A propriedade intelectual, a internet, as novas mídias e seus usuários: sobre a necessidade de alcançar um equilíbrio no direito e nas relações de mercado
Este artigo tem o objetivo de estabelecer uma conexão entre as críticas ao sistema de proteção à propriedade intelectual, o poder de escolha e divulgação dados aos consumidores com a internet e as transformações que isso causou no mercado, com uma ênfase nos produtos que trazem para a vivência do...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42749 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42749 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-427492021-10-05T15:20:44Z A propriedade intelectual, a internet, as novas mídias e seus usuários: sobre a necessidade de alcançar um equilíbrio no direito e nas relações de mercado Ho, Ingrid Bárbara Ramos Dantas, Thomas Kefas de Souza Dantas, Thomas Kefas de Souza Silva, Ana Marília Dutra Ferreira da Brito, Luísa Medeiros propriedade intelectual internet software livre copyleft pirataria Este artigo tem o objetivo de estabelecer uma conexão entre as críticas ao sistema de proteção à propriedade intelectual, o poder de escolha e divulgação dados aos consumidores com a internet e as transformações que isso causou no mercado, com uma ênfase nos produtos que trazem para a vivência dos leigos a discussão sobre esses direitos, o da indústria de entretenimento. Vamos questionar se a proteção à atividade criativa não se estendeu muito além dessa intenção inicial, passando a ser um obstáculo à inovação e ao acesso ao conhecimento, em nome do interesse de uma minoria, mesmo entre os próprios detentores dos direitos de propriedade intelectual, que realmente lucra com essa extensão. Nesse contexto, vamos tratar sobre o software livre, o copyleft e a pirataria. A finalidade é usar esses movimentos como uma amostragem das atitudes que demonstram a vontade do público de democratizar o acesso à informação e à cultura, como uma atitude política contra leis que protegem principalmente o direito ao lucro em detrimento do interesse público e os efeitos que eles causaram no mercado nos últimos anos. Os dados foram coletados da literatura disponível sobre o assunto, em livros, artigos e, principalmente, a internet, para fatos mais recentes e cuja presença na doutrina é escassa, demonstrando seu poder de informar e contribuir com a construção de novas formas de pensamento. 2016-01-25T13:30:44Z 2021-10-05T15:20:43Z 2016-01-25T13:30:44Z 2021-10-05T15:20:43Z 2015 bachelorThesis 2013024470 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42749 pt_BR openAccess application/octet-stream Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Direito |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
propriedade intelectual internet software livre copyleft pirataria |
spellingShingle |
propriedade intelectual internet software livre copyleft pirataria Ho, Ingrid Bárbara Ramos A propriedade intelectual, a internet, as novas mídias e seus usuários: sobre a necessidade de alcançar um equilíbrio no direito e nas relações de mercado |
description |
Este artigo tem o objetivo de estabelecer uma conexão entre as críticas ao sistema de proteção
à propriedade intelectual, o poder de escolha e divulgação dados aos consumidores com a
internet e as transformações que isso causou no mercado, com uma ênfase nos produtos que
trazem para a vivência dos leigos a discussão sobre esses direitos, o da indústria de
entretenimento. Vamos questionar se a proteção à atividade criativa não se estendeu muito
além dessa intenção inicial, passando a ser um obstáculo à inovação e ao acesso ao
conhecimento, em nome do interesse de uma minoria, mesmo entre os próprios detentores dos
direitos de propriedade intelectual, que realmente lucra com essa extensão. Nesse contexto,
vamos tratar sobre o software livre, o copyleft e a pirataria. A finalidade é usar esses
movimentos como uma amostragem das atitudes que demonstram a vontade do público de
democratizar o acesso à informação e à cultura, como uma atitude política contra leis que
protegem principalmente o direito ao lucro em detrimento do interesse público e os efeitos
que eles causaram no mercado nos últimos anos. Os dados foram coletados da literatura
disponível sobre o assunto, em livros, artigos e, principalmente, a internet, para fatos mais
recentes e cuja presença na doutrina é escassa, demonstrando seu poder de informar e
contribuir com a construção de novas formas de pensamento. |
author2 |
Dantas, Thomas Kefas de Souza |
author_facet |
Dantas, Thomas Kefas de Souza Ho, Ingrid Bárbara Ramos |
format |
bachelorThesis |
author |
Ho, Ingrid Bárbara Ramos |
author_sort |
Ho, Ingrid Bárbara Ramos |
title |
A propriedade intelectual, a internet, as novas mídias e seus usuários: sobre a necessidade de alcançar um equilíbrio no direito e nas relações de mercado |
title_short |
A propriedade intelectual, a internet, as novas mídias e seus usuários: sobre a necessidade de alcançar um equilíbrio no direito e nas relações de mercado |
title_full |
A propriedade intelectual, a internet, as novas mídias e seus usuários: sobre a necessidade de alcançar um equilíbrio no direito e nas relações de mercado |
title_fullStr |
A propriedade intelectual, a internet, as novas mídias e seus usuários: sobre a necessidade de alcançar um equilíbrio no direito e nas relações de mercado |
title_full_unstemmed |
A propriedade intelectual, a internet, as novas mídias e seus usuários: sobre a necessidade de alcançar um equilíbrio no direito e nas relações de mercado |
title_sort |
propriedade intelectual, a internet, as novas mídias e seus usuários: sobre a necessidade de alcançar um equilíbrio no direito e nas relações de mercado |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2016 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42749 |
work_keys_str_mv |
AT hoingridbarbararamos apropriedadeintelectualainternetasnovasmidiaseseususuariossobreanecessidadedealcancarumequilibrionodireitoenasrelacoesdemercado AT hoingridbarbararamos propriedadeintelectualainternetasnovasmidiaseseususuariossobreanecessidadedealcancarumequilibrionodireitoenasrelacoesdemercado |
_version_ |
1773967409252663296 |