Educação científica contínua: o caso do Centro de Educação Científica da Escola Alfredo J. Monteverde
É necessário que o docente esteja em constante processo de formação, buscando sempre melhorar sua prática, pois com uma formação continuada ele poderá melhorar seu conhecimento profissional, levando em consideração a sua trajetória pessoal, uma vez que, a trajetória profissional do educador só terá...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42510 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42510 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-425102021-10-05T14:57:59Z Educação científica contínua: o caso do Centro de Educação Científica da Escola Alfredo J. Monteverde Gurgel, Clidiene da Silva Ramalho, Betânia Leite Melo, João Ricardo F. Silva, João Batista da Educação Continuada Educação Científica Escolas Parceiras Ciências Humanas É necessário que o docente esteja em constante processo de formação, buscando sempre melhorar sua prática, pois com uma formação continuada ele poderá melhorar seu conhecimento profissional, levando em consideração a sua trajetória pessoal, uma vez que, a trajetória profissional do educador só terá sentido se relacionada a sua vida pessoal, individual e na interação com o coletivo. Sendo assim, o estudo tem como objetivo geral conhecer o projeto formativo da Escola Científica, com vista a identificar quais assuntos e/ou temas são abordados em relação ao conhecimento profissional dos professores da Escola Alfredo J. Monteverde, com professores de escolas públicas, considerando a importância da formação continuada como componente fundamental para um bom desempenho profissional em sala de aula. Para se obter informações dos objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa observacional de caráter qualitativa do processo formativo de treze educadores do Centro de Educação Científica – CEC, e aproximadamente dez educadores das escolas públicas parceiras. As observações ocorreram na Escola Alfredo J. Monteverde, onde durante esse período foi possível constatar que há reuniões de equipe semanalmente a fim de saber através das socializações dos professores, como foram suas práticas durante a semana, trazidas em sínteses reflexivas que podem ou não ser fundamentas em algum referencial teórico. Além dessas reuniões de equipe, a escola também abre as portas para os profissionais da educação da rede pública que tenham vínculo com Centro de Educação Científica, os quais são chamados de professores parceiros. Além das observações, também foram realizados estudos de documentos e entrevistas não estruturadas de caráter informal. Como resultado deste artigo cientifico, constatou-se que todos os professores consideraram que para se obter um bom desempenho no exercício da docência, deve-se refletir sobre sua trajetória e experiências pessoais adquiridas, considerando ainda a construção dos conhecimentos coletivos, reconhecendo a importância dos conteúdos trabalhados em sala de aula e da didática para se obter uma boa formação da sua prática docente. 2017-04-10T20:16:48Z 2021-10-05T14:57:59Z 2017-04-10T20:16:48Z 2021-10-05T14:57:59Z 2016-12-15 bachelorThesis 2012956745 GURGEL, Clidiene da Silva. Educação científica contínua: o caso do Centro de Educação Científica da Escola Alfredo J. Monteverde. 2016. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Práticas Educacionais e Currículo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42510 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Educação Continuada Educação Científica Escolas Parceiras Ciências Humanas |
spellingShingle |
Educação Continuada Educação Científica Escolas Parceiras Ciências Humanas Gurgel, Clidiene da Silva Educação científica contínua: o caso do Centro de Educação Científica da Escola Alfredo J. Monteverde |
description |
É necessário que o docente esteja em constante processo de formação, buscando sempre melhorar sua prática, pois com uma formação continuada ele poderá melhorar seu conhecimento profissional, levando em consideração a sua trajetória pessoal, uma vez que, a trajetória profissional do educador só terá sentido se relacionada a sua vida pessoal, individual e na interação com o coletivo. Sendo assim, o estudo tem como objetivo geral conhecer o projeto formativo da Escola Científica, com vista a identificar quais assuntos e/ou temas são abordados em relação ao conhecimento profissional dos professores da Escola Alfredo J. Monteverde, com professores de escolas públicas, considerando a importância da formação continuada como componente fundamental para um bom desempenho profissional em sala de aula. Para se obter informações dos objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa observacional de caráter qualitativa do processo formativo de treze educadores do Centro de Educação Científica – CEC, e aproximadamente dez educadores das escolas públicas parceiras. As observações ocorreram na Escola Alfredo J. Monteverde, onde durante esse período foi possível constatar que há reuniões de equipe semanalmente a fim de saber através das socializações dos professores, como foram suas práticas durante a semana, trazidas em sínteses reflexivas que podem ou não ser fundamentas em algum referencial teórico. Além dessas reuniões de equipe, a escola também abre as portas para os profissionais da educação da rede pública que tenham vínculo com Centro de Educação Científica, os quais são chamados de professores parceiros. Além das observações, também foram realizados estudos de documentos e entrevistas não estruturadas de caráter informal. Como resultado deste artigo cientifico, constatou-se que todos os professores consideraram que para se obter um bom desempenho no exercício da docência, deve-se refletir sobre sua trajetória e experiências pessoais adquiridas, considerando ainda a construção dos conhecimentos coletivos, reconhecendo a importância dos conteúdos trabalhados em sala de aula e da didática para se obter uma boa formação da sua prática docente. |
author2 |
Ramalho, Betânia Leite |
author_facet |
Ramalho, Betânia Leite Gurgel, Clidiene da Silva |
format |
bachelorThesis |
author |
Gurgel, Clidiene da Silva |
author_sort |
Gurgel, Clidiene da Silva |
title |
Educação científica contínua: o caso do Centro de Educação Científica da Escola Alfredo J. Monteverde |
title_short |
Educação científica contínua: o caso do Centro de Educação Científica da Escola Alfredo J. Monteverde |
title_full |
Educação científica contínua: o caso do Centro de Educação Científica da Escola Alfredo J. Monteverde |
title_fullStr |
Educação científica contínua: o caso do Centro de Educação Científica da Escola Alfredo J. Monteverde |
title_full_unstemmed |
Educação científica contínua: o caso do Centro de Educação Científica da Escola Alfredo J. Monteverde |
title_sort |
educação científica contínua: o caso do centro de educação científica da escola alfredo j. monteverde |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2017 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42510 |
work_keys_str_mv |
AT gurgelclidienedasilva educacaocientificacontinuaocasodocentrodeeducacaocientificadaescolaalfredojmonteverde |
_version_ |
1773963066984103936 |