A gestão da educação especial para a perspectiva inclusiva: análise do estado do Rio Grande do Norte e do município do Natal

Essa pesquisa se insere no campo da Gestão Educacional e da Educação Especial focando na gestão para a educação inclusiva. Tem como objetivo analisar as políticas públicas do estado do Rio Grande do Norte e do município do Natal no que diz respeito a Educação Especial e Inclusiva quanto a organizaçã...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Raquel Medeiros da
Outros Autores: Cenci, Adriane
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42577
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spelling ri-123456789-425772021-10-05T15:02:37Z A gestão da educação especial para a perspectiva inclusiva: análise do estado do Rio Grande do Norte e do município do Natal Silva, Raquel Medeiros da Cenci, Adriane Cenci, Adriane Fonseca, Géssica Fabiely Lima, Francinete Marcolino da Silva Gestão educacional. Educação especial. Educação inclusiva. Essa pesquisa se insere no campo da Gestão Educacional e da Educação Especial focando na gestão para a educação inclusiva. Tem como objetivo analisar as políticas públicas do estado do Rio Grande do Norte e do município do Natal no que diz respeito a Educação Especial e Inclusiva quanto a organização da gestão dessas nessas instâncias. A pesquisa foi orientada pelo método comparativo (CIAVATTA, 2009). Teve como fontes de dados a análise de documentos relacionados à Educação Especial/Inclusiva do referido município e estado, bem como documentos de âmbito nacional. Importante procedimento metodológico para produção dos dados foram entrevistas semiestruturadas realizadas com uma gestora do setor de Educação Especial do município de Natal e com uma gestora da subcoordenadoria de Educação Especial do estado do Rio Grande do Norte. Percebeu-se muitas semelhanças, o que era de se esperar, pois compartilham as mesmas diretrizes nacionais. Mesmo assim há diferenças que se devem a leitura local dessas diretrizes. As diferenças também estão relacionadas à dimensão das redes e às formas de organização que entendem ser mais eficazes com a estrutura de recursos que possuem. Os dados indicam preocupação de ambas redes de ensino com a organização da matrícula antecipada dos alunos público-alvo da educação especial, com a sistematização de planejamentos que contemplem as especificidades de aprendizagem desses alunos, com a formação continuada dos profissionais que atuam na educação especial, com o acompanhamento junto às escolas para dar suporte ao trabalho de gestão escolar e professores e para dar suporte a sistematização do Projeto Político Pedagógico que contemple a inclusão. As gestões do município do Natal e do estado do Rio Grande do Norte têm clareza da defesa da educação inclusiva, entendendo que ela demanda serviços, recursos, acessibilidade para garantir a aprendizagem de todos os alunos. 2019-11-18T16:47:50Z 2021-10-05T15:02:37Z 2019-11-18T16:47:50Z 2021-10-05T15:02:37Z 2019-06-27 bachelorThesis 2014052441 SILVA, Raquel Medeiros da. A gestão da educação especial para a perspectiva inclusiva: análise do estado do Rio Grande do Norte e do Município do Natal / Raquel Medeiros da Silva. - Natal, 2019. 46 f.: il. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42577 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
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