TANGRAM : conhecimentos e pensamentos geométricos para a escola elementar
A presente pesquisa teve sua origem a partir das aulas da disciplina de ensino de matemática II do curso de pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nesta disciplina o professor doutorando Jefferson Leandro Ramos de Oliveira trouxe diversos assuntos envolvendo a geometria, Tangram e...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42523 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | A presente pesquisa teve sua origem a partir das aulas da disciplina de ensino de matemática II do curso de pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nesta disciplina o professor doutorando Jefferson Leandro Ramos de Oliveira trouxe diversos assuntos envolvendo a geometria, Tangram entre outros e também abordou a teoria de Van Hiele. Durante as aulas pode perceber a ausência de conhecimentos básicos de geometria por parte dos alunos futuros professores que atuaram na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Diante disso surgiu uma problemática, porque sentimos dificuldades em compreender a geometria? A partir do momento em que desenvolvemos muitas informações nos são apresentadas com relação às formas geométricas, adquirimos com o passar do tempo noções espaciais e porque é tão difícil compreender a geometria e avaliarmos quanto professores o nível dos alunos quanto o conteúdo abordado? A pesquisa assume características de estudo teórico e documental que se fundamentarão em publicações de autores, documentos oficiais e experiências documentais sobre o tema exposto, que trás alusão ao desenvolvimento do pensamento geométrico, o uso do Tangram, o Ensino de matemática, a Educação Matemática, e a teoria de Van Hiele. O trabalho permitiu investigar teoricamente quais poderiam ser as dificuldades em ensinar e compreender Geometria. |
---|