Memórias da Matemática: a experiência do reencontro no curso de pedagogia

O presente Memorial Formativo de conclusão de curso tem por objetivo refletir as experiências vivenciadas nos componentes curriculares obrigatórios Ensinos da Matemática I e II e Atividade Especial Coletiva Estágio Supervisionado de Formação de Professores II, como também no Projeto de Ensino Formaç...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Mendonça, Letícia Peixoto de
Outros Autores: Kranz, Claúdia Rosana
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42628
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42628
record_format dspace
spelling ri-123456789-426282021-10-05T15:06:41Z Memórias da Matemática: a experiência do reencontro no curso de pedagogia Mendonça, Letícia Peixoto de Kranz, Claúdia Rosana Kranz, Claúdia Rosana Sampaio, Marisa Narcizo Severo, Thiago Emmanuel Araújo Educação Matemática. Ensino de Matemática. Formação inicial. Estágio Supervisionado. Monitoria. O presente Memorial Formativo de conclusão de curso tem por objetivo refletir as experiências vivenciadas nos componentes curriculares obrigatórios Ensinos da Matemática I e II e Atividade Especial Coletiva Estágio Supervisionado de Formação de Professores II, como também no Projeto de Ensino Formação de professores para ensinar Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, vinculado ao Programa de Monitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Partindo da discussão da proposta dos três campos destaca-se, neste trabalho, o Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia da UFRN (2009). Já para o debate envolvendo a Matemática e aspectos sobre a sua formação inicial são destacados os autores Utsami e Lima (2006), D’ Ambrósio (1993), Kranz (2011; 2014). O referencial de questões sobre a docência parte de Freire (1996). Outros autores que virão a aparecer complementam as discussões geradas neste trabalho. Diante das reflexões provocadas, nota-se a importância da formação inicial possibilitar experiências que produziram sentido e significado para mim enquanto futura professora e que também possam gerar para os futuros professores que ensinarão Matemática, a fim de que possam repercutir na atuação desses, que um dia serão responsáveis pela própria sala de aula, assim como ecoou na minha. Percebe-se que o campo que envolve a formação de professores que ensinam Matemática é vasto e que muitas outras inquietações surgem, sendo estas possíveis pesquisas futuras. 2019-07-23T21:29:52Z 2021-10-05T15:06:41Z 2019-07-23T21:29:52Z 2021-10-05T15:06:41Z 2019-06-25 bachelorThesis 2015047965 MENDONÇA, Letícia Peixoto de.Memórias da Matemática: a experiência do reencontro no curso de pedagogia. 2019. 55 f. Memorial Formativo (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42628 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação Matemática.
Ensino de Matemática.
Formação inicial.
Estágio Supervisionado.
Monitoria.
spellingShingle Educação Matemática.
Ensino de Matemática.
Formação inicial.
Estágio Supervisionado.
Monitoria.
Mendonça, Letícia Peixoto de
Memórias da Matemática: a experiência do reencontro no curso de pedagogia
description O presente Memorial Formativo de conclusão de curso tem por objetivo refletir as experiências vivenciadas nos componentes curriculares obrigatórios Ensinos da Matemática I e II e Atividade Especial Coletiva Estágio Supervisionado de Formação de Professores II, como também no Projeto de Ensino Formação de professores para ensinar Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, vinculado ao Programa de Monitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Partindo da discussão da proposta dos três campos destaca-se, neste trabalho, o Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia da UFRN (2009). Já para o debate envolvendo a Matemática e aspectos sobre a sua formação inicial são destacados os autores Utsami e Lima (2006), D’ Ambrósio (1993), Kranz (2011; 2014). O referencial de questões sobre a docência parte de Freire (1996). Outros autores que virão a aparecer complementam as discussões geradas neste trabalho. Diante das reflexões provocadas, nota-se a importância da formação inicial possibilitar experiências que produziram sentido e significado para mim enquanto futura professora e que também possam gerar para os futuros professores que ensinarão Matemática, a fim de que possam repercutir na atuação desses, que um dia serão responsáveis pela própria sala de aula, assim como ecoou na minha. Percebe-se que o campo que envolve a formação de professores que ensinam Matemática é vasto e que muitas outras inquietações surgem, sendo estas possíveis pesquisas futuras.
author2 Kranz, Claúdia Rosana
author_facet Kranz, Claúdia Rosana
Mendonça, Letícia Peixoto de
format bachelorThesis
author Mendonça, Letícia Peixoto de
author_sort Mendonça, Letícia Peixoto de
title Memórias da Matemática: a experiência do reencontro no curso de pedagogia
title_short Memórias da Matemática: a experiência do reencontro no curso de pedagogia
title_full Memórias da Matemática: a experiência do reencontro no curso de pedagogia
title_fullStr Memórias da Matemática: a experiência do reencontro no curso de pedagogia
title_full_unstemmed Memórias da Matemática: a experiência do reencontro no curso de pedagogia
title_sort memórias da matemática: a experiência do reencontro no curso de pedagogia
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2019
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42628
work_keys_str_mv AT mendoncaleticiapeixotode memoriasdamatematicaaexperienciadoreencontronocursodepedagogia
_version_ 1773957743961440256