Concepções de alunas de EJA sobre a importância da leitura e da escrita
O presente artigo tem como objetivo conhecer as concepções e tecer reflexões acerca do pensamento de alfabetizandos da EJA (Nível II) de uma escola da rede pública municipal de Natal, sobre a importância da leitura e da escrita no seu cotidiano. Levando em consideração a existência de várias prática...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42536 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42536 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-425362021-10-05T14:59:37Z Concepções de alunas de EJA sobre a importância da leitura e da escrita Pereira, Sandra Suely Nobre de Queiroz Vieira, Giane Bezerra Vieira, Giane Bezerra Araújo, Jacyene Melo Oliveira Junior, Francisco Cláudio Soares Alfabetização Educação de Jovens e Adultos Escrita e Leitura O presente artigo tem como objetivo conhecer as concepções e tecer reflexões acerca do pensamento de alfabetizandos da EJA (Nível II) de uma escola da rede pública municipal de Natal, sobre a importância da leitura e da escrita no seu cotidiano. Levando em consideração a existência de várias práticas de letramento em nossa sociedade e que, estas práticas consequentemente, não se encontram ausentes da vida cotidiana das pessoas, torna-se necessário utilizá-las em favor do crescimento intelectual dos indivíduos seja de forma individual ou coletiva. Na Educação de Jovens e Adultos, o ensino e a aprendizagem nessa modalidade de ensino precisam dar significados a vida dos sujeitos envolvidos, contribuindo de forma significativa para um trabalho de alfabetização mais eficaz na EJA, sob a perspectiva de alfabetizar letrando. Isto significa ensinar a ler e a escrever utilizando-se de práticas sociais, como uma estratégia para o desenvolvimento dos saberes de forma crítica e reflexiva. Na abordagem deste contexto discutiremos a partir dos enfoques teóricos como Arroyo (1997), Soares, (2004), Freire (2000), Durante (1998), Tfouni (2002) e, ainda, na legislação educacional vigente, dentre outros autores que discorrem sobre a EJA oferecendo subsídios para a fundamentação teórica deste trabalho. A metodologia utilizada caracteriza-se por uma abordagem de natureza qualitativa através de uma pesquisa exploratória - bibliográfica e de campo, tendo como instrumento de construção de dados a aplicação de uma entrevista, através de perguntas previamente elaboradas cujas informações gravadas em áudio possibilitaram uma análise das respostas dos entrevistados. A entrevista ocorreu em sala de aula, tendo como participantes 04 (quatro) aprendizes da turma de EJA, Nível II, noturno, sendo todas do sexo feminino, residentes no próprio bairro e trabalhadoras do lar. Os resultados evidenciaram que, esses jovens e adultos da EJA que por motivos diversos não lhes foram propiciados a conclusão dos estudos na idade certa, ao retornar aos espaços escolares, são movidos por interesses e necessidades específicas, inclusive, as que estão relacionadas às suas relações interpessoais. Apontaram ainda, o ensejo da realização de um sonho pessoal, ou melhorar sua situação na vida, ou no mundo do trabalho através dos estudos e que estão geralmente centrados na resolução de um problema e anseiam consigo o desejo de crescer e aprender. As falas dos sujeitos participantes revelaram também, que para a sua inserção no mundo letrado, a leitura e a escrita são fatores primordiais para que isso aconteça, fatores estes que foram constatados diante das narrativas dos participantes da pesquisa ao enfocarem suas concepções sobre a importância da leitura e da escrita no seu cotidiano, respondendo assim os objetivos propostos nesse estudo. 2018-07-16T17:03:04Z 2021-10-05T14:59:36Z 2018-07-16T17:03:04Z 2021-10-05T14:59:36Z 2018-06-03 bachelorThesis 2013067305 PEREIRA, Sandra Suely Nobre de Queiroz. Concepções de alunas de EJA sobre a importância da leitura e da escrita. 2018. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42536 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PEDAGOGIA |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Alfabetização Educação de Jovens e Adultos Escrita e Leitura |
