Produção de gêneros textuais na educação de jovens e adultos (EJA): reflexão da experiência vivida no PIBID - Pedagogia - UFRN
O presente relato reflexivo de prática educativa tem como objetivo apresentar a importância da utilização de gêneros textuais na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ampliar as possibilidades de conhecimento dos vários gêneros textuais presentes na nossa sociedade letrada, para a constituição de uma...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42507 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42507 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-425072021-10-05T14:57:48Z Produção de gêneros textuais na educação de jovens e adultos (EJA): reflexão da experiência vivida no PIBID - Pedagogia - UFRN Silva, Fernanda Vicente da Vieira, Giane Bezerra Araújo, Jacyene Melo Oliveira Júnior, Francisco Cláudio Soares Educação de Jovens e Adultos Gêneros textuais Alfabetização Letramento Ciências Humanas O presente relato reflexivo de prática educativa tem como objetivo apresentar a importância da utilização de gêneros textuais na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ampliar as possibilidades de conhecimento dos vários gêneros textuais presentes na nossa sociedade letrada, para a constituição de uma prática pedagógica na qual se alfabetize na perspectiva do letramento. A experiência foi vivenciada a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) desenvolvida em uma turma da EJA, nível II (noturno) na Escola Municipal Professor Ulisses de Góis, localizada no bairro de Nova Descoberta, na cidade do Natal/RN, com aprendizes na faixa etária de 19 a 63 anos de idade. Para a consecução dos objetivos, a metodologia utilizada nesse relato reflexivo foi a observação participante, tendo como estratégia a execução das atividades dos aprendizes realizadas em sala de aula. A análise do material construído por eles foi feita tendo como base bibliográfica Arroyo (2007), Bazerman, Hoffnagel, Dionísio (2006), Carrano (2007), Freire (1996), Haddad, Di Pierro (2000), Leal (2006), Lopes, Vieira (2012), Marcuschi (2002), (2008), Oliveira (1999), Schneuwly, Dolz (2004), Soares (1998) e Vieira (2010). Nesse sentido, foi possível compreender que os diversos gêneros textuais – a receita, a lista, a biografia, o anúncio, bula de remédio – utilizados no decorrer das intervenções, na perspectiva da alfabetização e do letramento, auxiliam os aprendizes na apreensão das técnicas de leitura e da escrita formal e suas especificidades, e também os ajudam a entender os vários usos desses gêneros na sociedade letrada. Dessa forma, contribuímos para o processo de ensino-aprendizagem da escrita de textos dos aprendizes da EJA, à medida que possibilitamos a vivência de construção de gêneros que fazem parte do seu contexto cultural 2017-03-24T19:30:34Z 2021-10-05T14:57:48Z 2017-03-24T19:30:34Z 2021-10-05T14:57:48Z 2016-12-05 bachelorThesis 2013033782 SILVA, Fernanda Vicente da. Produção de gêneros textuais na educação de jovens e adultos (EJA): reflexão da experiência vivida no PIBID - Pedagogia - UFRN. 2016. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42507 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia (Presencial) |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Educação de Jovens e Adultos Gêneros textuais Alfabetização Letramento Ciências Humanas |
spellingShingle |
Educação de Jovens e Adultos Gêneros textuais Alfabetização Letramento Ciências Humanas Silva, Fernanda Vicente da Produção de gêneros textuais na educação de jovens e adultos (EJA): reflexão da experiência vivida no PIBID - Pedagogia - UFRN |
description |
O presente relato reflexivo de prática educativa tem como objetivo apresentar a importância da utilização de gêneros textuais na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ampliar as possibilidades de conhecimento dos vários gêneros textuais presentes na nossa sociedade letrada, para a constituição de uma prática pedagógica na qual se alfabetize na perspectiva do letramento. A experiência foi vivenciada a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) desenvolvida em uma turma da EJA, nível II (noturno) na Escola Municipal Professor Ulisses de Góis, localizada no bairro de Nova Descoberta, na cidade do Natal/RN, com aprendizes na faixa etária de 19 a 63 anos de idade. Para a consecução dos objetivos, a metodologia utilizada nesse relato reflexivo foi a observação participante, tendo como estratégia a execução das atividades dos aprendizes realizadas em sala de aula. A análise do material construído por eles foi feita tendo como base bibliográfica Arroyo (2007), Bazerman, Hoffnagel, Dionísio (2006), Carrano (2007), Freire (1996), Haddad, Di Pierro (2000), Leal (2006), Lopes, Vieira (2012), Marcuschi (2002), (2008), Oliveira (1999), Schneuwly, Dolz (2004), Soares (1998) e Vieira (2010). Nesse sentido, foi possível compreender que os diversos gêneros textuais – a receita, a lista, a biografia, o anúncio, bula de remédio – utilizados no decorrer das intervenções, na perspectiva da alfabetização e do letramento, auxiliam os aprendizes na apreensão das técnicas de leitura e da escrita formal e suas especificidades, e também os ajudam a entender os vários usos desses gêneros na sociedade letrada. Dessa forma, contribuímos para o processo de ensino-aprendizagem da escrita de textos dos aprendizes da EJA, à medida que possibilitamos a vivência de construção de gêneros que fazem parte do seu contexto cultural |
author2 |
Vieira, Giane Bezerra |
author_facet |
Vieira, Giane Bezerra Silva, Fernanda Vicente da |
format |
bachelorThesis |
author |
Silva, Fernanda Vicente da |
author_sort |
Silva, Fernanda Vicente da |
title |
Produção de gêneros textuais na educação de jovens e adultos (EJA): reflexão da experiência vivida no PIBID - Pedagogia - UFRN |
title_short |
Produção de gêneros textuais na educação de jovens e adultos (EJA): reflexão da experiência vivida no PIBID - Pedagogia - UFRN |
title_full |
Produção de gêneros textuais na educação de jovens e adultos (EJA): reflexão da experiência vivida no PIBID - Pedagogia - UFRN |
title_fullStr |
Produção de gêneros textuais na educação de jovens e adultos (EJA): reflexão da experiência vivida no PIBID - Pedagogia - UFRN |
title_full_unstemmed |
Produção de gêneros textuais na educação de jovens e adultos (EJA): reflexão da experiência vivida no PIBID - Pedagogia - UFRN |
title_sort |
produção de gêneros textuais na educação de jovens e adultos (eja): reflexão da experiência vivida no pibid - pedagogia - ufrn |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2017 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42507 |
work_keys_str_mv |
AT silvafernandavicenteda producaodegenerostextuaisnaeducacaodejovenseadultosejareflexaodaexperienciavividanopibidpedagogiaufrn |
_version_ |
1773958072100716544 |