Aspectos técnico-interpretativos da preparação de um recital com a utilização dos trombones baixo, tenor e alto
The present work investigates the technical-interpretive aspects of the preparation of a recital through the practice of doubling on the bass, tenor and alto trombones. The aim is to seek to understand the study strategies that allow the musician to perform a recital, with works by Brazilian compose...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43755 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-43755 |
---|---|
record_format |
dspace |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Trombone baixo, tenor e alto Prática do Doubling Preparação de recital Performance instrumental |
spellingShingle |
Trombone baixo, tenor e alto Prática do Doubling Preparação de recital Performance instrumental Vicente, Rogério Pereira Aspectos técnico-interpretativos da preparação de um recital com a utilização dos trombones baixo, tenor e alto |
description |
The present work investigates the technical-interpretive aspects of the preparation of a recital
through the practice of doubling on the bass, tenor and alto trombones. The aim is to seek to
understand the study strategies that allow the musician to perform a recital, with works by
Brazilian composers of the 20th and 21st century in the three trombones, from the preparation
and execution of the works Criação nº 2 (bass trombone), Três estudos para trombone tenor, Música para trombone nº 4 (alto trombone) and Música para trombones e Percussão (bass, tenor and alto trombones). The text presents the organology of the three trombones as well as
a brief historical contextualization (FONSECA, 2008; GUION, 2010; HERBERT, 1997). Then we bring considerations about the daily routine of studies in the bass, tenor and alto
trombones (LEITE, 2015; ROCHA, 2016; SANTOS, 2017) and the possibilities of studying
the instrument using the Social Cognitive Theory idealized by Albert Bandura (BANDURA, 1978 apud CAVALCANTI, 2009) and Deliberate Practice (ERICSSON et al., 1993). Right
after we present a contextualization about the researches about trombone in Brazil and works
that refer to the practice of doubling in a direct or indirect way, as well as we discuss this
practice through the experience of interviewed trombonists (PIERCE, 2002; REIS, 2016). Finally, we bring the experience of preparing the recital through the proposition of strategies
that served to resolve sections that presented technical difficulties in the works chosen for the recital. |
author2 |
Farias, Ranilson Bezerra de |
author_facet |
Farias, Ranilson Bezerra de Vicente, Rogério Pereira |
format |
masterThesis |
author |
Vicente, Rogério Pereira |
author_sort |
Vicente, Rogério Pereira |
title |
Aspectos técnico-interpretativos da preparação de um recital com a utilização dos trombones baixo, tenor e alto |
title_short |
Aspectos técnico-interpretativos da preparação de um recital com a utilização dos trombones baixo, tenor e alto |
title_full |
Aspectos técnico-interpretativos da preparação de um recital com a utilização dos trombones baixo, tenor e alto |
title_fullStr |
Aspectos técnico-interpretativos da preparação de um recital com a utilização dos trombones baixo, tenor e alto |
title_full_unstemmed |
Aspectos técnico-interpretativos da preparação de um recital com a utilização dos trombones baixo, tenor e alto |
title_sort |
aspectos técnico-interpretativos da preparação de um recital com a utilização dos trombones baixo, tenor e alto |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2021 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43755 |
work_keys_str_mv |
AT vicenterogeriopereira aspectostecnicointerpretativosdapreparacaodeumrecitalcomautilizacaodostrombonesbaixotenorealto |
_version_ |
1773964441367347200 |
spelling |
ri-123456789-437552022-05-02T15:51:37Z Aspectos técnico-interpretativos da preparação de um recital com a utilização dos trombones baixo, tenor e alto Vicente, Rogério Pereira Farias, Ranilson Bezerra de http://lattes.cnpq.br/2827843513390663 http://lattes.cnpq.br/1494165090933958 Ferreira, Alexandre Magno e Silva 71552510468 http://lattes.cnpq.br/5336146660627915 Aguiar, Marcos Flávio http://lattes.cnpq.br/3305903869846358 Trombone baixo, tenor e alto Prática do Doubling Preparação de recital Performance instrumental The present work investigates the technical-interpretive aspects of the preparation of a recital through the practice of doubling on the bass, tenor and alto trombones. The aim is to seek to understand the study strategies that allow the musician to perform a recital, with works by Brazilian composers of the 20th and 21st century in the three trombones, from the preparation and execution of the works Criação nº 2 (bass trombone), Três estudos para trombone tenor, Música para trombone nº 4 (alto trombone) and Música para trombones e Percussão (bass, tenor and alto trombones). The text presents the organology of the three trombones as well as a brief historical contextualization (FONSECA, 2008; GUION, 2010; HERBERT, 1997). Then we bring considerations about the daily routine of studies in the bass, tenor and alto trombones (LEITE, 2015; ROCHA, 2016; SANTOS, 2017) and the possibilities of studying the instrument using the Social Cognitive Theory idealized by Albert Bandura (BANDURA, 1978 apud CAVALCANTI, 2009) and Deliberate Practice (ERICSSON et al., 1993). Right after we present a contextualization about the researches about trombone in Brazil and works that refer to the practice of doubling in a direct or indirect way, as well as we discuss this practice through the experience of interviewed trombonists (PIERCE, 2002; REIS, 2016). Finally, we bring the experience of preparing the recital through the proposition of strategies that served to resolve sections that presented technical difficulties in the works chosen for the recital. O presente trabalho investiga os aspectos técnico-interpretativos da preparação de um recital por meio da prática do doubling nos trombones baixo, tenor e alto. O objetivo é buscar compreender as estratégias de estudo que permitam ao músico realizar um recital com obras de compositores brasileiros do século XX e XXI nos três trombones, a partir da preparação e execução das obras Criação nº 2 (trombone baixo), Três estudos para trombone tenor, Música para trombone nº 4 (trombone alto) e Música para trombones e Percussão (trombone baixo, tenor e alto). O texto apresenta a organologia dos três trombones bem como uma breve contextualização histórica (FONSECA, 2008; GUION, 2010; HERBERT, 1997). Em seguida, são apresentadas considerações sobre a rotina diária de estudos nos trombones baixo, tenor e alto (LEITE, 2015; ROCHA, 2016; SANTOS, 2017) e as possibilidades do estudo do instrumento utilizando a Teoria Social Cognitiva idealizada por Albert Bandura (BANDURA, 1978 apud CAVALCANTI, 2009) e a Prática Deliberada (ERICSSON et al., 1993). Logo após, faz-se uma contextualização sobre as pesquisas a respeito de trombone no Brasil e trabalhos que se referem à prática do doubling de maneira direta ou indireta, bem como discute-se esta prática por meio da experiência de trombonistas entrevistados (PIERCE, 2002; REIS, 2016). Por fim, relata-se a experiência de preparação do recital por meio da proposição de estratégias que serviram para a resolução de trechos que apresentaram dificuldades técnicas nas obras escolhidas para o recital. 2021-10-08T18:38:07Z 2021-10-08T18:38:07Z 2021-07-03 masterThesis VICENTE, Rogério Pereira. Aspectos técnico-interpretativos da preparação de um recital com a utilização dos trombones baixo, tenor e alto. 2021. 239f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43755 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA |