Realidade Virtual como ferramenta inserida à Educação
Impulsionada pelo cenário de pandemia atual enfrentado pelo mundo, a busca por meios alternativos de se transmitir conhecimento se mostra cada vez mais relevante, com as novas tecnologias tendo papel determinante nesse caminho de transição que diversos setores estão passando em virtude das transform...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42940 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42940 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-429402021-10-05T15:57:52Z Realidade Virtual como ferramenta inserida à Educação Souza, Andrey Felipe R. de Lima, Carlos Magno de Lima, Carlos Magno de Lima, Carlos Magno de Arantes Jr, João Carlos Queiroz, William Fernandes de VR Imersão Educação Ensino a distância Pandemia Impulsionada pelo cenário de pandemia atual enfrentado pelo mundo, a busca por meios alternativos de se transmitir conhecimento se mostra cada vez mais relevante, com as novas tecnologias tendo papel determinante nesse caminho de transição que diversos setores estão passando em virtude das transformações sociais em curso, com isso as tecnologias de realidade estendida se mostram como ótimos vetores de aprendizado devido a toda a imersão sensitiva proporcionada, facilitando a absorção de determinados conteúdos seja pela apresentação mais clara e “palpável”, ou pela tendência maior de se manter a atenção dos alunos em um conteúdo por estarem inseridos num ambiente virtual. No presente artigo buscaremos apresentar e discutir os conceitos das chamadas realidades estendidas (XR, sigla do termo no inglês), que englobam tanto a realidade virtual (VR), quanto a realidade aumentada (AR) e também a mescla de ambas, conhecida por realidade mista (MR). Além disso, abordaremos o funcionamento dessas tecnologias, como já se aplicam em diferentes áreas, e por meio de uma análise sistemática compreender os resultados que alguns estudos já tem apresentado sobre o tema e as possibilidades no âmbito da educação, além de fazer considerações também quanto ao momento atual onde o ensino a distância tem se tornado tão relevante. Por fim, apresentamos os benefícios e desafios a serem enfrentados para uma possível utilização em maior escala, assim como para a adaptação de alunos e educadores, levando em conta a gama extensa de perfis sociais. Impulsionada pelo cenário de pandemia atual enfrentado pelo mundo, a busca por meios alternativos de se transmitir conhecimento se mostra cada vez mais relevante, com as novas tecnologias tendo papel determinante nesse caminho de transição que diversos setores estão passando em virtude das transformações sociais em curso, com isso as tecnologias de realidade estendida se mostram como ótimos vetores de aprendizado devido a toda a imersão sensitiva proporcionada, facilitando a absorção de determinados conteúdos seja pela apresentação mais clara e “palpável”, ou pela tendência maior de se manter a atenção dos alunos em um conteúdo por estarem inseridos num ambiente virtual. No presente artigo buscaremos apresentar e discutir os conceitos das chamadas realidades estendidas (XR, sigla do termo no inglês), que englobam tanto a realidade virtual (VR), quanto a realidade aumentada (AR) e também a mescla de ambas, conhecida por realidade mista (MR). Além disso, abordaremos o funcionamento dessas tecnologias, como já se aplicam em diferentes áreas, e por meio de uma análise sistemática compreender os resultados que alguns estudos já tem apresentado sobre o tema e as possibilidades no âmbito da educação, além de fazer considerações também quanto ao momento atual onde o ensino a distância tem se tornado tão relevante. Por fim, apresentamos os benefícios e desafios a serem enfrentados para uma possível utilização em maior escala, assim como para a adaptação de alunos e educadores, levando em conta a gama extensa de perfis sociais. 2020-12-15T12:56:49Z 2021-10-05T15:57:52Z 2020-12-15T12:56:49Z 2021-10-05T15:57:52Z 2020-12-02 bachelorThesis 20180009190 2343264 SOUZA, Andrey Felipe Rolim de; LIMA, Carlos Magno de. Realidade Virtual como ferramenta inserida à Educação. 2020. 7 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42940 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Engenharia Mecânica |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
VR Imersão Educação Ensino a distância Pandemia |
spellingShingle |
VR Imersão Educação Ensino a distância Pandemia Souza, Andrey Felipe R. de Lima, Carlos Magno de Realidade Virtual como ferramenta inserida à Educação |
description |
Impulsionada pelo cenário de pandemia atual enfrentado pelo mundo, a busca por meios alternativos de se transmitir conhecimento se mostra cada vez mais relevante, com as novas tecnologias tendo papel determinante nesse caminho de transição que diversos setores estão passando em virtude das transformações sociais em curso, com isso as tecnologias de realidade estendida se mostram como ótimos
vetores de aprendizado devido a toda a imersão sensitiva proporcionada, facilitando a absorção de
determinados conteúdos seja pela apresentação mais clara e “palpável”, ou pela tendência maior de se manter a atenção dos alunos em um conteúdo por estarem inseridos num ambiente virtual. No presente artigo buscaremos apresentar e discutir os conceitos das chamadas realidades estendidas (XR, sigla do termo no inglês), que englobam tanto a realidade virtual (VR), quanto a realidade aumentada (AR) e também a mescla de ambas, conhecida por realidade mista (MR). Além disso, abordaremos o funcionamento dessas tecnologias, como já se aplicam em diferentes áreas, e por meio de uma análise sistemática compreender os resultados que alguns estudos já tem apresentado sobre o tema e as possibilidades no âmbito da educação, além de fazer considerações também quanto ao momento atual onde o ensino a distância tem se tornado tão relevante. Por fim, apresentamos os benefícios e desafios a serem enfrentados para uma possível utilização em maior escala, assim como para a adaptação de alunos e educadores, levando em conta a gama extensa de perfis sociais. |
author2 |
Lima, Carlos Magno de |
author_facet |
Lima, Carlos Magno de Souza, Andrey Felipe R. de Lima, Carlos Magno de |
format |
bachelorThesis |
author |
Souza, Andrey Felipe R. de Lima, Carlos Magno de |
author_sort |
Souza, Andrey Felipe R. de |
title |
Realidade Virtual como ferramenta inserida à Educação |
title_short |
Realidade Virtual como ferramenta inserida à Educação |
title_full |
Realidade Virtual como ferramenta inserida à Educação |
title_fullStr |
Realidade Virtual como ferramenta inserida à Educação |
title_full_unstemmed |
Realidade Virtual como ferramenta inserida à Educação |
title_sort |
realidade virtual como ferramenta inserida à educação |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2020 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42940 |
work_keys_str_mv |
AT souzaandreyfeliperde realidadevirtualcomoferramentainseridaaeducacao AT limacarlosmagnode realidadevirtualcomoferramentainseridaaeducacao |
_version_ |
1773963067645755392 |