Os impactos da pandemia de Covid-19 e do isolamento social no processo de alfabetização de crianças no município de Bento Fernandes/RN

Estamos vivenciando uma situação desafiadora na educação, em função da pandemia do novo coronavírus, que demandou distanciamento social e implementação urgente do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Diante desse cenário, o ensino de línguas teve que ser repensado, redefinido e reinventado. No que tange...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Valdivino, Ednalva da Conceição Dias
Outros Autores: Costa, Alan Ricardo
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43694
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Descrição
Resumo:Estamos vivenciando uma situação desafiadora na educação, em função da pandemia do novo coronavírus, que demandou distanciamento social e implementação urgente do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Diante desse cenário, o ensino de línguas teve que ser repensado, redefinido e reinventado. No que tange ao processo de alfabetização, pode-se afirmar que as práticas de escrita, de leitura e de letramento também foram afetadas, principalmente na realidade das crianças que estão adentrando nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, o presente trabalho busca compreender quais os impactos da pandemia do Covid-19 e do isolamento social no processo de alfabetização de crianças do município de Bento Fernandes/RN. Especificamente, objetiva-se: (1) analisar a perspectiva de professoras alfabetizadoras da rede pública do município de Bento Fernandes-RN no que diz respeito às práticas docentes relacionadas à leitura e à escrita efetivadas durante a pandemia; e (2) verificar a concepção das professoras alfabetizadoras sobre o ensino remoto e os seus efeitos no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social das crianças em processo de alfabetização. A base teórica deste trabalho é composta pelas concepções de alfabetização e letramento de autoras como Emília Ferreiro (2001) e Magda Soares (2004), e conta com o respaldo de pesquisas recentes sobre ensino na pandemia e o impacto do isolamento social na aprendizagem de línguas por crianças. O caminho metodológico traçado para a realização desta pesquisa qualitativa baseia-se (1) no estudo bibliográfico da temática e (2) na realização de entrevistas através da aplicação de questionário (em formato online) com 4 professoras alfabetizadoras. O presente trabalho teve como lócus de pesquisa a Escola Municipal Maria do Carmo Gomes. Verificou-se aspectos pertinentes da realidade das professoras alfabetizadoras e de seus alunos, como os desafios e as dificuldades do processo de alfabetização. Conclui-se que, neste período de pandemia, as professoras têm conseguido desenvolver algumas atividades de alfabetização, porém, diante de muitos desafios, não há garantias de uma efetiva alfabetização de todas as crianças.