Concepções de alunas de EJA sobre a importância da leitura e da escrita

O presente artigo tem como objetivo conhecer as concepções e tecer reflexões acerca do pensamento de alfabetizandos da EJA (Nível II) de uma escola da rede pública municipal de Natal, sobre a importância da leitura e da escrita no seu cotidiano. Levando em consideração a existência de várias prática...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Pereira, Sandra Suely Nobre de Queiroz
Outros Autores: Vieira, Giane Bezerra
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42536
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42536
record_format dspace
spelling ri-123456789-425362021-10-05T14:59:37Z Concepções de alunas de EJA sobre a importância da leitura e da escrita Pereira, Sandra Suely Nobre de Queiroz Vieira, Giane Bezerra Vieira, Giane Bezerra Araújo, Jacyene Melo Oliveira Junior, Francisco Cláudio Soares Alfabetização Educação de Jovens e Adultos Escrita e Leitura O presente artigo tem como objetivo conhecer as concepções e tecer reflexões acerca do pensamento de alfabetizandos da EJA (Nível II) de uma escola da rede pública municipal de Natal, sobre a importância da leitura e da escrita no seu cotidiano. Levando em consideração a existência de várias práticas de letramento em nossa sociedade e que, estas práticas consequentemente, não se encontram ausentes da vida cotidiana das pessoas, torna-se necessário utilizá-las em favor do crescimento intelectual dos indivíduos seja de forma individual ou coletiva. Na Educação de Jovens e Adultos, o ensino e a aprendizagem nessa modalidade de ensino precisam dar significados a vida dos sujeitos envolvidos, contribuindo de forma significativa para um trabalho de alfabetização mais eficaz na EJA, sob a perspectiva de alfabetizar letrando. Isto significa ensinar a ler e a escrever utilizando-se de práticas sociais, como uma estratégia para o desenvolvimento dos saberes de forma crítica e reflexiva. Na abordagem deste contexto discutiremos a partir dos enfoques teóricos como Arroyo (1997), Soares, (2004), Freire (2000), Durante (1998), Tfouni (2002) e, ainda, na legislação educacional vigente, dentre outros autores que discorrem sobre a EJA oferecendo subsídios para a fundamentação teórica deste trabalho. A metodologia utilizada caracteriza-se por uma abordagem de natureza qualitativa através de uma pesquisa exploratória - bibliográfica e de campo, tendo como instrumento de construção de dados a aplicação de uma entrevista, através de perguntas previamente elaboradas cujas informações gravadas em áudio possibilitaram uma análise das respostas dos entrevistados. A entrevista ocorreu em sala de aula, tendo como participantes 04 (quatro) aprendizes da turma de EJA, Nível II, noturno, sendo todas do sexo feminino, residentes no próprio bairro e trabalhadoras do lar. Os resultados evidenciaram que, esses jovens e adultos da EJA que por motivos diversos não lhes foram propiciados a conclusão dos estudos na idade certa, ao retornar aos espaços escolares, são movidos por interesses e necessidades específicas, inclusive, as que estão relacionadas às suas relações interpessoais. Apontaram ainda, o ensejo da realização de um sonho pessoal, ou melhorar sua situação na vida, ou no mundo do trabalho através dos estudos e que estão geralmente centrados na resolução de um problema e anseiam consigo o desejo de crescer e aprender. As falas dos sujeitos participantes revelaram também, que para a sua inserção no mundo letrado, a leitura e a escrita são fatores primordiais para que isso aconteça, fatores estes que foram constatados diante das narrativas dos participantes da pesquisa ao enfocarem suas concepções sobre a importância da leitura e da escrita no seu cotidiano, respondendo assim os objetivos propostos nesse estudo. 2018-07-16T17:03:04Z 2021-10-05T14:59:36Z 2018-07-16T17:03:04Z 2021-10-05T14:59:36Z 2018-06-03 bachelorThesis 2013067305 PEREIRA, Sandra Suely Nobre de Queiroz. Concepções de alunas de EJA sobre a importância da leitura e da escrita. 2018. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42536 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PEDAGOGIA
