A música na educação infantil: um recurso pedagógico que favorece o desenvolvimento integral das crianças

Este artigo discute e reflete a importância do trabalho com a música na Educação Infantil, favorecendo os processos de ensino e aprendizagem, bem como o desenvolvimento das crianças em várias instâncias (cognitivo, motor, etc.) e na aquisição dos conhecimentos das diversas áreas (eixos do Referencia...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Rodrigues, Jonatas Nunes
Outros Autores: Souza, Heles Cristina Ferreira de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42504
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42504
record_format dspace
spelling ri-123456789-425042021-10-05T14:57:39Z A música na educação infantil: um recurso pedagógico que favorece o desenvolvimento integral das crianças Rodrigues, Jonatas Nunes Souza, Heles Cristina Ferreira de Diniz, Andrea Morais Negreiros, Edilma Vasconcelos Criança Música Educação Infantil Child Music Child education Educação Este artigo discute e reflete a importância do trabalho com a música na Educação Infantil, favorecendo os processos de ensino e aprendizagem, bem como o desenvolvimento das crianças em várias instâncias (cognitivo, motor, etc.) e na aquisição dos conhecimentos das diversas áreas (eixos do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil). Procura destacar como o professor, mediando o processo, pode aliar a música como recurso pedagógico para tornar o ensino e a aprendizagem mais lúdica e eficaz, de acordo com as necessidades intelectuais e físicas das crianças de Educação Infantil, visando seu desenvolvimento integral. Tomamos com referência teórica as ideias de: Ilari e Broock (2013), Bastian (2009), Souza (2009), dentre outros, além de documentos como o Referencial Curricular para Educação Infantil (BRASIL, 1999). Os estudos destacam que é possível trabalhar com a Música na Educação Infantil, envolvendo as artes visuais, o movimento, a linguagem oral e escrita, entre outros campos de experiências. 2016-11-07T22:39:48Z 2021-10-05T14:57:38Z 2016-11-07T22:39:48Z 2021-10-05T14:57:38Z 2016-06-15 bachelorThesis 2012958089 RODRIGUES, Jonatas Nunes. A música na educação infantil: um recurso pedagógico que favorece o desenvolvimento integral das crianças. 2016. 25p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42504 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Criança
Música
Educação Infantil
Child
Music
Child education
Educação
spellingShingle Criança
Música
Educação Infantil
Child
Music
Child education
Educação
Rodrigues, Jonatas Nunes
A música na educação infantil: um recurso pedagógico que favorece o desenvolvimento integral das crianças
description Este artigo discute e reflete a importância do trabalho com a música na Educação Infantil, favorecendo os processos de ensino e aprendizagem, bem como o desenvolvimento das crianças em várias instâncias (cognitivo, motor, etc.) e na aquisição dos conhecimentos das diversas áreas (eixos do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil). Procura destacar como o professor, mediando o processo, pode aliar a música como recurso pedagógico para tornar o ensino e a aprendizagem mais lúdica e eficaz, de acordo com as necessidades intelectuais e físicas das crianças de Educação Infantil, visando seu desenvolvimento integral. Tomamos com referência teórica as ideias de: Ilari e Broock (2013), Bastian (2009), Souza (2009), dentre outros, além de documentos como o Referencial Curricular para Educação Infantil (BRASIL, 1999). Os estudos destacam que é possível trabalhar com a Música na Educação Infantil, envolvendo as artes visuais, o movimento, a linguagem oral e escrita, entre outros campos de experiências.
author2 Souza, Heles Cristina Ferreira de
author_facet Souza, Heles Cristina Ferreira de
Rodrigues, Jonatas Nunes
format bachelorThesis
author Rodrigues, Jonatas Nunes
author_sort Rodrigues, Jonatas Nunes
title A música na educação infantil: um recurso pedagógico que favorece o desenvolvimento integral das crianças
title_short A música na educação infantil: um recurso pedagógico que favorece o desenvolvimento integral das crianças
title_full A música na educação infantil: um recurso pedagógico que favorece o desenvolvimento integral das crianças
title_fullStr A música na educação infantil: um recurso pedagógico que favorece o desenvolvimento integral das crianças
title_full_unstemmed A música na educação infantil: um recurso pedagógico que favorece o desenvolvimento integral das crianças
title_sort música na educação infantil: um recurso pedagógico que favorece o desenvolvimento integral das crianças
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42504
work_keys_str_mv AT rodriguesjonatasnunes amusicanaeducacaoinfantilumrecursopedagogicoquefavoreceodesenvolvimentointegraldascriancas
AT rodriguesjonatasnunes musicanaeducacaoinfantilumrecursopedagogicoquefavoreceodesenvolvimentointegraldascriancas
_version_ 1773966302174511104