Qualidade na gestão escolar: estudo de caso na Escola Municipal Profª Calpúrnia Caldas de Amorim
O Presente trabalho tem como objetivo analisar o papel dos principais gestores responsáveis por acompanhar de perto a ação educativa no cotidiano escolar da EMCCAM. Para a realização desse estudo foram utilizados métodos baseados na pesquisa bibliográfica, meios eletrônicos, pesquisa de campo e a...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43553 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | O Presente trabalho tem como objetivo analisar o papel dos principais gestores responsáveis
por acompanhar de perto a ação educativa no cotidiano escolar da EMCCAM. Para a
realização desse estudo foram utilizados métodos baseados na pesquisa bibliográfica, meios
eletrônicos, pesquisa de campo e aplicação de questionários, assim como, foi utilizado
entrevistas, tendo ainda a mesma o caráter descritiva/qualitativo. O embasamento teórico foi
uma explanação sobre avaliação institucional, a gestão escolar abordando a competência e
fundamentação da gestão, como também o conceito de análise de desempenho, e uma
exploração nos indicadores de qualidades na gestão, sendo eles a liderança educacional,
flexibilidade e autonomia e o clima escolar. Ao final da pesquisa por meio da análise de
desempenho e da avaliação institucional, identificou-se que os funcionários, estão satisfeitos
com a gestão, vendo assim fatores, como uma grande liderança participativa, um papel
democrático na hora de tomar decisões, entre outros; fatores esses que demonstram que a
mesma exerce sua função de forma adequada aos objetivos de todos, esses indicativos são de
suma importância, levando em consideração o papel dos gestores, e uma ampla qualidade. |
---|