A exclusão digital no ensino remoto durante a pandemia na Escola Municipal do Araçá II, em Vera Cruz/RN

Este trabalho teve por objetivo dimensionar o impacto da exclusão digital para a Escola Municipal do Araçá II – EMA II, em Vera Cruz/RN, durante o ano letivo de 2020, escola situada no contexto da educação do campo. Com abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Gomes, Maria de Fátima Viegas
Outros Autores: Cordeiro, Anna Gabriella de Souza
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43778
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Descrição
Resumo:Este trabalho teve por objetivo dimensionar o impacto da exclusão digital para a Escola Municipal do Araçá II – EMA II, em Vera Cruz/RN, durante o ano letivo de 2020, escola situada no contexto da educação do campo. Com abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas, elas foram realizadas com as quatro professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental. Minha prática, durante o estágio, também contribuiu para reflexão. Os dados coletados demonstraram que o ensino remoto foi marcado pela exclusão digital, especialmente, em relação aos alunos. Eles foram analisados à luz de estudiosos, tais como: Arroyo, Paulo Freire, Ailton Krenak, Andersen e outros. As narrativas das professoras evidenciaram que o estado de exclusão digital dos alunos tem relação direta com as condições socioeconômicas de suas famílias, tais condições foram evidenciadas, através de dados disponibilizados pelas Secretarias de Saúde e de Habitação e Assistência Social de Vera Cruz. Assim, conclui-se que o nível socioeconômico das famílias dos alunos da EMA II é a principal causa da exclusão digital, que por sua vez prejudicou a aprendizagem dos alunos durante o ensino remoto. Essa é uma realidade que exige mudanças, pois o uso das novas tecnologias tornou-se essencial em nossas vidas, inclusive, na educação. Entretanto, as mudanças são movidas por desejos, compromissos políticos e ideais que ultrapassem o discurso e a neutralidade; tal desafio cabe ao Estado e a sociedade em geral.