A literatura de cordel no contexto da alfabetização de jovens e adultos

O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre a importância da literatura de cordel como possibilidade de potencializar a alfabetização de jovens e adultos. A preocupação com esse assunto surgiu da necessidade de investigar sobre como a literatura de cordel poderia contribuir de forma signifi...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Rocha, Edimara da
Outros Autores: Ramalho, Ivone Priscilla de Castro
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42574
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42574
record_format dspace
spelling ri-123456789-425742021-10-05T15:02:24Z A literatura de cordel no contexto da alfabetização de jovens e adultos Rocha, Edimara da Ramalho, Ivone Priscilla de Castro Ramalho, Ivone Priscilla de Castro Araújo, Jacyene Melo de Oliveira Reis, Mônica Karina Santos Literatura de cordel Alfabetização EJA - Jovens e Adultos O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre a importância da literatura de cordel como possibilidade de potencializar a alfabetização de jovens e adultos. A preocupação com esse assunto surgiu da necessidade de investigar sobre como a literatura de cordel poderia contribuir de forma significativa na potencialização da alfabetização de jovens e adultos, por ser um tipo de poesia que faz parte da cultura popular e perpassa pela trajetória de muitas gerações que hoje também se encontram no universo da EJA. Ao levantar os estudos sobre o caso é possível apontar como ocorre a alfabetização de jovens e adultos com a inserção da literatura de cordel e entender a cultura literária cordelista, interligando com a questão de sua utilização no processo de alfabetização de jovens e adultos. Para isto, foi realizado estudos sobre a literatura de cordel, alfabetização e EJA alicerçados em: Marinho e Pinheiro (2012); Paiva et al. (2003); Leal et al. (2010); Silva et al. (2010); Soares et al. (2011); Soek et al. (2009); Corrêia (2017); Galvão (2002); Silva (2017); Carmo (2016). Como também, utilizou-se uma abordagem exploratória-descritiva, usando o método qualitativo para análise. Para atingir os objetivos do estudo, foi escolhido professoras da EJA de acordo com os parâmetros estabelecidos pela investigadora. Enquanto aos instrumentos de coleta de dados e análise dos dados, foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada e uma análise de conteúdo. A partir dos resultados, observou-se que o potencial da literatura de cordel é percebido pelos atores envolvidos, reconhecem os benefícios e importância do uso da literatura popular no processo de alfabetização de jovens e adultos, como um recurso relevante para a aprendizagem e desenvolvimento da leitura, escrita, criatividade e oralidade dos educandos. Pretendemos contribuir na prática dos professores da EJA na inserção de gêneros textuais ao alfabetizar jovens e adultos, especialmente na utilização da literatura de cordel. 2018-08-22T13:45:11Z 2021-10-05T15:02:24Z 2018-08-22T13:45:11Z 2021-10-05T15:02:24Z 2018 bachelorThesis 2013031115 ROCHA, Edimara da. A literatura de cordel no contexto da alfabetização de jovens e adultos. 2018. 75 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42574 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Literatura de cordel
Alfabetização
EJA - Jovens e Adultos
spellingShingle Literatura de cordel
Alfabetização
EJA - Jovens e Adultos
Rocha, Edimara da
A literatura de cordel no contexto da alfabetização de jovens e adultos
description O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre a importância da literatura de cordel como possibilidade de potencializar a alfabetização de jovens e adultos. A preocupação com esse assunto surgiu da necessidade de investigar sobre como a literatura de cordel poderia contribuir de forma significativa na potencialização da alfabetização de jovens e adultos, por ser um tipo de poesia que faz parte da cultura popular e perpassa pela trajetória de muitas gerações que hoje também se encontram no universo da EJA. Ao levantar os estudos sobre o caso é possível apontar como ocorre a alfabetização de jovens e adultos com a inserção da literatura de cordel e entender a cultura literária cordelista, interligando com a questão de sua utilização no processo de alfabetização de jovens e adultos. Para isto, foi realizado estudos sobre a literatura de cordel, alfabetização e EJA alicerçados em: Marinho e Pinheiro (2012); Paiva et al. (2003); Leal et al. (2010); Silva et al. (2010); Soares et al. (2011); Soek et al. (2009); Corrêia (2017); Galvão (2002); Silva (2017); Carmo (2016). Como também, utilizou-se uma abordagem exploratória-descritiva, usando o método qualitativo para análise. Para atingir os objetivos do estudo, foi escolhido professoras da EJA de acordo com os parâmetros estabelecidos pela investigadora. Enquanto aos instrumentos de coleta de dados e análise dos dados, foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada e uma análise de conteúdo. A partir dos resultados, observou-se que o potencial da literatura de cordel é percebido pelos atores envolvidos, reconhecem os benefícios e importância do uso da literatura popular no processo de alfabetização de jovens e adultos, como um recurso relevante para a aprendizagem e desenvolvimento da leitura, escrita, criatividade e oralidade dos educandos. Pretendemos contribuir na prática dos professores da EJA na inserção de gêneros textuais ao alfabetizar jovens e adultos, especialmente na utilização da literatura de cordel.
author2 Ramalho, Ivone Priscilla de Castro
author_facet Ramalho, Ivone Priscilla de Castro
Rocha, Edimara da
format bachelorThesis
author Rocha, Edimara da
author_sort Rocha, Edimara da
title A literatura de cordel no contexto da alfabetização de jovens e adultos
title_short A literatura de cordel no contexto da alfabetização de jovens e adultos
title_full A literatura de cordel no contexto da alfabetização de jovens e adultos
title_fullStr A literatura de cordel no contexto da alfabetização de jovens e adultos
title_full_unstemmed A literatura de cordel no contexto da alfabetização de jovens e adultos
title_sort literatura de cordel no contexto da alfabetização de jovens e adultos
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2018
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42574
work_keys_str_mv AT rochaedimarada aliteraturadecordelnocontextodaalfabetizacaodejovenseadultos
AT rochaedimarada literaturadecordelnocontextodaalfabetizacaodejovenseadultos
_version_ 1773961222776946688