TANGRAM : conhecimentos e pensamentos geométricos para a escola elementar
A presente pesquisa teve sua origem a partir das aulas da disciplina de ensino de matemática II do curso de pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nesta disciplina o professor doutorando Jefferson Leandro Ramos de Oliveira trouxe diversos assuntos envolvendo a geometria, Tangram e...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42523 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42523 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-425232021-10-05T14:58:48Z TANGRAM : conhecimentos e pensamentos geométricos para a escola elementar Medeiros, Cibelly Lourença de Oliveira, Jefferson Leandro Ramos de José Damião Souza de Oliveira Silva, Ana Paula Pereira do Nascimento Oliveira, José Damião Souza de Pensamento geométrico Van Hiele Geometria Ensino de matemática. Ciências Humanas A presente pesquisa teve sua origem a partir das aulas da disciplina de ensino de matemática II do curso de pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nesta disciplina o professor doutorando Jefferson Leandro Ramos de Oliveira trouxe diversos assuntos envolvendo a geometria, Tangram entre outros e também abordou a teoria de Van Hiele. Durante as aulas pode perceber a ausência de conhecimentos básicos de geometria por parte dos alunos futuros professores que atuaram na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Diante disso surgiu uma problemática, porque sentimos dificuldades em compreender a geometria? A partir do momento em que desenvolvemos muitas informações nos são apresentadas com relação às formas geométricas, adquirimos com o passar do tempo noções espaciais e porque é tão difícil compreender a geometria e avaliarmos quanto professores o nível dos alunos quanto o conteúdo abordado? A pesquisa assume características de estudo teórico e documental que se fundamentarão em publicações de autores, documentos oficiais e experiências documentais sobre o tema exposto, que trás alusão ao desenvolvimento do pensamento geométrico, o uso do Tangram, o Ensino de matemática, a Educação Matemática, e a teoria de Van Hiele. O trabalho permitiu investigar teoricamente quais poderiam ser as dificuldades em ensinar e compreender Geometria. 2017-04-12T23:18:16Z 2021-10-05T14:58:47Z 2017-04-12T23:18:16Z 2021-10-05T14:58:47Z 2016-12-14 bachelorThesis 2010031660 MEDEIROS, Cibelly Lourenço de. TANGRAM: conhecimentos e pensamentos geométricos para a escola elementar. 2016. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42523 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Presencial |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Pensamento geométrico Van Hiele Geometria Ensino de matemática. Ciências Humanas |
spellingShingle |
Pensamento geométrico Van Hiele Geometria Ensino de matemática. Ciências Humanas Medeiros, Cibelly Lourença de TANGRAM : conhecimentos e pensamentos geométricos para a escola elementar |
description |
A presente pesquisa teve sua origem a partir das aulas da disciplina de ensino de matemática II do curso de pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nesta disciplina o professor doutorando Jefferson Leandro Ramos de Oliveira trouxe diversos assuntos envolvendo a geometria, Tangram entre outros e também abordou a teoria de Van Hiele. Durante as aulas pode perceber a ausência de conhecimentos básicos de geometria por parte dos alunos futuros professores que atuaram na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Diante disso surgiu uma problemática, porque sentimos dificuldades em compreender a geometria? A partir do momento em que desenvolvemos muitas informações nos são apresentadas com relação às formas geométricas, adquirimos com o passar do tempo noções espaciais e porque é tão difícil compreender a geometria e avaliarmos quanto professores o nível dos alunos quanto o conteúdo abordado? A pesquisa assume características de estudo teórico e documental que se fundamentarão em publicações de autores, documentos oficiais e experiências documentais sobre o tema exposto, que trás alusão ao desenvolvimento do pensamento geométrico, o uso do Tangram, o Ensino de matemática, a Educação Matemática, e a teoria de Van Hiele. O trabalho permitiu investigar teoricamente quais poderiam ser as dificuldades em ensinar e compreender Geometria. |
author2 |
Oliveira, Jefferson Leandro Ramos de |
author_facet |
Oliveira, Jefferson Leandro Ramos de Medeiros, Cibelly Lourença de |
format |
bachelorThesis |
author |
Medeiros, Cibelly Lourença de |
author_sort |
Medeiros, Cibelly Lourença de |
title |
TANGRAM : conhecimentos e pensamentos geométricos para a escola elementar |
title_short |
TANGRAM : conhecimentos e pensamentos geométricos para a escola elementar |
title_full |
TANGRAM : conhecimentos e pensamentos geométricos para a escola elementar |
title_fullStr |
TANGRAM : conhecimentos e pensamentos geométricos para a escola elementar |
title_full_unstemmed |
TANGRAM : conhecimentos e pensamentos geométricos para a escola elementar |
title_sort |
tangram : conhecimentos e pensamentos geométricos para a escola elementar |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2017 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42523 |
work_keys_str_mv |
AT medeiroscibellylourencade tangramconhecimentosepensamentosgeometricosparaaescolaelementar |
_version_ |
1773964658186649600 |