spellingShingle |
Alfabetização Educação de Jovens e Adultos Escrita e Leitura Pereira, Sandra Suely Nobre de Queiroz Concepções de alunas de EJA sobre a importância da leitura e da escrita |
description |
O presente artigo tem como objetivo conhecer as concepções e tecer reflexões acerca do pensamento de alfabetizandos da EJA (Nível II) de uma escola da rede pública municipal de Natal, sobre a importância da leitura e da escrita no seu cotidiano. Levando em consideração a existência de várias práticas de letramento em nossa sociedade e que, estas práticas consequentemente, não se encontram ausentes da vida cotidiana das pessoas, torna-se necessário utilizá-las em favor do crescimento intelectual dos indivíduos seja de forma individual ou coletiva. Na Educação de Jovens e Adultos, o ensino e a aprendizagem nessa modalidade de ensino precisam dar significados a vida dos sujeitos envolvidos, contribuindo de forma significativa para um trabalho de alfabetização mais eficaz na EJA, sob a perspectiva de alfabetizar letrando. Isto significa ensinar a ler e a escrever utilizando-se de práticas sociais, como uma estratégia para o desenvolvimento dos saberes de forma crítica e reflexiva. Na abordagem deste contexto discutiremos a partir dos enfoques teóricos como Arroyo (1997), Soares, (2004), Freire (2000), Durante (1998), Tfouni (2002) e, ainda, na legislação educacional vigente, dentre outros autores que discorrem sobre a EJA oferecendo subsídios para a fundamentação teórica deste trabalho. A metodologia utilizada caracteriza-se por uma abordagem de natureza qualitativa através de uma pesquisa exploratória - bibliográfica e de campo, tendo como instrumento de construção de dados a aplicação de uma entrevista, através de perguntas previamente elaboradas cujas informações gravadas em áudio possibilitaram uma análise das respostas dos entrevistados. A entrevista ocorreu em sala de aula, tendo como participantes 04 (quatro) aprendizes da turma de EJA, Nível II, noturno, sendo todas do sexo feminino, residentes no próprio bairro e trabalhadoras do lar. Os resultados evidenciaram que, esses jovens e adultos da EJA que por motivos diversos não lhes foram propiciados a conclusão dos estudos na idade certa, ao retornar aos espaços escolares, são movidos por interesses e necessidades específicas, inclusive, as que estão relacionadas às suas relações interpessoais. Apontaram ainda, o ensejo da realização de um sonho pessoal, ou melhorar sua situação na vida, ou no mundo do trabalho através dos estudos e que estão geralmente centrados na resolução de um problema e anseiam consigo o desejo de crescer e aprender. As falas dos sujeitos participantes revelaram também, que para a sua inserção no mundo letrado, a leitura e a escrita são fatores primordiais para que isso aconteça, fatores estes que foram constatados diante das narrativas dos participantes da pesquisa ao enfocarem suas concepções sobre a importância da leitura e da escrita no seu cotidiano, respondendo assim os objetivos propostos nesse estudo. |
author2 |
Vieira, Giane Bezerra |
author_facet |
Vieira, Giane Bezerra Pereira, Sandra Suely Nobre de Queiroz |
format |
bachelorThesis |
author |
Pereira, Sandra Suely Nobre de Queiroz |
author_sort |
Pereira, Sandra Suely Nobre de Queiroz |
title |
Concepções de alunas de EJA sobre a importância da leitura e da escrita |
title_short |
Concepções de alunas de EJA sobre a importância da leitura e da escrita |
title_full |
Concepções de alunas de EJA sobre a importância da leitura e da escrita |
title_fullStr |
Concepções de alunas de EJA sobre a importância da leitura e da escrita |
title_full_unstemmed |
Concepções de alunas de EJA sobre a importância da leitura e da escrita |
title_sort |
concepções de alunas de eja sobre a importância da leitura e da escrita |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2018 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42536 |
work_keys_str_mv |
AT pereirasandrasuelynobredequeiroz concepcoesdealunasdeejasobreaimportanciadaleituraedaescrita |
_version_ |
1773959644334522368 |