Reflexões sobre a experiência no estágio supervisionado com o ensino de história na educação de jovens e adultos (EJA)

Este artigo apresenta e problematiza as experiências vivenciadas em um estágio supervisionado no ano de 2014, por um concluinte de Pedagogia da UFRN, que experimentou a História como estratégia de educação dos jovens e adultos. Objetiva-se tomar as experiências vivenciadas enquanto objeto de reflexã...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Serafim, Marcel Bevenuto
Outros Autores: Barbosa Junior, Walter Pinheiro
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42517
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este artigo apresenta e problematiza as experiências vivenciadas em um estágio supervisionado no ano de 2014, por um concluinte de Pedagogia da UFRN, que experimentou a História como estratégia de educação dos jovens e adultos. Objetiva-se tomar as experiências vivenciadas enquanto objeto de reflexão para ampliar e aprofundar a compreensão sobre o sentido e a potencialidade que existe no processo de ensino de história, enquanto disciplina que pode estimular os jovens e adultos a querer aprender. Trata-se de uma pesquisa em que se busca compreender os efeitos do ensino de historia na aprendizagem de uma turma de estudantes da EJA da Escola Municipal João Marques, localizada na Cidade de Santa Maria, no Estado do Rio Grande do Norte. As anotações do autor e as entrevistas com sujeitos envolvidos no processo foram fontes importantes que possibilitaram a escritura desse artigo. Conclui-se que o ambiente da EJA difere das salas de aulas de outras modalidades da escola por diversos fatores, como: a idade dos alunos; o cansaço dos alunos devido a atividades laborativas durante o dia; e a formação dos professores, mas que existe a possibilidade de se construir alternativas para dinamizar o ensino e estimular a aprendizagem, como foi o caso da experiência com História.