Reflexões a respeito da contribuição da teoria de Van Hiele para a formação do pedagogo

O presente trabalho surge como fruto de estudos e indagações a respeito da formação do professor dos anos iniciais (o pedagogo), que em sua atividade profissional, está incumbido de conduzir as crianças em seus primeiros passos em algumas das áreas de estudo como por exemplo, a leitura, a escrita, a...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Elias, Milena Oliveira
Outros Autores: Oliveira, Jefferson Leandro Ramos de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42629
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42629
record_format dspace
spelling ri-123456789-426292021-10-05T15:06:45Z Reflexões a respeito da contribuição da teoria de Van Hiele para a formação do pedagogo Elias, Milena Oliveira Oliveira, Jefferson Leandro Ramos de Costa, Gilberto Ferreira Oliveira, José Damião Souza de Formação do Pedagogo Van Hiele Pensamento Geométrico Reflexões Educação O presente trabalho surge como fruto de estudos e indagações a respeito da formação do professor dos anos iniciais (o pedagogo), que em sua atividade profissional, está incumbido de conduzir as crianças em seus primeiros passos em algumas das áreas de estudo como por exemplo, a leitura, a escrita, a matemática, a história, então por seu caráter multidisciplinar ocorre a existência de lacunas durante o processo de formação. Foi observando tais detalhes que chegamos no objeto deste estudo, propondo reflexões sobre a teoria do pensamento geométrico dos Van Hiele, e como a mesma pode influenciar na formação do pedagogo, para tanto faremos uma discussão a respeito do papel do pedagogo no ensino da matemática, buscando evidenciar a importância do professor no processo de aprendizagem desta e em particular as relações existentes entre o pedagogo e o ensino de geometria, para então adentrarmos no processo de desenvolvimento do pensamento geométrico segundo a teoria dos Van Hiele, assim analisamos cada um dos cinco níveis do pensamento geométrico, onde notamos que as características de tal teoria são de fundamental interesse para a formação do futuro pedagogo, fator que nos levou a construção de atividades para o ensino da geometria que possam ser trabalhadas nos anos iniciais permitindo conforme a teoria dos Van Hiele, a aquisição e progressão dos primeiros níveis do pensamento geométrico. E por fim apresentamos argumentos que respaldam a inclusão de tal estudo durante o processo de formação do pedagogo para que possamos contribuir com uma formação e aprendizagem significativa tanto para o futuro professor como para os alunos dos anos iniciais. 2016-07-22T22:48:56Z 2021-10-05T15:06:45Z 2016-07-22T22:48:56Z 2021-10-05T15:06:45Z 2016-06-17 bachelorThesis 2012958300 ELIAS, Milena Oliveira. Reflexões a respeito da contribuição da teoria de Van Hiele para a formação do pedagogo. 2016. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Práticas Educacionais e Currículo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42629 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Formação do Pedagogo
Van Hiele
Pensamento Geométrico
Reflexões
Educação
spellingShingle Formação do Pedagogo
Van Hiele
Pensamento Geométrico
Reflexões
Educação
Elias, Milena Oliveira
Reflexões a respeito da contribuição da teoria de Van Hiele para a formação do pedagogo
description O presente trabalho surge como fruto de estudos e indagações a respeito da formação do professor dos anos iniciais (o pedagogo), que em sua atividade profissional, está incumbido de conduzir as crianças em seus primeiros passos em algumas das áreas de estudo como por exemplo, a leitura, a escrita, a matemática, a história, então por seu caráter multidisciplinar ocorre a existência de lacunas durante o processo de formação. Foi observando tais detalhes que chegamos no objeto deste estudo, propondo reflexões sobre a teoria do pensamento geométrico dos Van Hiele, e como a mesma pode influenciar na formação do pedagogo, para tanto faremos uma discussão a respeito do papel do pedagogo no ensino da matemática, buscando evidenciar a importância do professor no processo de aprendizagem desta e em particular as relações existentes entre o pedagogo e o ensino de geometria, para então adentrarmos no processo de desenvolvimento do pensamento geométrico segundo a teoria dos Van Hiele, assim analisamos cada um dos cinco níveis do pensamento geométrico, onde notamos que as características de tal teoria são de fundamental interesse para a formação do futuro pedagogo, fator que nos levou a construção de atividades para o ensino da geometria que possam ser trabalhadas nos anos iniciais permitindo conforme a teoria dos Van Hiele, a aquisição e progressão dos primeiros níveis do pensamento geométrico. E por fim apresentamos argumentos que respaldam a inclusão de tal estudo durante o processo de formação do pedagogo para que possamos contribuir com uma formação e aprendizagem significativa tanto para o futuro professor como para os alunos dos anos iniciais.
author2 Oliveira, Jefferson Leandro Ramos de
author_facet Oliveira, Jefferson Leandro Ramos de
Elias, Milena Oliveira
format bachelorThesis
author Elias, Milena Oliveira
author_sort Elias, Milena Oliveira
title Reflexões a respeito da contribuição da teoria de Van Hiele para a formação do pedagogo
title_short Reflexões a respeito da contribuição da teoria de Van Hiele para a formação do pedagogo
title_full Reflexões a respeito da contribuição da teoria de Van Hiele para a formação do pedagogo
title_fullStr Reflexões a respeito da contribuição da teoria de Van Hiele para a formação do pedagogo
title_full_unstemmed Reflexões a respeito da contribuição da teoria de Van Hiele para a formação do pedagogo
title_sort reflexões a respeito da contribuição da teoria de van hiele para a formação do pedagogo
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42629
work_keys_str_mv AT eliasmilenaoliveira reflexoesarespeitodacontribuicaodateoriadevanhieleparaaformacaodopedagogo
_version_ 1773966800440000512