Concepções de alunas de EJA sobre a importância da leitura e da escrita

O presente artigo tem como objetivo conhecer as concepções e tecer reflexões acerca do pensamento de alfabetizandos da EJA (Nível II) de uma escola da rede pública municipal de Natal, sobre a importância da leitura e da escrita no seu cotidiano. Levando em consideração a existência de várias prática...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Pereira, Sandra Suely Nobre de Queiroz
Outros Autores: Vieira, Giane Bezerra
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42536
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Descrição
Resumo:O presente artigo tem como objetivo conhecer as concepções e tecer reflexões acerca do pensamento de alfabetizandos da EJA (Nível II) de uma escola da rede pública municipal de Natal, sobre a importância da leitura e da escrita no seu cotidiano. Levando em consideração a existência de várias práticas de letramento em nossa sociedade e que, estas práticas consequentemente, não se encontram ausentes da vida cotidiana das pessoas, torna-se necessário utilizá-las em favor do crescimento intelectual dos indivíduos seja de forma individual ou coletiva. Na Educação de Jovens e Adultos, o ensino e a aprendizagem nessa modalidade de ensino precisam dar significados a vida dos sujeitos envolvidos, contribuindo de forma significativa para um trabalho de alfabetização mais eficaz na EJA, sob a perspectiva de alfabetizar letrando. Isto significa ensinar a ler e a escrever utilizando-se de práticas sociais, como uma estratégia para o desenvolvimento dos saberes de forma crítica e reflexiva. Na abordagem deste contexto discutiremos a partir dos enfoques teóricos como Arroyo (1997), Soares, (2004), Freire (2000), Durante (1998), Tfouni (2002) e, ainda, na legislação educacional vigente, dentre outros autores que discorrem sobre a EJA oferecendo subsídios para a fundamentação teórica deste trabalho. A metodologia utilizada caracteriza-se por uma abordagem de natureza qualitativa através de uma pesquisa exploratória - bibliográfica e de campo, tendo como instrumento de construção de dados a aplicação de uma entrevista, através de perguntas previamente elaboradas cujas informações gravadas em áudio possibilitaram uma análise das respostas dos entrevistados. A entrevista ocorreu em sala de aula, tendo como participantes 04 (quatro) aprendizes da turma de EJA, Nível II, noturno, sendo todas do sexo feminino, residentes no próprio bairro e trabalhadoras do lar. Os resultados evidenciaram que, esses jovens e adultos da EJA que por motivos diversos não lhes foram propiciados a conclusão dos estudos na idade certa, ao retornar aos espaços escolares, são movidos por interesses e necessidades específicas, inclusive, as que estão relacionadas às suas relações interpessoais. Apontaram ainda, o ensejo da realização de um sonho pessoal, ou melhorar sua situação na vida, ou no mundo do trabalho através dos estudos e que estão geralmente centrados na resolução de um problema e anseiam consigo o desejo de crescer e aprender. As falas dos sujeitos participantes revelaram também, que para a sua inserção no mundo letrado, a leitura e a escrita são fatores primordiais para que isso aconteça, fatores estes que foram constatados diante das narrativas dos participantes da pesquisa ao enfocarem suas concepções sobre a importância da leitura e da escrita no seu cotidiano, respondendo assim os objetivos propostos nesse estudo.