Qualidade na gestão escolar: estudo de caso na Escola Municipal Profª Calpúrnia Caldas de Amorim

O Presente trabalho tem como objetivo analisar o papel dos principais gestores responsáveis por acompanhar de perto a ação educativa no cotidiano escolar da EMCCAM. Para a realização desse estudo foram utilizados métodos baseados na pesquisa bibliográfica, meios eletrônicos, pesquisa de campo e a...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Santos, Felipe Kelvin Silva dos.
Outros Autores: Pimenta, Iris Linhares.
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43553
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-43553
record_format dspace
spelling ri-123456789-435532023-08-04T14:42:23Z Qualidade na gestão escolar: estudo de caso na Escola Municipal Profª Calpúrnia Caldas de Amorim Santos, Felipe Kelvin Silva dos. Pimenta, Iris Linhares. Souza Neto, Pio Marinheiro de. Analise desempenho. Liderança educacional. Avaliação institucional. Escola Municipal Calpurnia Caldas de Amorim - Currais Novos/RN. Administração O Presente trabalho tem como objetivo analisar o papel dos principais gestores responsáveis por acompanhar de perto a ação educativa no cotidiano escolar da EMCCAM. Para a realização desse estudo foram utilizados métodos baseados na pesquisa bibliográfica, meios eletrônicos, pesquisa de campo e aplicação de questionários, assim como, foi utilizado entrevistas, tendo ainda a mesma o caráter descritiva/qualitativo. O embasamento teórico foi uma explanação sobre avaliação institucional, a gestão escolar abordando a competência e fundamentação da gestão, como também o conceito de análise de desempenho, e uma exploração nos indicadores de qualidades na gestão, sendo eles a liderança educacional, flexibilidade e autonomia e o clima escolar. Ao final da pesquisa por meio da análise de desempenho e da avaliação institucional, identificou-se que os funcionários, estão satisfeitos com a gestão, vendo assim fatores, como uma grande liderança participativa, um papel democrático na hora de tomar decisões, entre outros; fatores esses que demonstram que a mesma exerce sua função de forma adequada aos objetivos de todos, esses indicativos são de suma importância, levando em consideração o papel dos gestores, e uma ampla qualidade. 2015-06-23T00:08:36Z 2021-10-06T11:42:34Z 2015-06-23T00:08:36Z 2021-10-06T11:42:34Z 2015 bachelorThesis 2011042610 SANTOS, Felipe Kelvin Silva dos. Qualidade na gestão escolar: estudo de caso na escola EMCCAM (Escola Municipal Calpurnia Caldas de Amorim). 2015, 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Centro de Ensino Superior do Seridó. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2015. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43553 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Administração
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Analise desempenho.
Liderança educacional.
Avaliação institucional.
Escola Municipal Calpurnia Caldas de Amorim - Currais Novos/RN.
Administração
spellingShingle Analise desempenho.
Liderança educacional.
Avaliação institucional.
Escola Municipal Calpurnia Caldas de Amorim - Currais Novos/RN.
Administração
Santos, Felipe Kelvin Silva dos.
Qualidade na gestão escolar: estudo de caso na Escola Municipal Profª Calpúrnia Caldas de Amorim
description O Presente trabalho tem como objetivo analisar o papel dos principais gestores responsáveis por acompanhar de perto a ação educativa no cotidiano escolar da EMCCAM. Para a realização desse estudo foram utilizados métodos baseados na pesquisa bibliográfica, meios eletrônicos, pesquisa de campo e aplicação de questionários, assim como, foi utilizado entrevistas, tendo ainda a mesma o caráter descritiva/qualitativo. O embasamento teórico foi uma explanação sobre avaliação institucional, a gestão escolar abordando a competência e fundamentação da gestão, como também o conceito de análise de desempenho, e uma exploração nos indicadores de qualidades na gestão, sendo eles a liderança educacional, flexibilidade e autonomia e o clima escolar. Ao final da pesquisa por meio da análise de desempenho e da avaliação institucional, identificou-se que os funcionários, estão satisfeitos com a gestão, vendo assim fatores, como uma grande liderança participativa, um papel democrático na hora de tomar decisões, entre outros; fatores esses que demonstram que a mesma exerce sua função de forma adequada aos objetivos de todos, esses indicativos são de suma importância, levando em consideração o papel dos gestores, e uma ampla qualidade.
author2 Pimenta, Iris Linhares.
author_facet Pimenta, Iris Linhares.
Santos, Felipe Kelvin Silva dos.
format bachelorThesis
author Santos, Felipe Kelvin Silva dos.
author_sort Santos, Felipe Kelvin Silva dos.
title Qualidade na gestão escolar: estudo de caso na Escola Municipal Profª Calpúrnia Caldas de Amorim
title_short Qualidade na gestão escolar: estudo de caso na Escola Municipal Profª Calpúrnia Caldas de Amorim
title_full Qualidade na gestão escolar: estudo de caso na Escola Municipal Profª Calpúrnia Caldas de Amorim
title_fullStr Qualidade na gestão escolar: estudo de caso na Escola Municipal Profª Calpúrnia Caldas de Amorim
title_full_unstemmed Qualidade na gestão escolar: estudo de caso na Escola Municipal Profª Calpúrnia Caldas de Amorim
title_sort qualidade na gestão escolar: estudo de caso na escola municipal profª calpúrnia caldas de amorim
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2015
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43553
work_keys_str_mv AT santosfelipekelvinsilvados qualidadenagestaoescolarestudodecasonaescolamunicipalprofacalpurniacaldasdeamorim
_version_ 1774866094556708864