A inclusão escolar de uma aluna com Síndrome de Down: um estudo de caso
A inclusão escolar de alunos com deficiência é uma realidade, que tem levado as escolas a repensarem sua prática pedagógica e sua função social. Este trabalho de pesquisa teve como objetivo estudar os fatores que contribuem para a inclusão e a aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down, numa tur...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42594 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42594 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-425942021-10-05T15:03:57Z A inclusão escolar de uma aluna com Síndrome de Down: um estudo de caso Melo, Oriana Laurentina da Silva Martins, Lúcia de Araújo Ramos Araújo, Érika Soares de Oliveira Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da Inclusão escolar Síndrome de Down Prática Pedagógica A inclusão escolar de alunos com deficiência é uma realidade, que tem levado as escolas a repensarem sua prática pedagógica e sua função social. Este trabalho de pesquisa teve como objetivo estudar os fatores que contribuem para a inclusão e a aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down, numa turma do primeiro ano do Ensino Fundamental I, de uma escola da rede estadual de ensino, na cidade de Natal/RN. Para a realização dessa pesquisa foi utilizado o método do Estudo de Caso, buscando compreender como este fenômeno se processa no cotidiano escolar. Para o levantamento dos dados foram realizadas entrevistas, observação direta e, também, uma pesquisa documental, tendo por alvo o Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição de ensino, campo de investigação. Os dados analisados apontam para alguns fatores que contribuem para a inclusão e a aprendizagem da aluna com Síndrome de Down, tais como: o trabalho colaborativo entre a comunidade escolar e a família, as relações que se estabelecem no convívio escolar da aluna com sua professora e seus colegas. Necessário, se faz, porém, que a escola como um todo invista mais na formação continuada dos profissionais ali atuantes, para que estes sejam desafiados a resignificar a sua prática pedagógica, visando à construção de uma escola efetivamente inclusiva. 2016-05-13T19:39:23Z 2021-10-05T15:03:56Z 2016-05-13T19:39:23Z 2021-10-05T15:03:56Z 2015 bachelorThesis 2010031504 MELO, Oriana Laurentina da Silva. A inclusão escolar de uma aluna com Síndrome de Down: um estudo de caso. 2015. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42594 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Inclusão escolar Síndrome de Down Prática Pedagógica |
spellingShingle |
Inclusão escolar Síndrome de Down Prática Pedagógica Melo, Oriana Laurentina da Silva A inclusão escolar de uma aluna com Síndrome de Down: um estudo de caso |
description |
A inclusão escolar de alunos com deficiência é uma realidade, que tem levado as escolas a repensarem sua prática pedagógica e sua função social. Este trabalho de pesquisa teve como objetivo estudar os fatores que contribuem para a inclusão e a aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down, numa turma do primeiro ano do Ensino Fundamental I, de uma escola da rede estadual de ensino, na cidade de Natal/RN. Para a realização dessa pesquisa foi utilizado o método do Estudo de Caso, buscando compreender como este fenômeno se processa no cotidiano escolar. Para o levantamento dos dados foram realizadas entrevistas, observação direta e, também, uma pesquisa documental, tendo por alvo o Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição de ensino, campo de investigação. Os dados analisados apontam para alguns fatores que contribuem para a inclusão e a aprendizagem da aluna com Síndrome de Down, tais como: o trabalho colaborativo entre a comunidade escolar e a família, as relações que se estabelecem no convívio escolar da aluna com sua professora e seus colegas. Necessário, se faz, porém, que a escola como um todo invista mais na formação continuada dos profissionais ali atuantes, para que estes sejam desafiados a resignificar a sua prática pedagógica, visando à construção de uma escola efetivamente inclusiva. |
author2 |
Martins, Lúcia de Araújo Ramos |
author_facet |
Martins, Lúcia de Araújo Ramos Melo, Oriana Laurentina da Silva |
format |
bachelorThesis |
author |
Melo, Oriana Laurentina da Silva |
author_sort |
Melo, Oriana Laurentina da Silva |
title |
A inclusão escolar de uma aluna com Síndrome de Down: um estudo de caso |
title_short |
A inclusão escolar de uma aluna com Síndrome de Down: um estudo de caso |
title_full |
A inclusão escolar de uma aluna com Síndrome de Down: um estudo de caso |
title_fullStr |
A inclusão escolar de uma aluna com Síndrome de Down: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A inclusão escolar de uma aluna com Síndrome de Down: um estudo de caso |
title_sort |
inclusão escolar de uma aluna com síndrome de down: um estudo de caso |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2016 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42594 |
work_keys_str_mv |
AT meloorianalaurentinadasilva ainclusaoescolardeumaalunacomsindromededownumestudodecaso AT meloorianalaurentinadasilva inclusaoescolardeumaalunacomsindromededownumestudodecaso |
_version_ |
1773958983168557056 |