Tecnologias, atividades pedagógicas on-line e pandemia da COVID-19: ações em uma escola municipal de Marcelino Vieira/RN

Durante os anos letivos de 2020 e 2021, a educação brasileira passou por novas formas de ensinar e aprender, tendo em vista que as aulas presenciais foram suspensas em virtude dos graves efeitos da Pandemia da Covid-19. A partir disso, medidas emergenciais foram adotadas, incluindo o ensino remoto,...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Santos, Alessandra Holanda do Nascimento
Outros Autores: Lopes, Pedro Isaac Ximenes
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43775
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Descrição
Resumo:Durante os anos letivos de 2020 e 2021, a educação brasileira passou por novas formas de ensinar e aprender, tendo em vista que as aulas presenciais foram suspensas em virtude dos graves efeitos da Pandemia da Covid-19. A partir disso, medidas emergenciais foram adotadas, incluindo o ensino remoto, que exigiu das escolas e dos professores a utilização de diferentes recursos e equipamentos digitais para o desenvolvimento das aulas. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo analisar a forma como as atividades pedagógicas on-line foram realizadas na Escola Municipal Alexandre Nonato Fernandes (EMANF) durante o ensino remoto. Para isso, partindo de uma abordagem qualitativa, foram realizadas revisão de literatura, entrevista com a gestão e aplicação de questionário com duas professoras da pré-escola. A análise dos dados coletados indicou mudança no trabalho da escola, que passou a se reunir virtualmente, por meio do Google Meet, serviço de comunicação on-line por vídeo. As professoras passaram a produzir videoaulas, de curta duração, em casa, usando seus equipamentos e recursos pessoais. As videoaulas foram enviadas, juntamente com orientações mediante áudio, para o grupo de sua respectiva turma formado no aplicativo de mensagens instantâneas e chamadas de voz WhatsApp. Vídeos já disponíveis na plataforma YouTube também foram encaminhados para complementar as informações. Apesar disso, foi possível constatar a exclusão digital e a falta de letramento digital por parte das famílias, bem como dificuldades enfrentadas pela escola e pelas professoras, como limitação em manusear e articular as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino. Concluímos que a adoção das TDIC, como substituição às aulas presenciais, evidenciou as dificuldades estruturais que existem na educação pública brasileira. Não obstante as adversidades, a EMANF e seus profissionais mobilizaram-se para promover um processo de ensino-aprendizagem e garantir o direito das crianças à educação.