Reflexões sobre a experiência no estágio supervisionado com o ensino de história na educação de jovens e adultos (EJA)

Este artigo apresenta e problematiza as experiências vivenciadas em um estágio supervisionado no ano de 2014, por um concluinte de Pedagogia da UFRN, que experimentou a História como estratégia de educação dos jovens e adultos. Objetiva-se tomar as experiências vivenciadas enquanto objeto de reflexã...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Serafim, Marcel Bevenuto
Outros Autores: Barbosa Junior, Walter Pinheiro
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42517
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42517
record_format dspace
spelling ri-123456789-425172021-10-05T14:58:28Z Reflexões sobre a experiência no estágio supervisionado com o ensino de história na educação de jovens e adultos (EJA) Serafim, Marcel Bevenuto Barbosa Junior, Walter Pinheiro Campelo, Maria Estela Costa Holanda Sampaio, Marisa Narcizo Educação do Jovem e do Adulto Ensino de História História de vida Ciências Humanas Este artigo apresenta e problematiza as experiências vivenciadas em um estágio supervisionado no ano de 2014, por um concluinte de Pedagogia da UFRN, que experimentou a História como estratégia de educação dos jovens e adultos. Objetiva-se tomar as experiências vivenciadas enquanto objeto de reflexão para ampliar e aprofundar a compreensão sobre o sentido e a potencialidade que existe no processo de ensino de história, enquanto disciplina que pode estimular os jovens e adultos a querer aprender. Trata-se de uma pesquisa em que se busca compreender os efeitos do ensino de historia na aprendizagem de uma turma de estudantes da EJA da Escola Municipal João Marques, localizada na Cidade de Santa Maria, no Estado do Rio Grande do Norte. As anotações do autor e as entrevistas com sujeitos envolvidos no processo foram fontes importantes que possibilitaram a escritura desse artigo. Conclui-se que o ambiente da EJA difere das salas de aulas de outras modalidades da escola por diversos fatores, como: a idade dos alunos; o cansaço dos alunos devido a atividades laborativas durante o dia; e a formação dos professores, mas que existe a possibilidade de se construir alternativas para dinamizar o ensino e estimular a aprendizagem, como foi o caso da experiência com História. 2017-04-19T20:38:29Z 2021-10-05T14:58:27Z 2017-04-19T20:38:29Z 2021-10-05T14:58:27Z 2016-12-14 bachelorThesis 2010031440 SERAFIM, Marcel Bevenuto. Reflexões sobre a experiência no estágio supervisionado com o ensino de história na educação de jovens e adultos (EJA). 2016. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42517 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Presencial
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação do Jovem e do Adulto
Ensino de História
História de vida
Ciências Humanas
spellingShingle Educação do Jovem e do Adulto
Ensino de História
História de vida
Ciências Humanas
Serafim, Marcel Bevenuto
Reflexões sobre a experiência no estágio supervisionado com o ensino de história na educação de jovens e adultos (EJA)
description Este artigo apresenta e problematiza as experiências vivenciadas em um estágio supervisionado no ano de 2014, por um concluinte de Pedagogia da UFRN, que experimentou a História como estratégia de educação dos jovens e adultos. Objetiva-se tomar as experiências vivenciadas enquanto objeto de reflexão para ampliar e aprofundar a compreensão sobre o sentido e a potencialidade que existe no processo de ensino de história, enquanto disciplina que pode estimular os jovens e adultos a querer aprender. Trata-se de uma pesquisa em que se busca compreender os efeitos do ensino de historia na aprendizagem de uma turma de estudantes da EJA da Escola Municipal João Marques, localizada na Cidade de Santa Maria, no Estado do Rio Grande do Norte. As anotações do autor e as entrevistas com sujeitos envolvidos no processo foram fontes importantes que possibilitaram a escritura desse artigo. Conclui-se que o ambiente da EJA difere das salas de aulas de outras modalidades da escola por diversos fatores, como: a idade dos alunos; o cansaço dos alunos devido a atividades laborativas durante o dia; e a formação dos professores, mas que existe a possibilidade de se construir alternativas para dinamizar o ensino e estimular a aprendizagem, como foi o caso da experiência com História.
author2 Barbosa Junior, Walter Pinheiro
author_facet Barbosa Junior, Walter Pinheiro
Serafim, Marcel Bevenuto
format bachelorThesis
author Serafim, Marcel Bevenuto
author_sort Serafim, Marcel Bevenuto
title Reflexões sobre a experiência no estágio supervisionado com o ensino de história na educação de jovens e adultos (EJA)
title_short Reflexões sobre a experiência no estágio supervisionado com o ensino de história na educação de jovens e adultos (EJA)
title_full Reflexões sobre a experiência no estágio supervisionado com o ensino de história na educação de jovens e adultos (EJA)
title_fullStr Reflexões sobre a experiência no estágio supervisionado com o ensino de história na educação de jovens e adultos (EJA)
title_full_unstemmed Reflexões sobre a experiência no estágio supervisionado com o ensino de história na educação de jovens e adultos (EJA)
title_sort reflexões sobre a experiência no estágio supervisionado com o ensino de história na educação de jovens e adultos (eja)
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42517
work_keys_str_mv AT serafimmarcelbevenuto reflexoessobreaexperiencianoestagiosupervisionadocomoensinodehistorianaeducacaodejovenseadultoseja
_version_ 1773962526798643200