TANGRAM : conhecimentos e pensamentos geométricos para a escola elementar

A presente pesquisa teve sua origem a partir das aulas da disciplina de ensino de matemática II do curso de pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nesta disciplina o professor doutorando Jefferson Leandro Ramos de Oliveira trouxe diversos assuntos envolvendo a geometria, Tangram e...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Medeiros, Cibelly Lourença de
Outros Autores: Oliveira, Jefferson Leandro Ramos de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42523
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42523
record_format dspace
spelling ri-123456789-425232021-10-05T14:58:48Z TANGRAM : conhecimentos e pensamentos geométricos para a escola elementar Medeiros, Cibelly Lourença de Oliveira, Jefferson Leandro Ramos de José Damião Souza de Oliveira Silva, Ana Paula Pereira do Nascimento Oliveira, José Damião Souza de Pensamento geométrico Van Hiele Geometria Ensino de matemática. Ciências Humanas A presente pesquisa teve sua origem a partir das aulas da disciplina de ensino de matemática II do curso de pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nesta disciplina o professor doutorando Jefferson Leandro Ramos de Oliveira trouxe diversos assuntos envolvendo a geometria, Tangram entre outros e também abordou a teoria de Van Hiele. Durante as aulas pode perceber a ausência de conhecimentos básicos de geometria por parte dos alunos futuros professores que atuaram na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Diante disso surgiu uma problemática, porque sentimos dificuldades em compreender a geometria? A partir do momento em que desenvolvemos muitas informações nos são apresentadas com relação às formas geométricas, adquirimos com o passar do tempo noções espaciais e porque é tão difícil compreender a geometria e avaliarmos quanto professores o nível dos alunos quanto o conteúdo abordado? A pesquisa assume características de estudo teórico e documental que se fundamentarão em publicações de autores, documentos oficiais e experiências documentais sobre o tema exposto, que trás alusão ao desenvolvimento do pensamento geométrico, o uso do Tangram, o Ensino de matemática, a Educação Matemática, e a teoria de Van Hiele. O trabalho permitiu investigar teoricamente quais poderiam ser as dificuldades em ensinar e compreender Geometria. 2017-04-12T23:18:16Z 2021-10-05T14:58:47Z 2017-04-12T23:18:16Z 2021-10-05T14:58:47Z 2016-12-14 bachelorThesis 2010031660 MEDEIROS, Cibelly Lourenço de. TANGRAM: conhecimentos e pensamentos geométricos para a escola elementar. 2016. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42523 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Presencial
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Pensamento geométrico
Van Hiele
Geometria
Ensino de matemática.
Ciências Humanas
spellingShingle Pensamento geométrico
Van Hiele
Geometria
Ensino de matemática.
Ciências Humanas
Medeiros, Cibelly Lourença de
TANGRAM : conhecimentos e pensamentos geométricos para a escola elementar
description A presente pesquisa teve sua origem a partir das aulas da disciplina de ensino de matemática II do curso de pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nesta disciplina o professor doutorando Jefferson Leandro Ramos de Oliveira trouxe diversos assuntos envolvendo a geometria, Tangram entre outros e também abordou a teoria de Van Hiele. Durante as aulas pode perceber a ausência de conhecimentos básicos de geometria por parte dos alunos futuros professores que atuaram na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Diante disso surgiu uma problemática, porque sentimos dificuldades em compreender a geometria? A partir do momento em que desenvolvemos muitas informações nos são apresentadas com relação às formas geométricas, adquirimos com o passar do tempo noções espaciais e porque é tão difícil compreender a geometria e avaliarmos quanto professores o nível dos alunos quanto o conteúdo abordado? A pesquisa assume características de estudo teórico e documental que se fundamentarão em publicações de autores, documentos oficiais e experiências documentais sobre o tema exposto, que trás alusão ao desenvolvimento do pensamento geométrico, o uso do Tangram, o Ensino de matemática, a Educação Matemática, e a teoria de Van Hiele. O trabalho permitiu investigar teoricamente quais poderiam ser as dificuldades em ensinar e compreender Geometria.
author2 Oliveira, Jefferson Leandro Ramos de
author_facet Oliveira, Jefferson Leandro Ramos de
Medeiros, Cibelly Lourença de
format bachelorThesis
author Medeiros, Cibelly Lourença de
author_sort Medeiros, Cibelly Lourença de
title TANGRAM : conhecimentos e pensamentos geométricos para a escola elementar
title_short TANGRAM : conhecimentos e pensamentos geométricos para a escola elementar
title_full TANGRAM : conhecimentos e pensamentos geométricos para a escola elementar
title_fullStr TANGRAM : conhecimentos e pensamentos geométricos para a escola elementar
title_full_unstemmed TANGRAM : conhecimentos e pensamentos geométricos para a escola elementar
title_sort tangram : conhecimentos e pensamentos geométricos para a escola elementar
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42523
work_keys_str_mv AT medeiroscibellylourencade tangramconhecimentosepensamentosgeometricosparaaescolaelementar
_version_ 1773964658186649600