Análise numérica de seção de compressão de demonstrador de tecnologia scramjet

O uso da tecnologia scramjet é visto atualmente no setor aeroespacial como uma aplicação promissora na área de hipersônica. As principais vantagem desse sistema comparado aos atuais sistemas de propulsão espacial sao a não necessidade de tranporte do oxidante, o que propicia uma redução do peso do v...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Araújo, Jonatha Wallace da Silva
Outros Autores: Toro, Paulo Gilberto de Paula
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42985
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Descrição
Resumo:O uso da tecnologia scramjet é visto atualmente no setor aeroespacial como uma aplicação promissora na área de hipersônica. As principais vantagem desse sistema comparado aos atuais sistemas de propulsão espacial sao a não necessidade de tranporte do oxidante, o que propicia uma redução do peso do veículo, e um impulso específico maior que os sistemas motores foguetes convencionais. Motores scramjet são motores aeronáuticos sem partes móveis, que utilizam a parte frontal da estrutura para comprimir e desacelerar o escoamento da corrente livre para ser conduzido à câmara de combustão nas condições necessárias para que uma combustão ocorra em velocidade supersônica e na temperatura de ignição do combustível. O presente trabalho consiste numa análise aerotermodinâmica da seção de compressão de um demonstrador tecnológico scramjet projetado para realização de voo atmosférico à altitude de 30 km a uma velocidade correspondente a número de Mach 6,8. O desenvolvimento preliminar de veículos hipersônicos pode ser realizado por meio da metodologia analítica, investigação experimental ou utilização de simulação numérica. No presente trabalho as metodologias analítica e simulação numérica são usadas. A metodologia analítica utilizou a teoria de ondas de choque oblíquas planas, enquanto a simulação numérica foi desenvolvida com o uso do software comercial FLUENT – ANSYS.