A importância das estratégias de marketing: um estudo na Rede Fácil Construir no estado do Rio Grande do Norte

Diante às inúmeras dificuldades encontradas por pequenas empresas no mercado, surge a ideia do associativismo, também representado por redes associativas onde se busca fortalecimento e desenvolvimento competitivo através da união de empresas do mesmo ramo, como exemplo neste trabalho a Rede Fácil Co...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Cortez, Mayara Polianna de Araújo
Outros Autores: Cruz, Karla Dayane Bezerra
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
4Ps
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43498
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-43498
record_format dspace
spelling ri-123456789-434982023-08-11T16:24:17Z A importância das estratégias de marketing: um estudo na Rede Fácil Construir no estado do Rio Grande do Norte Cortez, Mayara Polianna de Araújo Cruz, Karla Dayane Bezerra Marketing Comunicação 4Ps Administração Diante às inúmeras dificuldades encontradas por pequenas empresas no mercado, surge a ideia do associativismo, também representado por redes associativas onde se busca fortalecimento e desenvolvimento competitivo através da união de empresas do mesmo ramo, como exemplo neste trabalho a Rede Fácil Construir do ramo de materiais de construção. Dessa forma, o propósito deste estudo foi identificar a importância e funcionalidade das ações e estratégias de marketing em uma Rede Associativa, no qual identificava a aplicabilidade e funcionalidade das ações de marketing propostas pela Rede Fácil Construir às suas lojas associadas, mais especificamente as da região do Seridó. No total foram investigadas 13 lojas no período de março a abril do ano de 2016, tendo como instrumento de coleto um questionário, com o intuito de auxiliar o melhor desenvolvimento e eficácia das ações de marketing aplicadas. Tendo como base a visão de teóricos como Cobra (2007), Kotler (2003), Las Casas (2009), Balestrin e Verchoore (2008) entre outros que fundamentam as ideias deste trabalho, a pesquisa, feita de forma exploratória descritiva destacou as vantagens do uso do marketing de maneira conjunta e padronizada de sua marca e suas campanhas promocionais. Mediante análise dos dados através dos gráficos resultantes da pesquisa, pode-se avaliar que o trabalho do marketing dessa maneira padronizada, fortalece o grupo como um todo, uma vez que alcança o objetivo de aumentar a visibilidade no mercado, atrair clientes às lojas aumentando consequentemente o potencial das vendas, pois a diversidade de mídias utilizadas proporcionam resultados positivos ao conseguir uma boa comunicação com os clientes das diversas lojas do grupo. Diante dos resultados desta pesquisa, na qual se pode compreender a importância que tem o marketing na visão do empresário associado, pode-se perceber como consideração final, o quão importante se mostra a boa comunicação com o cliente, a importância de um trabalho especializado realizado de maneira democrática diante de um grupo de lojas que apesar de opiniões e pensamentos distintos, trabalham com objetivos em comum, que é fortalecer o grupo como um todo. 2016-06-07T19:54:42Z 2021-10-06T11:40:52Z 2016-06-07T19:54:42Z 2021-10-06T11:40:52Z 2016 bachelorThesis 2012906609 CORTEZ, Mayara Polianna de Araújo. A Importância das estratégias de marketing: na Rede Fácil Construir no estado do Rio Grande do Norte. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte , Currais Novos, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43498 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Administração
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Marketing
Comunicação
4Ps
Administração
spellingShingle Marketing
Comunicação
4Ps
Administração
Cortez, Mayara Polianna de Araújo
A importância das estratégias de marketing: um estudo na Rede Fácil Construir no estado do Rio Grande do Norte
description Diante às inúmeras dificuldades encontradas por pequenas empresas no mercado, surge a ideia do associativismo, também representado por redes associativas onde se busca fortalecimento e desenvolvimento competitivo através da união de empresas do mesmo ramo, como exemplo neste trabalho a Rede Fácil Construir do ramo de materiais de construção. Dessa forma, o propósito deste estudo foi identificar a importância e funcionalidade das ações e estratégias de marketing em uma Rede Associativa, no qual identificava a aplicabilidade e funcionalidade das ações de marketing propostas pela Rede Fácil Construir às suas lojas associadas, mais especificamente as da região do Seridó. No total foram investigadas 13 lojas no período de março a abril do ano de 2016, tendo como instrumento de coleto um questionário, com o intuito de auxiliar o melhor desenvolvimento e eficácia das ações de marketing aplicadas. Tendo como base a visão de teóricos como Cobra (2007), Kotler (2003), Las Casas (2009), Balestrin e Verchoore (2008) entre outros que fundamentam as ideias deste trabalho, a pesquisa, feita de forma exploratória descritiva destacou as vantagens do uso do marketing de maneira conjunta e padronizada de sua marca e suas campanhas promocionais. Mediante análise dos dados através dos gráficos resultantes da pesquisa, pode-se avaliar que o trabalho do marketing dessa maneira padronizada, fortalece o grupo como um todo, uma vez que alcança o objetivo de aumentar a visibilidade no mercado, atrair clientes às lojas aumentando consequentemente o potencial das vendas, pois a diversidade de mídias utilizadas proporcionam resultados positivos ao conseguir uma boa comunicação com os clientes das diversas lojas do grupo. Diante dos resultados desta pesquisa, na qual se pode compreender a importância que tem o marketing na visão do empresário associado, pode-se perceber como consideração final, o quão importante se mostra a boa comunicação com o cliente, a importância de um trabalho especializado realizado de maneira democrática diante de um grupo de lojas que apesar de opiniões e pensamentos distintos, trabalham com objetivos em comum, que é fortalecer o grupo como um todo.
author2 Cruz, Karla Dayane Bezerra
author_facet Cruz, Karla Dayane Bezerra
Cortez, Mayara Polianna de Araújo
format bachelorThesis
author Cortez, Mayara Polianna de Araújo
author_sort Cortez, Mayara Polianna de Araújo
title A importância das estratégias de marketing: um estudo na Rede Fácil Construir no estado do Rio Grande do Norte
title_short A importância das estratégias de marketing: um estudo na Rede Fácil Construir no estado do Rio Grande do Norte
title_full A importância das estratégias de marketing: um estudo na Rede Fácil Construir no estado do Rio Grande do Norte
title_fullStr A importância das estratégias de marketing: um estudo na Rede Fácil Construir no estado do Rio Grande do Norte
title_full_unstemmed A importância das estratégias de marketing: um estudo na Rede Fácil Construir no estado do Rio Grande do Norte
title_sort importância das estratégias de marketing: um estudo na rede fácil construir no estado do rio grande do norte
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43498
work_keys_str_mv AT cortezmayarapoliannadearaujo aimportanciadasestrategiasdemarketingumestudonaredefacilconstruirnoestadodoriograndedonorte
AT cortezmayarapoliannadearaujo importanciadasestrategiasdemarketingumestudonaredefacilconstruirnoestadodoriograndedonorte
_version_ 1774866259682263040