Um estudo sobre o clima organizacional na pousada MAX- Currais Novos/RN

O clima organizacional tem um papel fundamental nas organizações, pois tudo que envolve uma empresa depende da gestão voltada para o clima, tendo em vista que este está relacionado com as percepções dos funcionários em relação ao ambiente interno da empresa que, inclusive, depende de pessoas para...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Araújo, Angélica Carla de
Outros Autores: Batista, Saulo Gomes
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43601
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Descrição
Resumo:O clima organizacional tem um papel fundamental nas organizações, pois tudo que envolve uma empresa depende da gestão voltada para o clima, tendo em vista que este está relacionado com as percepções dos funcionários em relação ao ambiente interno da empresa que, inclusive, depende de pessoas para funcionar e estas precisam estar aptas para melhor exercer as funções. Se essas pessoas enxergam a empresa como sendo boa, o clima tende a ser bom, se enxergam como ruim, o clima tende a ser ruim. Por isso a importância de se estudar a percepção que determinados funcionários têm da empresa onde trabalham. Pensando assim, o presente trabalho tem como tema um estudo sobre o clima organizacional na pousada Max-Currais Novos/RN objetivando analisá-lo de acordo com a percepção dos colaboradores, tendo como objetivos específicos conhecer as percepções dos funcionários; identificar os fatores que influenciam negativamente e/ou positivamente o clima organizacional da empresa; apontar o nível de satisfação quanto ao clima na empresa. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, e as técnicas quanti-qualitativas, utilizadas na coleta e fundamentação de dados, que foi possível através de visitas à pousada Max onde foram aplicados questionários com os funcionários. A análise e discussão dos dados evidencia a satisfação que foi possível medi-la em 82%. Entretanto alguns aspectos precisam ser revistos para continuarem atendendo as necessidades e percepções positivas, tais como valorização dos funcionários, as instalações inadequadas (banheiros, vestuários), treinamentos, flexibilidade por parte da gerência, a pressão que o chefe exerce nos funcionários, a forma de tratá- los, falta de reconhecimento e o salário. Assim, sugere-se investir mais no potencial dos funcionários, demonstrando a importância deles na empresa e oportunizar crescimento e desenvolvimento profissional. Conclui-se que de modo geral a percepção foi positiva e o clima, portanto, agradável.