Qualidade na gestão escolar: estudo de caso na Escola Municipal Profª Calpúrnia Caldas de Amorim
O Presente trabalho tem como objetivo analisar o papel dos principais gestores responsáveis por acompanhar de perto a ação educativa no cotidiano escolar da EMCCAM. Para a realização desse estudo foram utilizados métodos baseados na pesquisa bibliográfica, meios eletrônicos, pesquisa de campo e a...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43553 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-43553 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-435532023-08-04T14:42:23Z Qualidade na gestão escolar: estudo de caso na Escola Municipal Profª Calpúrnia Caldas de Amorim Santos, Felipe Kelvin Silva dos. Pimenta, Iris Linhares. Souza Neto, Pio Marinheiro de. Analise desempenho. Liderança educacional. Avaliação institucional. Escola Municipal Calpurnia Caldas de Amorim - Currais Novos/RN. Administração O Presente trabalho tem como objetivo analisar o papel dos principais gestores responsáveis por acompanhar de perto a ação educativa no cotidiano escolar da EMCCAM. Para a realização desse estudo foram utilizados métodos baseados na pesquisa bibliográfica, meios eletrônicos, pesquisa de campo e aplicação de questionários, assim como, foi utilizado entrevistas, tendo ainda a mesma o caráter descritiva/qualitativo. O embasamento teórico foi uma explanação sobre avaliação institucional, a gestão escolar abordando a competência e fundamentação da gestão, como também o conceito de análise de desempenho, e uma exploração nos indicadores de qualidades na gestão, sendo eles a liderança educacional, flexibilidade e autonomia e o clima escolar. Ao final da pesquisa por meio da análise de desempenho e da avaliação institucional, identificou-se que os funcionários, estão satisfeitos com a gestão, vendo assim fatores, como uma grande liderança participativa, um papel democrático na hora de tomar decisões, entre outros; fatores esses que demonstram que a mesma exerce sua função de forma adequada aos objetivos de todos, esses indicativos são de suma importância, levando em consideração o papel dos gestores, e uma ampla qualidade. 2015-06-23T00:08:36Z 2021-10-06T11:42:34Z 2015-06-23T00:08:36Z 2021-10-06T11:42:34Z 2015 bachelorThesis 2011042610 SANTOS, Felipe Kelvin Silva dos. Qualidade na gestão escolar: estudo de caso na escola EMCCAM (Escola Municipal Calpurnia Caldas de Amorim). 2015, 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Centro de Ensino Superior do Seridó. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2015. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43553 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Administração |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Analise desempenho. Liderança educacional. Avaliação institucional. Escola Municipal Calpurnia Caldas de Amorim - Currais Novos/RN. Administração |
spellingShingle |
Analise desempenho. Liderança educacional. Avaliação institucional. Escola Municipal Calpurnia Caldas de Amorim - Currais Novos/RN. Administração Santos, Felipe Kelvin Silva dos. Qualidade na gestão escolar: estudo de caso na Escola Municipal Profª Calpúrnia Caldas de Amorim |
description |
O Presente trabalho tem como objetivo analisar o papel dos principais gestores responsáveis
por acompanhar de perto a ação educativa no cotidiano escolar da EMCCAM. Para a
realização desse estudo foram utilizados métodos baseados na pesquisa bibliográfica, meios
eletrônicos, pesquisa de campo e aplicação de questionários, assim como, foi utilizado
entrevistas, tendo ainda a mesma o caráter descritiva/qualitativo. O embasamento teórico foi
uma explanação sobre avaliação institucional, a gestão escolar abordando a competência e
fundamentação da gestão, como também o conceito de análise de desempenho, e uma
exploração nos indicadores de qualidades na gestão, sendo eles a liderança educacional,
flexibilidade e autonomia e o clima escolar. Ao final da pesquisa por meio da análise de
desempenho e da avaliação institucional, identificou-se que os funcionários, estão satisfeitos
com a gestão, vendo assim fatores, como uma grande liderança participativa, um papel
democrático na hora de tomar decisões, entre outros; fatores esses que demonstram que a
mesma exerce sua função de forma adequada aos objetivos de todos, esses indicativos são de
suma importância, levando em consideração o papel dos gestores, e uma ampla qualidade. |
author2 |
Pimenta, Iris Linhares. |
author_facet |
Pimenta, Iris Linhares. Santos, Felipe Kelvin Silva dos. |
format |
bachelorThesis |
author |
Santos, Felipe Kelvin Silva dos. |
author_sort |
Santos, Felipe Kelvin Silva dos. |
title |
Qualidade na gestão escolar: estudo de caso na Escola Municipal Profª Calpúrnia Caldas de Amorim |
title_short |
Qualidade na gestão escolar: estudo de caso na Escola Municipal Profª Calpúrnia Caldas de Amorim |
title_full |
Qualidade na gestão escolar: estudo de caso na Escola Municipal Profª Calpúrnia Caldas de Amorim |
title_fullStr |
Qualidade na gestão escolar: estudo de caso na Escola Municipal Profª Calpúrnia Caldas de Amorim |
title_full_unstemmed |
Qualidade na gestão escolar: estudo de caso na Escola Municipal Profª Calpúrnia Caldas de Amorim |
title_sort |
qualidade na gestão escolar: estudo de caso na escola municipal profª calpúrnia caldas de amorim |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2015 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43553 |
work_keys_str_mv |
AT santosfelipekelvinsilvados qualidadenagestaoescolarestudodecasonaescolamunicipalprofacalpurniacaldasdeamorim |
_version_ |
1774866094556708864 |