Qualidade na gestão escolar: estudo de caso na Escola Municipal Profª Calpúrnia Caldas de Amorim

O Presente trabalho tem como objetivo analisar o papel dos principais gestores responsáveis por acompanhar de perto a ação educativa no cotidiano escolar da EMCCAM. Para a realização desse estudo foram utilizados métodos baseados na pesquisa bibliográfica, meios eletrônicos, pesquisa de campo e a...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Santos, Felipe Kelvin Silva dos.
Outros Autores: Pimenta, Iris Linhares.
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43553
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O Presente trabalho tem como objetivo analisar o papel dos principais gestores responsáveis por acompanhar de perto a ação educativa no cotidiano escolar da EMCCAM. Para a realização desse estudo foram utilizados métodos baseados na pesquisa bibliográfica, meios eletrônicos, pesquisa de campo e aplicação de questionários, assim como, foi utilizado entrevistas, tendo ainda a mesma o caráter descritiva/qualitativo. O embasamento teórico foi uma explanação sobre avaliação institucional, a gestão escolar abordando a competência e fundamentação da gestão, como também o conceito de análise de desempenho, e uma exploração nos indicadores de qualidades na gestão, sendo eles a liderança educacional, flexibilidade e autonomia e o clima escolar. Ao final da pesquisa por meio da análise de desempenho e da avaliação institucional, identificou-se que os funcionários, estão satisfeitos com a gestão, vendo assim fatores, como uma grande liderança participativa, um papel democrático na hora de tomar decisões, entre outros; fatores esses que demonstram que a mesma exerce sua função de forma adequada aos objetivos de todos, esses indicativos são de suma importância, levando em consideração o papel dos gestores, e uma ampla qualidade.