Atendimento educacional hospitalar: a atuação do Pedagogo no contexto hospitalar – um estudo teórico
Este estudo tem por objetivo discutir a formação profissional do pedagogo, considerando as exigências da contemporaneidade, no intuito de atender as necessidades socioeducativas no contexto não escolar Hospital. Dessa forma, foram analisadas as questões que envolvem os limites e as possibilidades de...
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Autor principal: | |
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Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42598 |
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Resumo: | Este estudo tem por objetivo discutir a formação profissional do pedagogo, considerando as exigências da contemporaneidade, no intuito de atender as necessidades socioeducativas no contexto não escolar Hospital. Dessa forma, foram analisadas as questões que envolvem os limites e as possibilidades de atuação do professor no âmbito hospitalar, assim como os benefícios da educação no contexto hospitalar e a promoção da saúde e do desenvolvimento psíquico e cognitivo da criança hospitalizada. Assim, esta pesquisa de caráter bibliográfico se debruçará na investigação da literatura, por meio do estudo de subsídios teóricos. Conforme Gil (2007), a pesquisa bibliográfica possui caráter exploratório, uma vez que possibilita proximidade com o objeto de estudo, bem como um aprimoramento de ideias. Nesse sentido, a análise da literatura especializada permite compreender que as possibilidades da atuação pedagógica no ambiente hospitalar são crescentes e que essas ações contribuem no processo de tratamento da saúde da criança hospitalizada, uma vez que esse atendimento educacional é participante da atenção integral às necessidades da criança internadas. Além disso, possibilita a percepção de que a educação não se restringe apenas a um modelo, local e forma de execução, de modo que a função de professor não deve ser limitada e onde houver a necessidade de ações educativas, deverá haver o ato pedagógico. |
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