A exclusão digital no ensino remoto durante a pandemia na Escola Municipal do Araçá II, em Vera Cruz/RN

Este trabalho teve por objetivo dimensionar o impacto da exclusão digital para a Escola Municipal do Araçá II – EMA II, em Vera Cruz/RN, durante o ano letivo de 2020, escola situada no contexto da educação do campo. Com abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Gomes, Maria de Fátima Viegas
Outros Autores: Cordeiro, Anna Gabriella de Souza
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43778
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-43778
record_format dspace
spelling ri-123456789-437782021-10-09T01:03:38Z A exclusão digital no ensino remoto durante a pandemia na Escola Municipal do Araçá II, em Vera Cruz/RN Gomes, Maria de Fátima Viegas Cordeiro, Anna Gabriella de Souza http://lattes.cnpq.br/9676249879196937 Exclusão digital Pandemia da Covid 19 Ensino remoto Este trabalho teve por objetivo dimensionar o impacto da exclusão digital para a Escola Municipal do Araçá II – EMA II, em Vera Cruz/RN, durante o ano letivo de 2020, escola situada no contexto da educação do campo. Com abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas, elas foram realizadas com as quatro professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental. Minha prática, durante o estágio, também contribuiu para reflexão. Os dados coletados demonstraram que o ensino remoto foi marcado pela exclusão digital, especialmente, em relação aos alunos. Eles foram analisados à luz de estudiosos, tais como: Arroyo, Paulo Freire, Ailton Krenak, Andersen e outros. As narrativas das professoras evidenciaram que o estado de exclusão digital dos alunos tem relação direta com as condições socioeconômicas de suas famílias, tais condições foram evidenciadas, através de dados disponibilizados pelas Secretarias de Saúde e de Habitação e Assistência Social de Vera Cruz. Assim, conclui-se que o nível socioeconômico das famílias dos alunos da EMA II é a principal causa da exclusão digital, que por sua vez prejudicou a aprendizagem dos alunos durante o ensino remoto. Essa é uma realidade que exige mudanças, pois o uso das novas tecnologias tornou-se essencial em nossas vidas, inclusive, na educação. Entretanto, as mudanças são movidas por desejos, compromissos políticos e ideais que ultrapassem o discurso e a neutralidade; tal desafio cabe ao Estado e a sociedade em geral. 2021-10-09T01:03:37Z 2021-10-09T01:03:37Z 2021-09-08 bachelorThesis GOMES, Maria de Fátima Viegas. A exclusão digital no ensino remoto durante a pandemia na Escola Municipal do Araçá II, em Vera Cruz/RN. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a Distância) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43778 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia a Distância Centro de Educação
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Exclusão digital
Pandemia da Covid 19
Ensino remoto
spellingShingle Exclusão digital
Pandemia da Covid 19
Ensino remoto
Gomes, Maria de Fátima Viegas
A exclusão digital no ensino remoto durante a pandemia na Escola Municipal do Araçá II, em Vera Cruz/RN
description Este trabalho teve por objetivo dimensionar o impacto da exclusão digital para a Escola Municipal do Araçá II – EMA II, em Vera Cruz/RN, durante o ano letivo de 2020, escola situada no contexto da educação do campo. Com abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas, elas foram realizadas com as quatro professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental. Minha prática, durante o estágio, também contribuiu para reflexão. Os dados coletados demonstraram que o ensino remoto foi marcado pela exclusão digital, especialmente, em relação aos alunos. Eles foram analisados à luz de estudiosos, tais como: Arroyo, Paulo Freire, Ailton Krenak, Andersen e outros. As narrativas das professoras evidenciaram que o estado de exclusão digital dos alunos tem relação direta com as condições socioeconômicas de suas famílias, tais condições foram evidenciadas, através de dados disponibilizados pelas Secretarias de Saúde e de Habitação e Assistência Social de Vera Cruz. Assim, conclui-se que o nível socioeconômico das famílias dos alunos da EMA II é a principal causa da exclusão digital, que por sua vez prejudicou a aprendizagem dos alunos durante o ensino remoto. Essa é uma realidade que exige mudanças, pois o uso das novas tecnologias tornou-se essencial em nossas vidas, inclusive, na educação. Entretanto, as mudanças são movidas por desejos, compromissos políticos e ideais que ultrapassem o discurso e a neutralidade; tal desafio cabe ao Estado e a sociedade em geral.
author2 Cordeiro, Anna Gabriella de Souza
author_facet Cordeiro, Anna Gabriella de Souza
Gomes, Maria de Fátima Viegas
format bachelorThesis
author Gomes, Maria de Fátima Viegas
author_sort Gomes, Maria de Fátima Viegas
title A exclusão digital no ensino remoto durante a pandemia na Escola Municipal do Araçá II, em Vera Cruz/RN
title_short A exclusão digital no ensino remoto durante a pandemia na Escola Municipal do Araçá II, em Vera Cruz/RN
title_full A exclusão digital no ensino remoto durante a pandemia na Escola Municipal do Araçá II, em Vera Cruz/RN
title_fullStr A exclusão digital no ensino remoto durante a pandemia na Escola Municipal do Araçá II, em Vera Cruz/RN
title_full_unstemmed A exclusão digital no ensino remoto durante a pandemia na Escola Municipal do Araçá II, em Vera Cruz/RN
title_sort exclusão digital no ensino remoto durante a pandemia na escola municipal do araçá ii, em vera cruz/rn
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43778
work_keys_str_mv AT gomesmariadefatimaviegas aexclusaodigitalnoensinoremotoduranteapandemianaescolamunicipaldoaracaiiemveracruzrn
AT gomesmariadefatimaviegas exclusaodigitalnoensinoremotoduranteapandemianaescolamunicipaldoaracaiiemveracruzrn
_version_ 1773960423581679616