A literatura de cordel no contexto da alfabetização de jovens e adultos
O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre a importância da literatura de cordel como possibilidade de potencializar a alfabetização de jovens e adultos. A preocupação com esse assunto surgiu da necessidade de investigar sobre como a literatura de cordel poderia contribuir de forma signifi...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42574 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42574 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-425742021-10-05T15:02:24Z A literatura de cordel no contexto da alfabetização de jovens e adultos Rocha, Edimara da Ramalho, Ivone Priscilla de Castro Ramalho, Ivone Priscilla de Castro Araújo, Jacyene Melo de Oliveira Reis, Mônica Karina Santos Literatura de cordel Alfabetização EJA - Jovens e Adultos O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre a importância da literatura de cordel como possibilidade de potencializar a alfabetização de jovens e adultos. A preocupação com esse assunto surgiu da necessidade de investigar sobre como a literatura de cordel poderia contribuir de forma significativa na potencialização da alfabetização de jovens e adultos, por ser um tipo de poesia que faz parte da cultura popular e perpassa pela trajetória de muitas gerações que hoje também se encontram no universo da EJA. Ao levantar os estudos sobre o caso é possível apontar como ocorre a alfabetização de jovens e adultos com a inserção da literatura de cordel e entender a cultura literária cordelista, interligando com a questão de sua utilização no processo de alfabetização de jovens e adultos. Para isto, foi realizado estudos sobre a literatura de cordel, alfabetização e EJA alicerçados em: Marinho e Pinheiro (2012); Paiva et al. (2003); Leal et al. (2010); Silva et al. (2010); Soares et al. (2011); Soek et al. (2009); Corrêia (2017); Galvão (2002); Silva (2017); Carmo (2016). Como também, utilizou-se uma abordagem exploratória-descritiva, usando o método qualitativo para análise. Para atingir os objetivos do estudo, foi escolhido professoras da EJA de acordo com os parâmetros estabelecidos pela investigadora. Enquanto aos instrumentos de coleta de dados e análise dos dados, foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada e uma análise de conteúdo. A partir dos resultados, observou-se que o potencial da literatura de cordel é percebido pelos atores envolvidos, reconhecem os benefícios e importância do uso da literatura popular no processo de alfabetização de jovens e adultos, como um recurso relevante para a aprendizagem e desenvolvimento da leitura, escrita, criatividade e oralidade dos educandos. Pretendemos contribuir na prática dos professores da EJA na inserção de gêneros textuais ao alfabetizar jovens e adultos, especialmente na utilização da literatura de cordel. 2018-08-22T13:45:11Z 2021-10-05T15:02:24Z 2018-08-22T13:45:11Z 2021-10-05T15:02:24Z 2018 bachelorThesis 2013031115 ROCHA, Edimara da. A literatura de cordel no contexto da alfabetização de jovens e adultos. 2018. 75 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42574 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Literatura de cordel Alfabetização EJA - Jovens e Adultos |
spellingShingle |
Literatura de cordel Alfabetização EJA - Jovens e Adultos Rocha, Edimara da A literatura de cordel no contexto da alfabetização de jovens e adultos |
description |
O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre a importância da literatura de cordel como possibilidade de potencializar a alfabetização de jovens e adultos. A preocupação com esse assunto surgiu da necessidade de investigar sobre como a literatura de cordel poderia contribuir de forma significativa na potencialização da alfabetização de jovens e adultos, por ser um tipo de poesia que faz parte da cultura popular e perpassa pela trajetória de muitas gerações que hoje também se encontram no universo da EJA. Ao levantar os estudos sobre o caso é possível apontar como ocorre a alfabetização de jovens e adultos com a inserção da literatura de cordel e entender a cultura literária cordelista, interligando com a questão de sua utilização no processo de alfabetização de jovens e adultos. Para isto, foi realizado estudos sobre a literatura de cordel, alfabetização e EJA alicerçados em: Marinho e Pinheiro (2012); Paiva et al. (2003); Leal et al. (2010); Silva et al. (2010); Soares et al. (2011); Soek et al. (2009); Corrêia (2017); Galvão (2002); Silva (2017); Carmo (2016). Como também, utilizou-se uma abordagem exploratória-descritiva, usando o método qualitativo para análise. Para atingir os objetivos do estudo, foi escolhido professoras da EJA de acordo com os parâmetros estabelecidos pela investigadora. Enquanto aos instrumentos de coleta de dados e análise dos dados, foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada e uma análise de conteúdo. A partir dos resultados, observou-se que o potencial da literatura de cordel é percebido pelos atores envolvidos, reconhecem os benefícios e importância do uso da literatura popular no processo de alfabetização de jovens e adultos, como um recurso relevante para a aprendizagem e desenvolvimento da leitura, escrita, criatividade e oralidade dos educandos. Pretendemos contribuir na prática dos professores da EJA na inserção de gêneros textuais ao alfabetizar jovens e adultos, especialmente na utilização da literatura de cordel. |
author2 |
Ramalho, Ivone Priscilla de Castro |
author_facet |
Ramalho, Ivone Priscilla de Castro Rocha, Edimara da |
format |
bachelorThesis |
author |
Rocha, Edimara da |
author_sort |
Rocha, Edimara da |
title |
A literatura de cordel no contexto da alfabetização de jovens e adultos |
title_short |
A literatura de cordel no contexto da alfabetização de jovens e adultos |
title_full |
A literatura de cordel no contexto da alfabetização de jovens e adultos |
title_fullStr |
A literatura de cordel no contexto da alfabetização de jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
A literatura de cordel no contexto da alfabetização de jovens e adultos |
title_sort |
literatura de cordel no contexto da alfabetização de jovens e adultos |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2018 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42574 |
work_keys_str_mv |
AT rochaedimarada aliteraturadecordelnocontextodaalfabetizacaodejovenseadultos AT rochaedimarada literaturadecordelnocontextodaalfabetizacaodejovenseadultos |
_version_ |
1773961222776946688 |