Os desafios da educação inclusiva na educação infantil da Escola CMEI Professora Thelma Batalham em tempos de pandemia
O trabalho discute sobre a educação inclusiva na educação infantil. Compreendemos que a escola precisa se adequar para que todos sejam incluídos. Nesse sentido, é importante conhecer as condições que a inclusão vem se desenvolvendo nas escolas, principalmente nos dias atuais em que vivemos tempos di...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43779 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-43779 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-437792021-10-11T19:30:36Z Os desafios da educação inclusiva na educação infantil da Escola CMEI Professora Thelma Batalham em tempos de pandemia Souza, Adriana do Nascimento Feitosa Souza, Adriana Aparecida Educação infantil Inclusão Ensino remoto O trabalho discute sobre a educação inclusiva na educação infantil. Compreendemos que a escola precisa se adequar para que todos sejam incluídos. Nesse sentido, é importante conhecer as condições que a inclusão vem se desenvolvendo nas escolas, principalmente nos dias atuais em que vivemos tempos difíceis com a pandemia da Covid 19. E no contexto escolar é necessário nos adaptar ao ensino remoto, o qual, trouxe novos desafios e caminhos para a educação infantil. Logo, a pesquisa tem como objetivo geral analisar o ensino inclusivo numa perspectiva remota, investigando assim, os procedimentos didáticos pedagógicos e as dificuldades dos professores do ensino infantil na escola CMEI Professora Thelma Batalha da rede municipal de ensino na cidade de Pau dos Ferros-RN. E os objetivos Específicos: a) Identificar se os docentes da escola CMEI Professora Thelma Batalha possuem formação adequada, e ou cursos de formação continuada para atuar no processo de ensino aprendizagem dos alunos com deficiência; b) Perceber os desafios e as dificuldades enfrentados pelos professores para atuar na sua tarefa de levar o conhecimento aos educandos com deficiência; e c) Apreender as ações tomadas pela escola para atender a demanda de alunos com deficiência. Consoante a isso, o estudo tem como metodologia um estudo de caso, de modo a abordar detalhadamente, e de forma qualitativa, o trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores, quanto a educação inclusiva dentro do ensino remoto com as crianças do CMEI Professora Thelma Batalha, tendo em vista os procedimentos metodológicos, e a formação de professores na área da inclusão. De modo, a entender como acontece o ensino inclusivo numa perspectiva remota. A pesquisa visa contribuir com a ampliação e a sensibilização da discussão sobre a temática de inclusão, renovação e aprimoramento das práticas pedagógicas. Obtivemos como resultados da pesquisa a falta de formação dos professores, de estrutura física e pedagógica para atender os alunos da escola tendo em vista a educação inclusiva em meio remoto, que envolve a todos de forma que estes tenham a mesma educação de forma inclusiva e de qualidade. 2021-10-11T19:30:34Z 2021-10-11T19:30:34Z 2021-09-08 bachelorThesis SOUZA, Maria Adriana do Nascimento Feitosa. Os desafios da educação inclusiva na educação infantil da Escola CMEI Professora Thelma Batalham em tempos de pandemia. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a Distância) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Marcelino Vieira, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43779 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia a Distância Centro de Educação |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Educação infantil Inclusão Ensino remoto |
spellingShingle |
Educação infantil Inclusão Ensino remoto Souza, Adriana do Nascimento Feitosa Os desafios da educação inclusiva na educação infantil da Escola CMEI Professora Thelma Batalham em tempos de pandemia |
description |
O trabalho discute sobre a educação inclusiva na educação infantil. Compreendemos que a escola precisa se adequar para que todos sejam incluídos. Nesse sentido, é importante conhecer as condições que a inclusão vem se desenvolvendo nas escolas, principalmente nos dias atuais em que vivemos tempos difíceis com a pandemia da Covid 19. E no contexto escolar é necessário nos adaptar ao ensino remoto, o qual, trouxe novos desafios e caminhos para a educação infantil. Logo, a pesquisa tem como objetivo geral analisar o ensino inclusivo numa perspectiva remota, investigando assim, os procedimentos didáticos pedagógicos e as dificuldades dos professores do ensino infantil na escola CMEI Professora Thelma Batalha da rede municipal de ensino na cidade de Pau dos Ferros-RN. E os objetivos Específicos: a) Identificar se os docentes da escola CMEI Professora Thelma Batalha possuem formação adequada, e ou cursos de formação continuada para atuar no processo de ensino aprendizagem dos alunos com deficiência; b) Perceber os desafios e as dificuldades enfrentados pelos professores para atuar na sua tarefa de levar o conhecimento aos educandos com deficiência; e
c) Apreender as ações tomadas pela escola para atender a demanda de alunos com deficiência. Consoante a isso, o estudo tem como metodologia um estudo de caso, de modo a abordar detalhadamente, e de forma qualitativa, o trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores, quanto a educação inclusiva dentro do ensino remoto com as crianças do CMEI Professora Thelma Batalha, tendo em vista os procedimentos metodológicos, e a formação de professores na área da inclusão. De modo, a entender como acontece o ensino inclusivo numa perspectiva remota. A pesquisa visa contribuir com a ampliação e a sensibilização da discussão sobre a temática de inclusão, renovação e aprimoramento das práticas pedagógicas. Obtivemos como resultados da pesquisa a falta de formação dos professores, de estrutura física e pedagógica para
atender os alunos da escola tendo em vista a educação inclusiva em meio remoto, que envolve a todos de forma que estes tenham a mesma educação de forma inclusiva e de qualidade. |
author2 |
Souza, Adriana Aparecida |
author_facet |
Souza, Adriana Aparecida Souza, Adriana do Nascimento Feitosa |
format |
bachelorThesis |
author |
Souza, Adriana do Nascimento Feitosa |
author_sort |
Souza, Adriana do Nascimento Feitosa |
title |
Os desafios da educação inclusiva na educação infantil da Escola CMEI Professora Thelma Batalham em tempos de pandemia |
title_short |
Os desafios da educação inclusiva na educação infantil da Escola CMEI Professora Thelma Batalham em tempos de pandemia |
title_full |
Os desafios da educação inclusiva na educação infantil da Escola CMEI Professora Thelma Batalham em tempos de pandemia |
title_fullStr |
Os desafios da educação inclusiva na educação infantil da Escola CMEI Professora Thelma Batalham em tempos de pandemia |
title_full_unstemmed |
Os desafios da educação inclusiva na educação infantil da Escola CMEI Professora Thelma Batalham em tempos de pandemia |
title_sort |
os desafios da educação inclusiva na educação infantil da escola cmei professora thelma batalham em tempos de pandemia |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2021 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43779 |
work_keys_str_mv |
AT souzaadrianadonascimentofeitosa osdesafiosdaeducacaoinclusivanaeducacaoinfantildaescolacmeiprofessorathelmabatalhamemtemposdepandemia |
_version_ |
1773967599784165376 |