A exclusão digital no ensino remoto durante a pandemia na Escola Municipal do Araçá II, em Vera Cruz/RN
Este trabalho teve por objetivo dimensionar o impacto da exclusão digital para a Escola Municipal do Araçá II – EMA II, em Vera Cruz/RN, durante o ano letivo de 2020, escola situada no contexto da educação do campo. Com abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43778 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-43778 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-437782021-10-09T01:03:38Z A exclusão digital no ensino remoto durante a pandemia na Escola Municipal do Araçá II, em Vera Cruz/RN Gomes, Maria de Fátima Viegas Cordeiro, Anna Gabriella de Souza http://lattes.cnpq.br/9676249879196937 Exclusão digital Pandemia da Covid 19 Ensino remoto Este trabalho teve por objetivo dimensionar o impacto da exclusão digital para a Escola Municipal do Araçá II – EMA II, em Vera Cruz/RN, durante o ano letivo de 2020, escola situada no contexto da educação do campo. Com abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas, elas foram realizadas com as quatro professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental. Minha prática, durante o estágio, também contribuiu para reflexão. Os dados coletados demonstraram que o ensino remoto foi marcado pela exclusão digital, especialmente, em relação aos alunos. Eles foram analisados à luz de estudiosos, tais como: Arroyo, Paulo Freire, Ailton Krenak, Andersen e outros. As narrativas das professoras evidenciaram que o estado de exclusão digital dos alunos tem relação direta com as condições socioeconômicas de suas famílias, tais condições foram evidenciadas, através de dados disponibilizados pelas Secretarias de Saúde e de Habitação e Assistência Social de Vera Cruz. Assim, conclui-se que o nível socioeconômico das famílias dos alunos da EMA II é a principal causa da exclusão digital, que por sua vez prejudicou a aprendizagem dos alunos durante o ensino remoto. Essa é uma realidade que exige mudanças, pois o uso das novas tecnologias tornou-se essencial em nossas vidas, inclusive, na educação. Entretanto, as mudanças são movidas por desejos, compromissos políticos e ideais que ultrapassem o discurso e a neutralidade; tal desafio cabe ao Estado e a sociedade em geral. 2021-10-09T01:03:37Z 2021-10-09T01:03:37Z 2021-09-08 bachelorThesis GOMES, Maria de Fátima Viegas. A exclusão digital no ensino remoto durante a pandemia na Escola Municipal do Araçá II, em Vera Cruz/RN. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a Distância) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43778 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia a Distância Centro de Educação |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Exclusão digital Pandemia da Covid 19 Ensino remoto |
spellingShingle |
Exclusão digital Pandemia da Covid 19 Ensino remoto Gomes, Maria de Fátima Viegas A exclusão digital no ensino remoto durante a pandemia na Escola Municipal do Araçá II, em Vera Cruz/RN |
description |
Este trabalho teve por objetivo dimensionar o impacto da exclusão digital para a Escola Municipal do Araçá II – EMA II, em Vera Cruz/RN, durante o ano letivo de 2020, escola situada no contexto da educação do campo. Com abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas, elas foram realizadas com as quatro professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental. Minha prática, durante o estágio, também contribuiu para reflexão. Os dados coletados demonstraram que o ensino remoto foi marcado pela exclusão digital, especialmente, em relação aos alunos. Eles foram analisados à luz de estudiosos, tais como: Arroyo, Paulo Freire, Ailton Krenak, Andersen e outros. As narrativas das professoras evidenciaram que o estado de exclusão digital dos alunos tem relação direta com as condições socioeconômicas de suas famílias, tais condições foram evidenciadas, através de dados disponibilizados pelas Secretarias de Saúde e de Habitação e Assistência Social de Vera Cruz. Assim, conclui-se que o nível socioeconômico das famílias dos alunos da EMA II é a principal causa da exclusão digital, que por sua vez prejudicou a aprendizagem dos alunos durante o ensino remoto. Essa é uma realidade que exige mudanças, pois o uso das novas tecnologias tornou-se essencial em nossas vidas, inclusive, na educação. Entretanto, as mudanças são movidas por desejos, compromissos políticos e ideais que ultrapassem o discurso e a neutralidade; tal desafio cabe ao Estado e a sociedade em geral. |
author2 |
Cordeiro, Anna Gabriella de Souza |
author_facet |
Cordeiro, Anna Gabriella de Souza Gomes, Maria de Fátima Viegas |
format |
bachelorThesis |
author |
Gomes, Maria de Fátima Viegas |
author_sort |
Gomes, Maria de Fátima Viegas |
title |
A exclusão digital no ensino remoto durante a pandemia na Escola Municipal do Araçá II, em Vera Cruz/RN |
title_short |
A exclusão digital no ensino remoto durante a pandemia na Escola Municipal do Araçá II, em Vera Cruz/RN |
title_full |
A exclusão digital no ensino remoto durante a pandemia na Escola Municipal do Araçá II, em Vera Cruz/RN |
title_fullStr |
A exclusão digital no ensino remoto durante a pandemia na Escola Municipal do Araçá II, em Vera Cruz/RN |
title_full_unstemmed |
A exclusão digital no ensino remoto durante a pandemia na Escola Municipal do Araçá II, em Vera Cruz/RN |
title_sort |
exclusão digital no ensino remoto durante a pandemia na escola municipal do araçá ii, em vera cruz/rn |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2021 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43778 |
work_keys_str_mv |
AT gomesmariadefatimaviegas aexclusaodigitalnoensinoremotoduranteapandemianaescolamunicipaldoaracaiiemveracruzrn AT gomesmariadefatimaviegas exclusaodigitalnoensinoremotoduranteapandemianaescolamunicipaldoaracaiiemveracruzrn |
_version_ |
1773960423581679616 |