A música na educação infantil: um recurso pedagógico que favorece o desenvolvimento integral das crianças

Este artigo discute e reflete a importância do trabalho com a música na Educação Infantil, favorecendo os processos de ensino e aprendizagem, bem como o desenvolvimento das crianças em várias instâncias (cognitivo, motor, etc.) e na aquisição dos conhecimentos das diversas áreas (eixos do Referencia...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Rodrigues, Jonatas Nunes
Outros Autores: Souza, Heles Cristina Ferreira de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42504
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este artigo discute e reflete a importância do trabalho com a música na Educação Infantil, favorecendo os processos de ensino e aprendizagem, bem como o desenvolvimento das crianças em várias instâncias (cognitivo, motor, etc.) e na aquisição dos conhecimentos das diversas áreas (eixos do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil). Procura destacar como o professor, mediando o processo, pode aliar a música como recurso pedagógico para tornar o ensino e a aprendizagem mais lúdica e eficaz, de acordo com as necessidades intelectuais e físicas das crianças de Educação Infantil, visando seu desenvolvimento integral. Tomamos com referência teórica as ideias de: Ilari e Broock (2013), Bastian (2009), Souza (2009), dentre outros, além de documentos como o Referencial Curricular para Educação Infantil (BRASIL, 1999). Os estudos destacam que é possível trabalhar com a Música na Educação Infantil, envolvendo as artes visuais, o movimento, a linguagem oral e escrita, entre outros campos de experiências.