Jogos e brincadeiras como mediadores para a aprendizagem de conceitos matemáticos na educação infantil

Este relatório tem como objetivo analisar o papel de jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem da Matemática na Educação Infantil, a partir das experiências vivenciadas enquanto bolsista do PIBID, durante o desenvolvimento do subprojeto de Pedagogia, realizado em um Centro Municipal de Educaç...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Lídia Pereira da
Outros Autores: Kranz, Cláudia Rosana
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42546
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Descrição
Resumo:Este relatório tem como objetivo analisar o papel de jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem da Matemática na Educação Infantil, a partir das experiências vivenciadas enquanto bolsista do PIBID, durante o desenvolvimento do subprojeto de Pedagogia, realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade de Natal/RN. Portanto, os materiais analisados são os planejamentos das práticas pedagógicas e os diferentes registros produzidos no decorrer das atividades, que se transformaram em fontes de dados. O trabalho se fundamentará em um breve estudo bibliográfico em variados acervos que abordam a temática, tais como: Kranz (2014), Vygotsky (2007), Rego (1995), Kishimoto (2011) e Smole, Diniz e Cândido (2007). Por conseguinte, compreendemos que os jogos e as brincadeiras, quando utilizados como instrumentos pedagógicos e problematizados, possibilitam situações privilegiadas para a aprendizagem de conceitos matemáticos, nas quais destacamos como fundamentais para a realização das atividades propostas a função mediadora do professor e o planejamento de suas ações.