A música na educação infantil: um recurso pedagógico que favorece o desenvolvimento integral das crianças
Este artigo discute e reflete a importância do trabalho com a música na Educação Infantil, favorecendo os processos de ensino e aprendizagem, bem como o desenvolvimento das crianças em várias instâncias (cognitivo, motor, etc.) e na aquisição dos conhecimentos das diversas áreas (eixos do Referencia...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42504 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42504 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-425042021-10-05T14:57:39Z A música na educação infantil: um recurso pedagógico que favorece o desenvolvimento integral das crianças Rodrigues, Jonatas Nunes Souza, Heles Cristina Ferreira de Diniz, Andrea Morais Negreiros, Edilma Vasconcelos Criança Música Educação Infantil Child Music Child education Educação Este artigo discute e reflete a importância do trabalho com a música na Educação Infantil, favorecendo os processos de ensino e aprendizagem, bem como o desenvolvimento das crianças em várias instâncias (cognitivo, motor, etc.) e na aquisição dos conhecimentos das diversas áreas (eixos do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil). Procura destacar como o professor, mediando o processo, pode aliar a música como recurso pedagógico para tornar o ensino e a aprendizagem mais lúdica e eficaz, de acordo com as necessidades intelectuais e físicas das crianças de Educação Infantil, visando seu desenvolvimento integral. Tomamos com referência teórica as ideias de: Ilari e Broock (2013), Bastian (2009), Souza (2009), dentre outros, além de documentos como o Referencial Curricular para Educação Infantil (BRASIL, 1999). Os estudos destacam que é possível trabalhar com a Música na Educação Infantil, envolvendo as artes visuais, o movimento, a linguagem oral e escrita, entre outros campos de experiências. 2016-11-07T22:39:48Z 2021-10-05T14:57:38Z 2016-11-07T22:39:48Z 2021-10-05T14:57:38Z 2016-06-15 bachelorThesis 2012958089 RODRIGUES, Jonatas Nunes. A música na educação infantil: um recurso pedagógico que favorece o desenvolvimento integral das crianças. 2016. 25p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42504 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Criança Música Educação Infantil Child Music Child education Educação |
spellingShingle |
Criança Música Educação Infantil Child Music Child education Educação Rodrigues, Jonatas Nunes A música na educação infantil: um recurso pedagógico que favorece o desenvolvimento integral das crianças |
description |
Este artigo discute e reflete a importância do trabalho com a música na Educação Infantil, favorecendo os processos de ensino e aprendizagem, bem como o desenvolvimento das crianças em várias instâncias (cognitivo, motor, etc.) e na aquisição dos conhecimentos das diversas áreas (eixos do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil). Procura destacar como o professor, mediando o processo, pode aliar a música como recurso pedagógico para tornar o ensino e a aprendizagem mais lúdica e eficaz, de acordo com as necessidades intelectuais e físicas das crianças de Educação Infantil, visando seu desenvolvimento integral. Tomamos com referência teórica as ideias de: Ilari e Broock (2013), Bastian (2009), Souza (2009), dentre outros, além de documentos como o Referencial Curricular para Educação Infantil (BRASIL, 1999). Os estudos destacam que é possível trabalhar com a Música na Educação Infantil, envolvendo as artes visuais, o movimento, a linguagem oral e escrita, entre outros campos de experiências. |
author2 |
Souza, Heles Cristina Ferreira de |
author_facet |
Souza, Heles Cristina Ferreira de Rodrigues, Jonatas Nunes |
format |
bachelorThesis |
author |
Rodrigues, Jonatas Nunes |
author_sort |
Rodrigues, Jonatas Nunes |
title |
A música na educação infantil: um recurso pedagógico que favorece o desenvolvimento integral das crianças |
title_short |
A música na educação infantil: um recurso pedagógico que favorece o desenvolvimento integral das crianças |
title_full |
A música na educação infantil: um recurso pedagógico que favorece o desenvolvimento integral das crianças |
title_fullStr |
A música na educação infantil: um recurso pedagógico que favorece o desenvolvimento integral das crianças |
title_full_unstemmed |
A música na educação infantil: um recurso pedagógico que favorece o desenvolvimento integral das crianças |
title_sort |
música na educação infantil: um recurso pedagógico que favorece o desenvolvimento integral das crianças |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2016 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42504 |
work_keys_str_mv |
AT rodriguesjonatasnunes amusicanaeducacaoinfantilumrecursopedagogicoquefavoreceodesenvolvimentointegraldascriancas AT rodriguesjonatasnunes musicanaeducacaoinfantilumrecursopedagogicoquefavoreceodesenvolvimentointegraldascriancas |
_version_ |
1773966302174511104 |