Formação docente: um processo de muitas relações
Este trabalho tem como objetivo discutir percepção das/os discentes do curso de Pedagogia presencial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus Natal, acerca da relação entre docente e discente, a partir de uma pesquisa elaborada pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do próprio curso, q...
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Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42535 |
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Resumo: | Este trabalho tem como objetivo discutir percepção das/os discentes do curso de Pedagogia presencial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus Natal, acerca da relação entre docente e discente, a partir de uma pesquisa elaborada pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do próprio curso, que buscou avaliar aspectos positivos e negativos acerca das demandas necessárias para a finalização da graduação das/os alunas/os do Currículo 001/2009. As perguntas do questionário tratavam de aspectos sobre metodologia, carga horária dos componentes, relação entre conteúdos, relação professor/a e aluna/o, entre outros aspectos que condizem com a formação na licenciatura. A leitura, organização e levantamento dos dados quantitativos e qualitativos desta pesquisa realizada pelo NDE conduziu à análise das respostas produzidas pelas/os estudantes, de acordo com a pesquisa qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 2015). Os resultados da pesquisa foram surpreendentemente voltados para questões relacionais e afetivas, e dois aspectos estiveram em destaque: diálogo e empatia. Discute-se acerca dessas duas temáticas, evidenciando a fala das/os participantes e correlacionando com autores como Paulo Freire, Nóvoa e Rogers. Conclui-se que é necessário repensar acerca da relação entre docentes e discentes também no nível da formação inicial de professoras/es, pois esta é fundamental para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem das/os futuras/os docentes, de maneira que tomem como exemplo para sua prática pedagógica. Quando consideramos o diálogo e a empatia podemos ter a possibilidade de uma formação focada na totalidade do ser humano, levando em consideração aspectos intelectuais e relacionais. |
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