O lúdico e o material manipulável: reflexões para o ensino de matemática nas séries iniciais

Este trabalho objetiva analisar o uso de Materiais Manipuláveis no processo de ensino e de aprendizagem, a fim de verificar as contribuições que propiciam enquanto mediadores na construção de significados e conceitos matemáticos. Nessa proposta, o professor deverá atuar como um mediador na construçã...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Gomes, Cássia Priscila Vicente de Lima
Outros Autores: Oliveira, Jefferson Leandro Ramos de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42638
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42638
record_format dspace
spelling ri-123456789-426382021-10-05T15:07:27Z O lúdico e o material manipulável: reflexões para o ensino de matemática nas séries iniciais Gomes, Cássia Priscila Vicente de Lima Oliveira, Jefferson Leandro Ramos de Oliveira, Jefferson Leandro Ramos de Silva, Ana Paula Pereira do Nascimento Oliveira, José Damião Souza de Materiais manipuláveis Lúdico Matemática Contribuições Ensino-Aprendizagem Educação Este trabalho objetiva analisar o uso de Materiais Manipuláveis no processo de ensino e de aprendizagem, a fim de verificar as contribuições que propiciam enquanto mediadores na construção de significados e conceitos matemáticos. Nessa proposta, o professor deverá atuar como um mediador na construção do conhecimento matemático, orientando o aluno a realizar uma ação prática e reflexiva sobre o material manipulável durante a atividade experimental. A coleta de informações foi subsidiada por pesquisa bibliográfica, Como referencial teórico, recorre-se as ideias de Piaget (2006), Lorenzato (2010), Muniz (2010), Van de Walle (2009), Rizzo (1996) entre outros. A análise, realizada sob a abordagem do tipo qualitativa com cunho descritivo, conduziu à reflexão quanto ao uso do material didático manipulável sobre o olhar da ludicidade nas aulas de matemática nos anos iniciais. 2016-07-13T19:27:20Z 2021-10-05T15:07:27Z 2016-07-13T19:27:20Z 2021-10-05T15:07:27Z 2016-06-13 bachelorThesis 2010031652 GOMES, Cássia Priscila Vicente de Lima. O lúdico e o material manipulável: reflexões para o ensino de matemática nas séries iniciais. 2016. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Práticas Educacionais e Currículo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42638 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Materiais manipuláveis
Lúdico
Matemática
Contribuições
Ensino-Aprendizagem
Educação
spellingShingle Materiais manipuláveis
Lúdico
Matemática
Contribuições
Ensino-Aprendizagem
Educação
Gomes, Cássia Priscila Vicente de Lima
O lúdico e o material manipulável: reflexões para o ensino de matemática nas séries iniciais
description Este trabalho objetiva analisar o uso de Materiais Manipuláveis no processo de ensino e de aprendizagem, a fim de verificar as contribuições que propiciam enquanto mediadores na construção de significados e conceitos matemáticos. Nessa proposta, o professor deverá atuar como um mediador na construção do conhecimento matemático, orientando o aluno a realizar uma ação prática e reflexiva sobre o material manipulável durante a atividade experimental. A coleta de informações foi subsidiada por pesquisa bibliográfica, Como referencial teórico, recorre-se as ideias de Piaget (2006), Lorenzato (2010), Muniz (2010), Van de Walle (2009), Rizzo (1996) entre outros. A análise, realizada sob a abordagem do tipo qualitativa com cunho descritivo, conduziu à reflexão quanto ao uso do material didático manipulável sobre o olhar da ludicidade nas aulas de matemática nos anos iniciais.
author2 Oliveira, Jefferson Leandro Ramos de
author_facet Oliveira, Jefferson Leandro Ramos de
Gomes, Cássia Priscila Vicente de Lima
format bachelorThesis
author Gomes, Cássia Priscila Vicente de Lima
author_sort Gomes, Cássia Priscila Vicente de Lima
title O lúdico e o material manipulável: reflexões para o ensino de matemática nas séries iniciais
title_short O lúdico e o material manipulável: reflexões para o ensino de matemática nas séries iniciais
title_full O lúdico e o material manipulável: reflexões para o ensino de matemática nas séries iniciais
title_fullStr O lúdico e o material manipulável: reflexões para o ensino de matemática nas séries iniciais
title_full_unstemmed O lúdico e o material manipulável: reflexões para o ensino de matemática nas séries iniciais
title_sort o lúdico e o material manipulável: reflexões para o ensino de matemática nas séries iniciais
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42638
work_keys_str_mv AT gomescassiapriscilavicentedelima oludicoeomaterialmanipulavelreflexoesparaoensinodematematicanasseriesiniciais
_version_ 1773966707801456640