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Alfabetização
Educação de Jovens e Adultos
Escrita e Leitura
spellingShingle Alfabetização
Educação de Jovens e Adultos
Escrita e Leitura
Pereira, Sandra Suely Nobre de Queiroz
Concepções de alunas de EJA sobre a importância da leitura e da escrita
description O presente artigo tem como objetivo conhecer as concepções e tecer reflexões acerca do pensamento de alfabetizandos da EJA (Nível II) de uma escola da rede pública municipal de Natal, sobre a importância da leitura e da escrita no seu cotidiano. Levando em consideração a existência de várias práticas de letramento em nossa sociedade e que, estas práticas consequentemente, não se encontram ausentes da vida cotidiana das pessoas, torna-se necessário utilizá-las em favor do crescimento intelectual dos indivíduos seja de forma individual ou coletiva. Na Educação de Jovens e Adultos, o ensino e a aprendizagem nessa modalidade de ensino precisam dar significados a vida dos sujeitos envolvidos, contribuindo de forma significativa para um trabalho de alfabetização mais eficaz na EJA, sob a perspectiva de alfabetizar letrando. Isto significa ensinar a ler e a escrever utilizando-se de práticas sociais, como uma estratégia para o desenvolvimento dos saberes de forma crítica e reflexiva. Na abordagem deste contexto discutiremos a partir dos enfoques teóricos como Arroyo (1997), Soares, (2004), Freire (2000), Durante (1998), Tfouni (2002) e, ainda, na legislação educacional vigente, dentre outros autores que discorrem sobre a EJA oferecendo subsídios para a fundamentação teórica deste trabalho. A metodologia utilizada caracteriza-se por uma abordagem de natureza qualitativa através de uma pesquisa exploratória - bibliográfica e de campo, tendo como instrumento de construção de dados a aplicação de uma entrevista, através de perguntas previamente elaboradas cujas informações gravadas em áudio possibilitaram uma análise das respostas dos entrevistados. A entrevista ocorreu em sala de aula, tendo como participantes 04 (quatro) aprendizes da turma de EJA, Nível II, noturno, sendo todas do sexo feminino, residentes no próprio bairro e trabalhadoras do lar. Os resultados evidenciaram que, esses jovens e adultos da EJA que por motivos diversos não lhes foram propiciados a conclusão dos estudos na idade certa, ao retornar aos espaços escolares, são movidos por interesses e necessidades específicas, inclusive, as que estão relacionadas às suas relações interpessoais. Apontaram ainda, o ensejo da realização de um sonho pessoal, ou melhorar sua situação na vida, ou no mundo do trabalho através dos estudos e que estão geralmente centrados na resolução de um problema e anseiam consigo o desejo de crescer e aprender. As falas dos sujeitos participantes revelaram também, que para a sua inserção no mundo letrado, a leitura e a escrita são fatores primordiais para que isso aconteça, fatores estes que foram constatados diante das narrativas dos participantes da pesquisa ao enfocarem suas concepções sobre a importância da leitura e da escrita no seu cotidiano, respondendo assim os objetivos propostos nesse estudo.
author2 Vieira, Giane Bezerra
author_facet Vieira, Giane Bezerra
Pereira, Sandra Suely Nobre de Queiroz
format bachelorThesis
author Pereira, Sandra Suely Nobre de Queiroz
author_sort Pereira, Sandra Suely Nobre de Queiroz
title Concepções de alunas de EJA sobre a importância da leitura e da escrita
title_short Concepções de alunas de EJA sobre a importância da leitura e da escrita
title_full Concepções de alunas de EJA sobre a importância da leitura e da escrita
title_fullStr Concepções de alunas de EJA sobre a importância da leitura e da escrita
title_full_unstemmed Concepções de alunas de EJA sobre a importância da leitura e da escrita
title_sort concepções de alunas de eja sobre a importância da leitura e da escrita
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2018
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42536
work_keys_str_mv AT pereirasandrasuelynobredequeiroz concepcoesdealunasdeejasobreaimportanciadaleituraedaescrita
_version_ 1773959644334522368