Análise de sentimentos da população brasileira em relação a eleição presidencial de 2018 através da rede social Twitter

With the technological advance and the arrival of web 2.0, has became commonplace to use social networks for various purposes, between them politics and expressing opinions. In this context a great amount of data is formed every day, something that intensifies in the electoral periods. In parallel t...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Pereira, Janailton Galvão
Outros Autores: Rabelo, Humberto
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42854
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42854
record_format dspace
spelling ri-123456789-428542021-10-05T15:39:10Z Análise de sentimentos da população brasileira em relação a eleição presidencial de 2018 através da rede social Twitter Pereira, Janailton Galvão Rabelo, Humberto Medeiros, Angélica Felix Rabelo, Danieli Silva de Souza Mineração de dados textuais Análise de sentimentos Predição eleitoral Twitter (Rede social on-line) Previsão eleitoral Avaliação do comportamento With the technological advance and the arrival of web 2.0, has became commonplace to use social networks for various purposes, between them politics and expressing opinions. In this context a great amount of data is formed every day, something that intensifies in the electoral periods. In parallel to this, until the present day the traditional electoral surveys of fields are performed, and their results are periodical, leaving a gap of days without this information that is of extreme importance. The present work, searches through the mining of textual data and sentiment analysis, to map the popularity of the candidates for the presidency of the Republic of Brazil 2018 based on publications present in the social network Twitter during the electoral period, after that to verify relationship between the support demonstrated in the social media and the performance obtained in the election results and in electoral surveys of the time, thus assessing the viability or not of the network as a low cost and time prediction tool. Com o avanço tecnológico e a chegada da web 2.0, tornou-se corriqueiro o uso das rede sociais para diversos fins, entre eles debater política e expor opinião. Nesse contexto um grande volume de dados se forma todos os dias, algo que se intensifica nos períodos eleitorais. Em paralelo a isso, até os dias de hoje são realizadas as tradicionais pesquisas eleitorais de campo que demandam bastante tempo e dinheiro para serem produzidas, além disso suas publicações são periódicas deixando uma lacuna de dias sem essas informações que são de extrema importância. O presente trabalho busca através da mineração de dados textuais e análise de sentimentos, mapear a popularidade dos candidatos à presidência da república do Brasil 2018 com base em publicações presentes na rede social Twitter durante o período eleitoral, após isso aferir relação entre o apoio demonstrado na mídia social e o desempenho obtido no resultado da eleição e em pesquisas eleitorais da época, podendo assim avaliar a viabilidade ou não da rede como uma ferramenta de predição eleitoral de baixo custo e tempo. 2019-09-12T11:15:11Z 2021-10-05T15:39:09Z 2019-09-12T11:15:11Z 2021-10-05T15:39:09Z 2019-06-26 bachelorThesis 2015041980 PEREIRA, Janailton Galvão. Análise de sentimentos da população brasileira em relação a eleição presidencial de 2018 através da rede social Twitter. Caicó, RN: 2019. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ensino Superior do Seridó. Departamento de Computação e Tecnologia. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42854 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Sistemas de Informação
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Mineração de dados textuais
Análise de sentimentos
Predição eleitoral
Twitter (Rede social on-line)
Previsão eleitoral
Avaliação do comportamento
spellingShingle Mineração de dados textuais
Análise de sentimentos
Predição eleitoral
Twitter (Rede social on-line)
Previsão eleitoral
Avaliação do comportamento
Pereira, Janailton Galvão
Análise de sentimentos da população brasileira em relação a eleição presidencial de 2018 através da rede social Twitter
description With the technological advance and the arrival of web 2.0, has became commonplace to use social networks for various purposes, between them politics and expressing opinions. In this context a great amount of data is formed every day, something that intensifies in the electoral periods. In parallel to this, until the present day the traditional electoral surveys of fields are performed, and their results are periodical, leaving a gap of days without this information that is of extreme importance. The present work, searches through the mining of textual data and sentiment analysis, to map the popularity of the candidates for the presidency of the Republic of Brazil 2018 based on publications present in the social network Twitter during the electoral period, after that to verify relationship between the support demonstrated in the social media and the performance obtained in the election results and in electoral surveys of the time, thus assessing the viability or not of the network as a low cost and time prediction tool.
author2 Rabelo, Humberto
author_facet Rabelo, Humberto
Pereira, Janailton Galvão
format bachelorThesis
author Pereira, Janailton Galvão
author_sort Pereira, Janailton Galvão
title Análise de sentimentos da população brasileira em relação a eleição presidencial de 2018 através da rede social Twitter
title_short Análise de sentimentos da população brasileira em relação a eleição presidencial de 2018 através da rede social Twitter
title_full Análise de sentimentos da população brasileira em relação a eleição presidencial de 2018 através da rede social Twitter
title_fullStr Análise de sentimentos da população brasileira em relação a eleição presidencial de 2018 através da rede social Twitter
title_full_unstemmed Análise de sentimentos da população brasileira em relação a eleição presidencial de 2018 através da rede social Twitter
title_sort análise de sentimentos da população brasileira em relação a eleição presidencial de 2018 através da rede social twitter
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2019
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42854
work_keys_str_mv AT pereirajanailtongalvao analisedesentimentosdapopulacaobrasileiraemrelacaoaeleicaopresidencialde2018atravesdaredesocialtwitter
_version_ 1773962128961568768