Inadimplência e recuperação de crédito: identificando dificuldades no processo de cobrança

Em tempos de crise, uma das principais preocupações das organizações é a inadimplência. Desta forma, a realização de ações que viabilizem a cobrança de débitos juntos a clientela é de suma importância para a sobrevivência organizacional. Em muitos casos as empresas credoras contratam outras organiza...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Miranda, João Paulo
Outros Autores: Souza neto, Pio Marinheiro de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43471
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Em tempos de crise, uma das principais preocupações das organizações é a inadimplência. Desta forma, a realização de ações que viabilizem a cobrança de débitos juntos a clientela é de suma importância para a sobrevivência organizacional. Em muitos casos as empresas credoras contratam outras organizações especializadas no ramo para representa-las neste processo de recuperação de crédito. É neste mercado que atua a Medeiros e Simas Assessoria e Consultoria, alvo da pesquisa. O presente estudo mapear os processos de internos de cobrança para posteriormente identificar as principais falhas que travam esse processo. Também apresenta sugestões de melhorias, pautadas na investigação desses processos e na compreensão dos mesmos. Essa identificação e compreensão se deram por meio da realização de entrevistas com os colaboradores que executam os processos e os resultados demonstraram a fragilidade de alguns deles. Os resultados permitem contribuir para possíveis melhorias organizacionais no que diz respeito ao processo de recuperação de crédito