Memórias da Matemática: a experiência do reencontro no curso de pedagogia

O presente Memorial Formativo de conclusão de curso tem por objetivo refletir as experiências vivenciadas nos componentes curriculares obrigatórios Ensinos da Matemática I e II e Atividade Especial Coletiva Estágio Supervisionado de Formação de Professores II, como também no Projeto de Ensino Formaç...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Mendonça, Letícia Peixoto de
Outros Autores: Kranz, Claúdia Rosana
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42628
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O presente Memorial Formativo de conclusão de curso tem por objetivo refletir as experiências vivenciadas nos componentes curriculares obrigatórios Ensinos da Matemática I e II e Atividade Especial Coletiva Estágio Supervisionado de Formação de Professores II, como também no Projeto de Ensino Formação de professores para ensinar Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, vinculado ao Programa de Monitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Partindo da discussão da proposta dos três campos destaca-se, neste trabalho, o Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia da UFRN (2009). Já para o debate envolvendo a Matemática e aspectos sobre a sua formação inicial são destacados os autores Utsami e Lima (2006), D’ Ambrósio (1993), Kranz (2011; 2014). O referencial de questões sobre a docência parte de Freire (1996). Outros autores que virão a aparecer complementam as discussões geradas neste trabalho. Diante das reflexões provocadas, nota-se a importância da formação inicial possibilitar experiências que produziram sentido e significado para mim enquanto futura professora e que também possam gerar para os futuros professores que ensinarão Matemática, a fim de que possam repercutir na atuação desses, que um dia serão responsáveis pela própria sala de aula, assim como ecoou na minha. Percebe-se que o campo que envolve a formação de professores que ensinam Matemática é vasto e que muitas outras inquietações surgem, sendo estas possíveis pesquisas futuras.