Relato reflexivo de prática educativa realizada na educação infantil: sistematizando uma experiência de ensino por meio de projeto.

This course conclusion work, elaborated in the form of Educational Practice Report, deals with the systematization of an educational experience that was experienced as an extracurricular internship in the years 2015 and 2016, in Childhood Education, at the Municipal Education Center Infantil Telma R...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Nielma Sara da
Outros Autores: Baldi, Elena Mabel Brutten
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42540
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42540
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação Infantil
Prática Pedagógica
Processo de formação
Child education
Pedagogical Practice
Formation Process
CIÊNCIAS HUMANAS
EDUCAÇÃO
spellingShingle Educação Infantil
Prática Pedagógica
Processo de formação
Child education
Pedagogical Practice
Formation Process
CIÊNCIAS HUMANAS
EDUCAÇÃO
Silva, Nielma Sara da
Relato reflexivo de prática educativa realizada na educação infantil: sistematizando uma experiência de ensino por meio de projeto.
description This course conclusion work, elaborated in the form of Educational Practice Report, deals with the systematization of an educational experience that was experienced as an extracurricular internship in the years 2015 and 2016, in Childhood Education, at the Municipal Education Center Infantil Telma Rejane Moura Freire, located in the North Zone of the city of Natal. It aims to reflect critically on this experience in the educational context, highlighting its importance for the training process in the field of Pedagogy. The primary issue is to organize the practical experience of teaching from tasks with the students based on a theoretical framework worked at UFRN. The pedagogical practice effectively contributes to the undergraduate training process, as it gives the opportunity for direct contact with the reality and daily necessities of an educational institution. In order to base and articulate the reflections of this work, the research relates the practice to the propositions of authors and documents elaborated by the MEC, such as Amarilha (2010), Baldi (2017), Brasil (1998, 2010, 2014), Cavalcanti (2002), Costa (2007), Hernández and Ventura (1998), Kishimoto (2010), Kramer (2005), Moura and Souza (2012), Pimenta and Lima (2004) and Zabalza (1998). As a result, concludes that assuming an educational practice, as an object of reflection, makes it possible to think about the unfinished teacher education and the importance of actions and interventions in the school environment. The educational practice is characterized as one of the fundamental axes in the formation of the professional identity of undergraduates. This moment presents ingredients, elements and other knowledge that will serve as a further element in the construction of professional identity.
author2 Baldi, Elena Mabel Brutten
author_facet Baldi, Elena Mabel Brutten
Silva, Nielma Sara da
format bachelorThesis
author Silva, Nielma Sara da
author_sort Silva, Nielma Sara da
title Relato reflexivo de prática educativa realizada na educação infantil: sistematizando uma experiência de ensino por meio de projeto.
title_short Relato reflexivo de prática educativa realizada na educação infantil: sistematizando uma experiência de ensino por meio de projeto.
title_full Relato reflexivo de prática educativa realizada na educação infantil: sistematizando uma experiência de ensino por meio de projeto.
title_fullStr Relato reflexivo de prática educativa realizada na educação infantil: sistematizando uma experiência de ensino por meio de projeto.
title_full_unstemmed Relato reflexivo de prática educativa realizada na educação infantil: sistematizando uma experiência de ensino por meio de projeto.
title_sort relato reflexivo de prática educativa realizada na educação infantil: sistematizando uma experiência de ensino por meio de projeto.
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2018
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42540
work_keys_str_mv AT silvanielmasarada relatoreflexivodepraticaeducativarealizadanaeducacaoinfantilsistematizandoumaexperienciadeensinopormeiodeprojeto
_version_ 1773963067186479104
spelling ri-123456789-425402021-10-05T14:59:49Z Relato reflexivo de prática educativa realizada na educação infantil: sistematizando uma experiência de ensino por meio de projeto. Silva, Nielma Sara da Baldi, Elena Mabel Brutten Pereira, Francisco de Assis Guedes, Gilmar Barbosa Educação Infantil Prática Pedagógica Processo de formação Child education Pedagogical Practice Formation Process CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO This course conclusion work, elaborated in the form of Educational Practice Report, deals with the systematization of an educational experience that was experienced as an extracurricular internship in the years 2015 and 2016, in Childhood Education, at the Municipal Education Center Infantil Telma Rejane Moura Freire, located in the North Zone of the city of Natal. It aims to reflect critically on this experience in the educational context, highlighting its importance for the training process in the field of Pedagogy. The primary issue is to organize the practical experience of teaching from tasks with the students based on a theoretical framework worked at UFRN. The pedagogical practice effectively contributes to the undergraduate training process, as it gives the opportunity for direct contact with the reality and daily necessities of an educational institution. In order to base and articulate the reflections of this work, the research relates the practice to the propositions of authors and documents elaborated by the MEC, such as Amarilha (2010), Baldi (2017), Brasil (1998, 2010, 2014), Cavalcanti (2002), Costa (2007), Hernández and Ventura (1998), Kishimoto (2010), Kramer (2005), Moura and Souza (2012), Pimenta and Lima (2004) and Zabalza (1998). As a result, concludes that assuming an educational practice, as an object of reflection, makes it possible to think about the unfinished teacher education and the importance of actions and interventions in the school environment. The educational practice is characterized as one of the fundamental axes in the formation of the professional identity of undergraduates. This moment presents ingredients, elements and other knowledge that will serve as a further element in the construction of professional identity. Este trabalho de conclusão de curso, elaborado na modalidade de Relatório de Prática Educativa, trata da sistematização de uma experiência educativa que foi vivenciada como estágio extracurricular nos anos de 2015 e 2016, na turma do berçário II da Educação Infantil, no Centro Municipal de Educação Infantil Telma Rejane Moura Freire, localizado na Zona Norte da cidade do Natal. Tem como objetivo refletir criticamente sobre essa vivência no contexto escolar, destacando sua importância para o processo de formação no âmbito da Pedagogia. A questão primordial é organizar a experiência prática de ensinar a partir de tarefas com os alunos com base em referencial teórico trabalhado na UFRN. A prática pedagógica contribui efetivamente para o processo de formação dos graduandos, pois dá oportunidade do contato direto com a realidade e necessidades do dia a dia de uma instituição educacional. Para fundamentar e articular as reflexões deste trabalho, o relatório relaciona a prática pedagógica com as proposições de autores e de documentos elaborados pelo MEC, como Amarilha (2010), Baldi (2017), Brasil (1998, 2010, 2014), Cavalcanti (2002), Costa (2007), Hernández e Ventura (1998), Kishimoto (2010), Kramer (2005), Moura e Souza (2012), Pimenta e Lima (2004) e Zabalza (1998). Como resultado, conclui que assumir uma prática educativa, como objeto de reflexão, possibilita pensar sobre a inconclusa formação docente e a importância de ações e intervenções no ambiente escolar. A prática educativa se caracteriza como um dos eixos fundamentais na formação da identidade profissional dos graduandos. Esse momento apresenta ingredientes, elementos e outros saberes que servirão como um elemento a mais na construção da identidade profissional. 2018-02-19T17:23:11Z 2021-10-05T14:59:49Z 2018-02-19T17:23:11Z 2021-10-05T14:59:49Z 2017-06-19 bachelorThesis 2011001968 SILVA, Nielma Sara da. Relato reflexivo de prática educativa realizada na educação infantil: sistematizando uma experiência de ensino por meio de projeto. 2017.63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Práticas Educacionais e Currículo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42540 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Presencial