O lúdico e o material manipulável: reflexões para o ensino de matemática nas séries iniciais
Este trabalho objetiva analisar o uso de Materiais Manipuláveis no processo de ensino e de aprendizagem, a fim de verificar as contribuições que propiciam enquanto mediadores na construção de significados e conceitos matemáticos. Nessa proposta, o professor deverá atuar como um mediador na construçã...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42638 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42638 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-426382021-10-05T15:07:27Z O lúdico e o material manipulável: reflexões para o ensino de matemática nas séries iniciais Gomes, Cássia Priscila Vicente de Lima Oliveira, Jefferson Leandro Ramos de Oliveira, Jefferson Leandro Ramos de Silva, Ana Paula Pereira do Nascimento Oliveira, José Damião Souza de Materiais manipuláveis Lúdico Matemática Contribuições Ensino-Aprendizagem Educação Este trabalho objetiva analisar o uso de Materiais Manipuláveis no processo de ensino e de aprendizagem, a fim de verificar as contribuições que propiciam enquanto mediadores na construção de significados e conceitos matemáticos. Nessa proposta, o professor deverá atuar como um mediador na construção do conhecimento matemático, orientando o aluno a realizar uma ação prática e reflexiva sobre o material manipulável durante a atividade experimental. A coleta de informações foi subsidiada por pesquisa bibliográfica, Como referencial teórico, recorre-se as ideias de Piaget (2006), Lorenzato (2010), Muniz (2010), Van de Walle (2009), Rizzo (1996) entre outros. A análise, realizada sob a abordagem do tipo qualitativa com cunho descritivo, conduziu à reflexão quanto ao uso do material didático manipulável sobre o olhar da ludicidade nas aulas de matemática nos anos iniciais. 2016-07-13T19:27:20Z 2021-10-05T15:07:27Z 2016-07-13T19:27:20Z 2021-10-05T15:07:27Z 2016-06-13 bachelorThesis 2010031652 GOMES, Cássia Priscila Vicente de Lima. O lúdico e o material manipulável: reflexões para o ensino de matemática nas séries iniciais. 2016. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Práticas Educacionais e Currículo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42638 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Materiais manipuláveis Lúdico Matemática Contribuições Ensino-Aprendizagem Educação |
spellingShingle |
Materiais manipuláveis Lúdico Matemática Contribuições Ensino-Aprendizagem Educação Gomes, Cássia Priscila Vicente de Lima O lúdico e o material manipulável: reflexões para o ensino de matemática nas séries iniciais |
description |
Este trabalho objetiva analisar o uso de Materiais Manipuláveis no processo de ensino e de aprendizagem, a fim de verificar as contribuições que propiciam enquanto mediadores na construção de significados e conceitos matemáticos. Nessa proposta, o professor deverá atuar como um mediador na construção do conhecimento matemático, orientando o aluno a realizar uma ação prática e reflexiva sobre o material manipulável durante a atividade experimental. A coleta de informações foi subsidiada por pesquisa bibliográfica, Como referencial teórico, recorre-se as ideias de Piaget (2006), Lorenzato (2010), Muniz (2010), Van de Walle (2009), Rizzo (1996) entre outros. A análise, realizada sob a abordagem do tipo qualitativa com cunho descritivo, conduziu à reflexão quanto ao uso do material didático manipulável sobre o olhar da ludicidade nas aulas de matemática nos anos iniciais. |
author2 |
Oliveira, Jefferson Leandro Ramos de |
author_facet |
Oliveira, Jefferson Leandro Ramos de Gomes, Cássia Priscila Vicente de Lima |
format |
bachelorThesis |
author |
Gomes, Cássia Priscila Vicente de Lima |
author_sort |
Gomes, Cássia Priscila Vicente de Lima |
title |
O lúdico e o material manipulável: reflexões para o ensino de matemática nas séries iniciais |
title_short |
O lúdico e o material manipulável: reflexões para o ensino de matemática nas séries iniciais |
title_full |
O lúdico e o material manipulável: reflexões para o ensino de matemática nas séries iniciais |
title_fullStr |
O lúdico e o material manipulável: reflexões para o ensino de matemática nas séries iniciais |
title_full_unstemmed |
O lúdico e o material manipulável: reflexões para o ensino de matemática nas séries iniciais |
title_sort |
o lúdico e o material manipulável: reflexões para o ensino de matemática nas séries iniciais |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2016 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42638 |
work_keys_str_mv |
AT gomescassiapriscilavicentedelima oludicoeomaterialmanipulavelreflexoesparaoensinodematematicanasseriesiniciais |
_version_ |
1773966707801456640 |