Contribuições das atividades sensoriais no desenvolvimento cognitivo e integral de crianças de 0 a 3 anos: por uma prática respeitosa na educação infantil.

This research had as objective explore the possibilities and contributions of activities who involve the senses in relation to children up to three years of age, through qualitative nature of bibliography research using inductive method. Initially the formation of human senses was studied since gest...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Luz Soares, Wanessa
Outros Autores: Melo de Oliveira Araújo, Jacyene
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42551
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42551
record_format dspace
spelling ri-123456789-425512021-10-05T15:00:34Z Contribuições das atividades sensoriais no desenvolvimento cognitivo e integral de crianças de 0 a 3 anos: por uma prática respeitosa na educação infantil. Luz Soares, Wanessa Melo de Oliveira Araújo, Jacyene Melo de Oliveira Araújo, Jacyene Bezerra Vieira, Giane Priscilla de Castro Ramalho, Ivone Atividades Sensoriais Sensory Activities Educação Infantil Child Education Educação Sensorial Sensory Education This research had as objective explore the possibilities and contributions of activities who involve the senses in relation to children up to three years of age, through qualitative nature of bibliography research using inductive method. Initially the formation of human senses was studied since gestation and the seriousness of sense activities in childhood. Posteriorly were used the contributions of child development psychologists like Lev S. Vygotsky (1896-1934), Jean Piaget (1896- 1980) and Henri Wallon (1879-1962) for a purpose to connect the stages of child development until three years with sensorial activities according the referential of each author. Their theories have some different points, however, exist something common among them, that is, they explain that the human development happen in a reciprocal relation between biological and social aspects like the development of motor and cognitive systems and also the relationship between the affectivity, the culture and language. We present proposals of tactile, sound, gustatory, olfactory and visual activities as well as a way of realize them and the necessary stuff. Reaching a conclusion that is possible to create conditions to realize these activities in child education for a better development of their mental and cognitive skills. Esta pesquisa teve como objetivo investigar as possibilidades e contribuições das atividades que envolvem os sentidos com relação a crianças até três anos de idade., mediante uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa de acordo com o método indutivo. Inicialmente estudou-se a formação dos sentidos humanos desde a gestação e a importância das atividades sensoriais na infância. Posteriormente, foram utilizadas as contribuições de psicólogos do desenvolvimento infantil como Lev S. Vygotsky (1896-1934), Jean Piaget (1896- 1980) e Henri Wallon (1879-1962) com a finalidade de relacionar os estágios do desenvolvimento infantil até os três anos com as atividades sensoriais segundo o referencial de cada autor. Suas teorias possuem muitos pontos diferentes, todavia, existe algo em comum entre elas: defendem uma posição interacionista, isto é, explicam que o desenvolvimento humano acontece em uma relação recíproca entre aspectos biológicos e sociais, como o desenvolvimento dos sistemas motores e cognitivos e também a relação entre a afetividade, a cultura e a linguagem. Apresentamos propostas de atividades táteis, sonoras, gustativas, olfativas e visuais bem como o modo de realizá-las e os materiais utilizados. Chegando à conclusão de que na educação infantil é possível criar condições para a realização das atividades sensoriais e que estas podem desenvolver habilidades sensório-motoras, afetivas e mentais nas crianças. 2018-07-31T13:27:38Z 2021-10-05T15:00:34Z 2018-07-31T13:27:38Z 2021-10-05T15:00:34Z 2018 bachelorThesis 2014095716 SOARES, Wanessa Luz. Contribuições das atividades sensoriais no desenvolvimento cognitivo e integral de crianças de 0 a 3 anos: por uma prática respeitosa na educação infantil. 2018. 75 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42551 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Atividades Sensoriais
Sensory Activities
Educação Infantil
Child Education
Educação Sensorial
Sensory Education
spellingShingle Atividades Sensoriais
Sensory Activities
Educação Infantil
Child Education
Educação Sensorial
Sensory Education
Luz Soares, Wanessa
Contribuições das atividades sensoriais no desenvolvimento cognitivo e integral de crianças de 0 a 3 anos: por uma prática respeitosa na educação infantil.
description This research had as objective explore the possibilities and contributions of activities who involve the senses in relation to children up to three years of age, through qualitative nature of bibliography research using inductive method. Initially the formation of human senses was studied since gestation and the seriousness of sense activities in childhood. Posteriorly were used the contributions of child development psychologists like Lev S. Vygotsky (1896-1934), Jean Piaget (1896- 1980) and Henri Wallon (1879-1962) for a purpose to connect the stages of child development until three years with sensorial activities according the referential of each author. Their theories have some different points, however, exist something common among them, that is, they explain that the human development happen in a reciprocal relation between biological and social aspects like the development of motor and cognitive systems and also the relationship between the affectivity, the culture and language. We present proposals of tactile, sound, gustatory, olfactory and visual activities as well as a way of realize them and the necessary stuff. Reaching a conclusion that is possible to create conditions to realize these activities in child education for a better development of their mental and cognitive skills.
author2 Melo de Oliveira Araújo, Jacyene
author_facet Melo de Oliveira Araújo, Jacyene
Luz Soares, Wanessa
format bachelorThesis
author Luz Soares, Wanessa
author_sort Luz Soares, Wanessa
title Contribuições das atividades sensoriais no desenvolvimento cognitivo e integral de crianças de 0 a 3 anos: por uma prática respeitosa na educação infantil.
title_short Contribuições das atividades sensoriais no desenvolvimento cognitivo e integral de crianças de 0 a 3 anos: por uma prática respeitosa na educação infantil.
title_full Contribuições das atividades sensoriais no desenvolvimento cognitivo e integral de crianças de 0 a 3 anos: por uma prática respeitosa na educação infantil.
title_fullStr Contribuições das atividades sensoriais no desenvolvimento cognitivo e integral de crianças de 0 a 3 anos: por uma prática respeitosa na educação infantil.
title_full_unstemmed Contribuições das atividades sensoriais no desenvolvimento cognitivo e integral de crianças de 0 a 3 anos: por uma prática respeitosa na educação infantil.
title_sort contribuições das atividades sensoriais no desenvolvimento cognitivo e integral de crianças de 0 a 3 anos: por uma prática respeitosa na educação infantil.
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2018
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42551
work_keys_str_mv AT luzsoareswanessa contribuicoesdasatividadessensoriaisnodesenvolvimentocognitivoeintegraldecriancasde0a3anosporumapraticarespeitosanaeducacaoinfantil
_version_ 1773959414061989888