baseou-se na observação participativa durante 8 meses através do programa Mais Alfabetização. Junto com a professora regente, identificamos a necessidade e importância de trabalharmos com brincadeiras nas atividades, momentos que possibilitaram às crianças desenvolverem a capacidade de interação, de atenção, imitação, ajudando na nossa relação com elas, proporcionando confiança, alegria, desenvolvimento e conhecimento. Concluo, portanto, reafirmando a importância do brincar como ferramenta que contribui diretamente não somente na prática pedagógica, mas também para facilitar a aprendizagem de forma mais prazerosa no qual o aluno consegue se desenvolver com mais autonomia e livre da rigorosidade dos métodos tradicionais de ensino. |
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