Educação científica contínua: o caso do Centro de Educação Científica da Escola Alfredo J. Monteverde

É necessário que o docente esteja em constante processo de formação, buscando sempre melhorar sua prática, pois com uma formação continuada ele poderá melhorar seu conhecimento profissional, levando em consideração a sua trajetória pessoal, uma vez que, a trajetória profissional do educador só terá...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Gurgel, Clidiene da Silva
Outros Autores: Ramalho, Betânia Leite
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42510
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42510
record_format dspace
spelling ri-123456789-425102021-10-05T14:57:59Z Educação científica contínua: o caso do Centro de Educação Científica da Escola Alfredo J. Monteverde Gurgel, Clidiene da Silva Ramalho, Betânia Leite Melo, João Ricardo F. Silva, João Batista da Educação Continuada Educação Científica Escolas Parceiras Ciências Humanas É necessário que o docente esteja em constante processo de formação, buscando sempre melhorar sua prática, pois com uma formação continuada ele poderá melhorar seu conhecimento profissional, levando em consideração a sua trajetória pessoal, uma vez que, a trajetória profissional do educador só terá sentido se relacionada a sua vida pessoal, individual e na interação com o coletivo. Sendo assim, o estudo tem como objetivo geral conhecer o projeto formativo da Escola Científica, com vista a identificar quais assuntos e/ou temas são abordados em relação ao conhecimento profissional dos professores da Escola Alfredo J. Monteverde, com professores de escolas públicas, considerando a importância da formação continuada como componente fundamental para um bom desempenho profissional em sala de aula. Para se obter informações dos objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa observacional de caráter qualitativa do processo formativo de treze educadores do Centro de Educação Científica – CEC, e aproximadamente dez educadores das escolas públicas parceiras. As observações ocorreram na Escola Alfredo J. Monteverde, onde durante esse período foi possível constatar que há reuniões de equipe semanalmente a fim de saber através das socializações dos professores, como foram suas práticas durante a semana, trazidas em sínteses reflexivas que podem ou não ser fundamentas em algum referencial teórico. Além dessas reuniões de equipe, a escola também abre as portas para os profissionais da educação da rede pública que tenham vínculo com Centro de Educação Científica, os quais são chamados de professores parceiros. Além das observações, também foram realizados estudos de documentos e entrevistas não estruturadas de caráter informal. Como resultado deste artigo cientifico, constatou-se que todos os professores consideraram que para se obter um bom desempenho no exercício da docência, deve-se refletir sobre sua trajetória e experiências pessoais adquiridas, considerando ainda a construção dos conhecimentos coletivos, reconhecendo a importância dos conteúdos trabalhados em sala de aula e da didática para se obter uma boa formação da sua prática docente. 2017-04-10T20:16:48Z 2021-10-05T14:57:59Z 2017-04-10T20:16:48Z 2021-10-05T14:57:59Z 2016-12-15 bachelorThesis 2012956745 GURGEL, Clidiene da Silva. Educação científica contínua: o caso do Centro de Educação Científica da Escola Alfredo J. Monteverde. 2016. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Práticas Educacionais e Currículo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42510 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação Continuada
Educação Científica
Escolas Parceiras
Ciências Humanas
spellingShingle Educação Continuada
Educação Científica
Escolas Parceiras
Ciências Humanas
Gurgel, Clidiene da Silva
Educação científica contínua: o caso do Centro de Educação Científica da Escola Alfredo J. Monteverde
description É necessário que o docente esteja em constante processo de formação, buscando sempre melhorar sua prática, pois com uma formação continuada ele poderá melhorar seu conhecimento profissional, levando em consideração a sua trajetória pessoal, uma vez que, a trajetória profissional do educador só terá sentido se relacionada a sua vida pessoal, individual e na interação com o coletivo. Sendo assim, o estudo tem como objetivo geral conhecer o projeto formativo da Escola Científica, com vista a identificar quais assuntos e/ou temas são abordados em relação ao conhecimento profissional dos professores da Escola Alfredo J. Monteverde, com professores de escolas públicas, considerando a importância da formação continuada como componente fundamental para um bom desempenho profissional em sala de aula. Para se obter informações dos objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa observacional de caráter qualitativa do processo formativo de treze educadores do Centro de Educação Científica – CEC, e aproximadamente dez educadores das escolas públicas parceiras. As observações ocorreram na Escola Alfredo J. Monteverde, onde durante esse período foi possível constatar que há reuniões de equipe semanalmente a fim de saber através das socializações dos professores, como foram suas práticas durante a semana, trazidas em sínteses reflexivas que podem ou não ser fundamentas em algum referencial teórico. Além dessas reuniões de equipe, a escola também abre as portas para os profissionais da educação da rede pública que tenham vínculo com Centro de Educação Científica, os quais são chamados de professores parceiros. Além das observações, também foram realizados estudos de documentos e entrevistas não estruturadas de caráter informal. Como resultado deste artigo cientifico, constatou-se que todos os professores consideraram que para se obter um bom desempenho no exercício da docência, deve-se refletir sobre sua trajetória e experiências pessoais adquiridas, considerando ainda a construção dos conhecimentos coletivos, reconhecendo a importância dos conteúdos trabalhados em sala de aula e da didática para se obter uma boa formação da sua prática docente.
author2 Ramalho, Betânia Leite
author_facet Ramalho, Betânia Leite
Gurgel, Clidiene da Silva
format bachelorThesis
author Gurgel, Clidiene da Silva
author_sort Gurgel, Clidiene da Silva
title Educação científica contínua: o caso do Centro de Educação Científica da Escola Alfredo J. Monteverde
title_short Educação científica contínua: o caso do Centro de Educação Científica da Escola Alfredo J. Monteverde
title_full Educação científica contínua: o caso do Centro de Educação Científica da Escola Alfredo J. Monteverde
title_fullStr Educação científica contínua: o caso do Centro de Educação Científica da Escola Alfredo J. Monteverde
title_full_unstemmed Educação científica contínua: o caso do Centro de Educação Científica da Escola Alfredo J. Monteverde
title_sort educação científica contínua: o caso do centro de educação científica da escola alfredo j. monteverde
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42510
work_keys_str_mv AT gurgelclidienedasilva educacaocientificacontinuaocasodocentrodeeducacaocientificadaescolaalfredojmonteverde
_version_ 1773963066984103936