Contribuições das atividades sensoriais no desenvolvimento cognitivo e integral de crianças de 0 a 3 anos: por uma prática respeitosa na educação infantil.
This research had as objective explore the possibilities and contributions of activities who involve the senses in relation to children up to three years of age, through qualitative nature of bibliography research using inductive method. Initially the formation of human senses was studied since gest...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42551 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42551 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-425512021-10-05T15:00:34Z Contribuições das atividades sensoriais no desenvolvimento cognitivo e integral de crianças de 0 a 3 anos: por uma prática respeitosa na educação infantil. Luz Soares, Wanessa Melo de Oliveira Araújo, Jacyene Melo de Oliveira Araújo, Jacyene Bezerra Vieira, Giane Priscilla de Castro Ramalho, Ivone Atividades Sensoriais Sensory Activities Educação Infantil Child Education Educação Sensorial Sensory Education This research had as objective explore the possibilities and contributions of activities who involve the senses in relation to children up to three years of age, through qualitative nature of bibliography research using inductive method. Initially the formation of human senses was studied since gestation and the seriousness of sense activities in childhood. Posteriorly were used the contributions of child development psychologists like Lev S. Vygotsky (1896-1934), Jean Piaget (1896- 1980) and Henri Wallon (1879-1962) for a purpose to connect the stages of child development until three years with sensorial activities according the referential of each author. Their theories have some different points, however, exist something common among them, that is, they explain that the human development happen in a reciprocal relation between biological and social aspects like the development of motor and cognitive systems and also the relationship between the affectivity, the culture and language. We present proposals of tactile, sound, gustatory, olfactory and visual activities as well as a way of realize them and the necessary stuff. Reaching a conclusion that is possible to create conditions to realize these activities in child education for a better development of their mental and cognitive skills. Esta pesquisa teve como objetivo investigar as possibilidades e contribuições das atividades que envolvem os sentidos com relação a crianças até três anos de idade., mediante uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa de acordo com o método indutivo. Inicialmente estudou-se a formação dos sentidos humanos desde a gestação e a importância das atividades sensoriais na infância. Posteriormente, foram utilizadas as contribuições de psicólogos do desenvolvimento infantil como Lev S. Vygotsky (1896-1934), Jean Piaget (1896- 1980) e Henri Wallon (1879-1962) com a finalidade de relacionar os estágios do desenvolvimento infantil até os três anos com as atividades sensoriais segundo o referencial de cada autor. Suas teorias possuem muitos pontos diferentes, todavia, existe algo em comum entre elas: defendem uma posição interacionista, isto é, explicam que o desenvolvimento humano acontece em uma relação recíproca entre aspectos biológicos e sociais, como o desenvolvimento dos sistemas motores e cognitivos e também a relação entre a afetividade, a cultura e a linguagem. Apresentamos propostas de atividades táteis, sonoras, gustativas, olfativas e visuais bem como o modo de realizá-las e os materiais utilizados. Chegando à conclusão de que na educação infantil é possível criar condições para a realização das atividades sensoriais e que estas podem desenvolver habilidades sensório-motoras, afetivas e mentais nas crianças. 2018-07-31T13:27:38Z 2021-10-05T15:00:34Z 2018-07-31T13:27:38Z 2021-10-05T15:00:34Z 2018 bachelorThesis 2014095716 SOARES, Wanessa Luz. Contribuições das atividades sensoriais no desenvolvimento cognitivo e integral de crianças de 0 a 3 anos: por uma prática respeitosa na educação infantil. 2018. 75 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42551 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Atividades Sensoriais Sensory Activities Educação Infantil Child Education Educação Sensorial Sensory Education |
spellingShingle |
Atividades Sensoriais Sensory Activities Educação Infantil Child Education Educação Sensorial Sensory Education Luz Soares, Wanessa Contribuições das atividades sensoriais no desenvolvimento cognitivo e integral de crianças de 0 a 3 anos: por uma prática respeitosa na educação infantil. |
description |
This research had as objective explore the possibilities and contributions of activities who involve the senses in relation to children up to three years of age, through qualitative nature of bibliography research using inductive method. Initially the formation of human senses was studied since gestation and the seriousness of sense activities in childhood. Posteriorly were used the contributions of child development psychologists like Lev S. Vygotsky (1896-1934), Jean Piaget (1896- 1980) and Henri Wallon (1879-1962) for a purpose to connect the stages of child development until three years with sensorial activities according the referential of each author. Their theories have some different points, however, exist something common among them, that is, they explain that the human development happen in a reciprocal relation between biological and social aspects like the development of motor and cognitive systems and also the relationship between the affectivity, the culture and language. We present proposals of tactile, sound, gustatory, olfactory and visual activities as well as a way of realize them and the necessary stuff. Reaching a conclusion that is possible to create conditions to realize these activities in child education for a better development of their mental and cognitive skills. |
author2 |
Melo de Oliveira Araújo, Jacyene |
author_facet |
Melo de Oliveira Araújo, Jacyene Luz Soares, Wanessa |
format |
bachelorThesis |
author |
Luz Soares, Wanessa |
author_sort |
Luz Soares, Wanessa |
title |
Contribuições das atividades sensoriais no desenvolvimento cognitivo e integral de crianças de 0 a 3 anos: por uma prática respeitosa na educação infantil. |
title_short |
Contribuições das atividades sensoriais no desenvolvimento cognitivo e integral de crianças de 0 a 3 anos: por uma prática respeitosa na educação infantil. |
title_full |
Contribuições das atividades sensoriais no desenvolvimento cognitivo e integral de crianças de 0 a 3 anos: por uma prática respeitosa na educação infantil. |
title_fullStr |
Contribuições das atividades sensoriais no desenvolvimento cognitivo e integral de crianças de 0 a 3 anos: por uma prática respeitosa na educação infantil. |
title_full_unstemmed |
Contribuições das atividades sensoriais no desenvolvimento cognitivo e integral de crianças de 0 a 3 anos: por uma prática respeitosa na educação infantil. |
title_sort |
contribuições das atividades sensoriais no desenvolvimento cognitivo e integral de crianças de 0 a 3 anos: por uma prática respeitosa na educação infantil. |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2018 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42551 |
work_keys_str_mv |
AT luzsoareswanessa contribuicoesdasatividadessensoriaisnodesenvolvimentocognitivoeintegraldecriancasde0a3anosporumapraticarespeitosanaeducacaoinfantil |
_version_ |
1773959414061989888 |