A inclusão escolar de uma aluna com Síndrome de Down: um estudo de caso

A inclusão escolar de alunos com deficiência é uma realidade, que tem levado as escolas a repensarem sua prática pedagógica e sua função social. Este trabalho de pesquisa teve como objetivo estudar os fatores que contribuem para a inclusão e a aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down, numa tur...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Melo, Oriana Laurentina da Silva
Outros Autores: Martins, Lúcia de Araújo Ramos
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42594
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Descrição
Resumo:A inclusão escolar de alunos com deficiência é uma realidade, que tem levado as escolas a repensarem sua prática pedagógica e sua função social. Este trabalho de pesquisa teve como objetivo estudar os fatores que contribuem para a inclusão e a aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down, numa turma do primeiro ano do Ensino Fundamental I, de uma escola da rede estadual de ensino, na cidade de Natal/RN. Para a realização dessa pesquisa foi utilizado o método do Estudo de Caso, buscando compreender como este fenômeno se processa no cotidiano escolar. Para o levantamento dos dados foram realizadas entrevistas, observação direta e, também, uma pesquisa documental, tendo por alvo o Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição de ensino, campo de investigação. Os dados analisados apontam para alguns fatores que contribuem para a inclusão e a aprendizagem da aluna com Síndrome de Down, tais como: o trabalho colaborativo entre a comunidade escolar e a família, as relações que se estabelecem no convívio escolar da aluna com sua professora e seus colegas. Necessário, se faz, porém, que a escola como um todo invista mais na formação continuada dos profissionais ali atuantes, para que estes sejam desafiados a resignificar a sua prática pedagógica, visando à construção de uma escola efetivamente inclusiva.